zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 25/01/2010 - 10h09

Reminiscências de uma infância interiorana




Por Dr. Marco Túlio Murano Garcia

Minha infância foi vivida no interior do nosso Estado, mais precisamente entre Bela Vista, onde moravam meus avós maternos e se concentrava a família da minha mãe e Jardim, onde meus pais residiam naquela época.
E não pensem, nem de brincadeira, porque Bela Vista e Jardim são, até hoje, cidades interioranas e pacatas, que por isso minha infância possa ter sido pouco interessante.
Não tenho dúvidas, até hoje, que o melhor lugar para se passar a infância são cidades menores, mais pacatas, tipicamente interioranas. E nos idos da minha infância essa máxima era ainda mais verdadeira, posto que não existiam vídeo games, televisão, internet, celular e toda essa parafernália de entretenimento ou “aprisionamento da atenção das crianças”, de tal sorte que brincávamos e passávamos o tempo usando nossa imaginação, andando de bicicleta, jogando futebol, bolinha de gude, rodando pião e tomando banho de rio, o que só se podia fazer realmente em cidades menores e sossegadas.
Vivíamos uma gloriosa liberdade, eis que podíamos nos deslocar para todos os lados destas pequenas cidades onde todos se conheciam e zelavam por nós. Tanto que eu, que hoje sou motociclista, digo que realizei minha primeira grande viagem, e foi de bicicleta, entre Jardim e Guia Lopes da Laguna, tendo começado a adquirir, estou certo, naquela aventura, o gosto pelas viagens, que hoje faço de moto. Foi uma grande epopéia rodoviária, com direito a estrada de terra e uma pausa para descanso na travessia do rio Miranda!
Ponto forte das nossas brincadeiras era, sem dúvida, a imaginação. Tudo que a indústria do entretenimento nos oferecia, vez por outra, naquela época, era o cinema. Ah o cinema, que mundo mágico! Saíamos do cinema encenando e representando, em nossas brincadeiras, os temas dos filmes que acabávamos de assistir. Éramos cawboys do velho oeste, piratas, caçadores, o Tarzan, o Zorro e tudo mais que nossa imaginação nos permitia ser!
E por falar em imaginação, uma cidade que sempre me fascinou e me encanta até hoje, por suas peculiaridades, é Porto Murtinho, para onde fui algumas vezes com meu pai, que era juiz de direito em Jardim e também atuava em Porto Murtinho. Uma história riquíssima, marco do progresso do Estado, que entrava pelas águas fartas e mansas do Rio Paraguai, dona de uma arquitetura que incluía até mesmo um castelo; quanta informação para uma criança!
Me marcou muito, pelos relatos que captava das conversas de adultos que ouvia meio sem querer, a última grande enchente que assolou Porto Murtinho antes da construção do dique que hoje protege a cidade das cheias,  lá pelos idos de 78.
Tanto que minha mente infantil repleta de imaginação criou uma viagem virtual que eu teria feito com meu pai, em um helicóptero do exército, para visitar a cidade toda tomada pelas águas da enchente, uma viagem que nunca fiz, de fato, mas que tenho, inexplicavelmente, registrada em minha mente até hoje, com uma riqueza de detalhes que até a mim me impressiona, como se eu a tivesse feito não só em minha imaginação de criança.
Aliás, esta viagem imaginária eu narrei ao Dr. Pedro Palmieri, saudoso advogado de Bela Vista, amigo de meu pai, de meu avô materno e da família, pessoa generosa e atenciosa para comigo, seus filhos, sobrinhos e amigos de seus filhos, que sempre nos levava para passear na fazenda nas margens do Estrela, um ribeirão que divisa o Brasil e o Paraguai e deságua no Apa.
Mas narrei com tanta riqueza de detalhes, do sobrevôo de helicóptero às imagens da cidade submersa, inclusive com um carro suspenso em um elevador desses de troca de óleo do que creio que fosse o único posto de gasolina da cidade, que o Dr. Pedro Palmieri não só acreditou na minha imaginação infantil como, encontrando com meu pai logo a seguir, veio fascinado e empolgado lhe falar sobre a viagem que eu contara que teríamos feito a Porto Murtinho, mencionado o helicóptero e tudo mais, mas com tanto entusiasmo que meu pai disse que não teve coragem de desmentir.
A viagem imaginada não aconteceu, eu só vim a andar de helicóptero muitos anos mais tarde, já adolescente, mas a força da minha imaginação infantil foi tão grande que convenceu ao Dr. Pedro Palmieri e faz com que eu tenha, até hoje, em minha memória e retina, as imagens da tal viagem imaginária, como se realmente eu a tivesse feito, exatamente como eu narrei.

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/05/2017 - 12h16
Projeto prevê salas de amamentação em shoppings, aeroporto e igrejas
26/05/2017 - 11h48
Polícia Militar capturou quatro foragidos da justiça nos últimos dias
26/05/2017 - 10h59
PMA apreende meia tonelada de pescado e aplica R$ 33 mil em multas
26/05/2017 - 10h20
Fim de semana em MS tem eventos gratuitos na capital e no interior
26/05/2017 - 09h25
7º Batalhão da PM fecho o cerco contra assaltos à bancos
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.