especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Habitação - 25/01/2010 - 14h29

Marun visita municípios afetados pelas chuvas















Por Redação Pantanal News/Luciana Bomfim

O secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun esteve neste fim de semana, sábado (23) e domingo (24), visitando os três dos municípios mais afetados pelas chuvas que caíram nas últimas semanas: Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Mundo Novo. A visita ao interior de Mato Grosso do Sul teve objetivo de pontuar os estragos que as chuvas fizeram nas moradias destes municípios.

Marun ouviu a população sobre a atual situação de todas as localidades. Se reuniu com prefeitos e autoridades para definir as ações, e como a secretária de habitação pode atuar nestes casos.

“Fomos a estes locais levantar informações e conferir de perto os pontos mais críticos na habitação, para posteriormente podermos traçar planos de ações emergenciais e atender da melhor forma possível esta população que tanto já sofreu nestes últimos dias”, explicou.

Em Ivinhema o secretário visitou a construção de 20 casas do bairro Água Azul. “As moradias que construímos nesta região não foram prejudicadas com os efeitos das chuvas. Em breve vamos fazer a entregas de casas que já estão em fase final da construção”, ressalta Marun que aproveitou a visita para verificar erosões e dimensionar os estragos causados pelas intempéries na região. 

O distrito de Amandina, próximo a Ivinhema, também foi prejudicado pelos efeitos climáticos. Alguns moradores tiveram suas casas invadidas pelas águas e precisaram ser removidos. Para atender esses moradores serão construídas 60 unidades habitacionais no distrito “A nossa prioridade é atender as pessoas que estão nas áreas de risco. Algumas casas na beira do asfalto foram alagadas, porém os moradores não querem ser removidos. Isso muito nos preocupa”, enfatiza Marun .

O secretário de Habitação, juntamente com o prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, visitou o local onde as casas serão construídas. Vistoriaram a planta e discutiram como ficará a disposição de lotes e quadras no projeto do bairro que será erguido no local. 

No município mais atingido, Novo Horizonte do Sul, que recentemente chegou a registrar 300 milímetros de chuva em apenas 4 horas, alguns moradores não querem deixar suas casas e estão vivendo em áreas de risco. Este é o caso do senhor Manoel, morador da zona rural, que tem a estrutura de sua casa comprometida, podendo ser engolida a qualquer momento por uma grande erosão que está no seu quintal.

De acordo com Marun, 11 domicílios visitados, estão com indicativos de reconstrução. “O próximo passo é realizar uma avaliação nos terrenos e detectar se o solo continua ou não cedendo. Só a partir de então poderemos reconstruir as casas afetadas”, completa o secretário. Marun ressalta que estes recursos serão obtidos com investimentos da União e do Estado. Nos próximos dias, técnicos especializados em estudos do solo, devem visitar a região para avaliarem mais detalhadamente os terrenos onde estão as casas prejudicadas. Como parte de ações emergenciais no município, o governo já garantiu a construção de 30 casas em Novo Horizonte do Sul.

A mesma situação se repete em outras residências, cerca de 20 famílias estão ilhadas na zona rural. Em uma das casas, em que a moradora se recusa a abandonar, o secretário mandou que fossem colocadas escoras na porta até que a moradora decida deixá-la.  Segundo Marun, se continuarem as chuvas a casa pode cair. “Mandei que fossem colocadas escoras de eucalipto no batente da porta da sala até que ela saia definitivamente daqui”.

Em Mundo Novo o secretário vistoriou o canteiro de obras e conferiu o andamento da construção das 151 moradias que estão sendo erguidas no local. De acordo com Marun, na região as chuvas não afetaram as casas que estão em andamento.

Marun encerrou suas visitas em Itaquiraí, vistoriando as obras de 133 casas do Residencial Nova Esperança, do projeto “Meu Lar” que estão sendo construídas para substituir as moradias precárias já existentes no mesmo terreno. As casas são feitas de tijolos ecológicos e algumas delas já estão com a alvenaria em fase final.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/05/2017 - 07h35
Reinaldo Azambuja entrega 300 casas em Fátima do Sul nesta quarta
19/01/2017 - 12h31
Parceria para construção de casas deve sair até o fim do mês, diz Reinaldo
10/11/2016 - 05h55
MS é o primeiro estado a receber nova etapa do Minha Casa Minha Vida
17/10/2016 - 12h55
Com investimentos de R$ 35 mi, governador entrega 568 casas
27/09/2016 - 07h55
Reinaldo visita Dourados com o ministro das Cidades para entrega de casas
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.