zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 25/01/2010 - 10h05

A Unila e vizinhos desconhecidos




Por Bruno Peron

No dia 12 de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei de sua própria autoria em prol da construção da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). A cerimônia ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, Distrito Federal.
O presidente assinou o documento em dezembro de 2007, mas este só foi aprovado dois anos depois pelo Congresso Nacional.
A universidade funcionará provisoriamente em espaço cedido pela usina hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu, cuja cidade fica no estado do Paraná e faz fronteira com Argentina e Paraguai. Zona turística e emblemática do encontro entre países vizinhos. Embora as instalações iniciais sejam temporárias, a Itaipu Binacional doou uma área de quase 40 hectares para a construção da universidade.
A concretização da idéia caminha muito mais rápido que o tempo que levou sua aprovação, uma vez que a previsão de início de turmas é para o segundo semestre de 2010. A previsão é de incorporar dez mil estudantes em cinco anos cuja formação se enquadre dentro de um projeto de integração latino-americana.
Algumas das ofertas de cursos de graduação serão: Sociedade, Estado e Política na América Latina; Relações Internacionais e Integração Regional; Comunicação, Poder e Mídias Digitais; Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Interculturalidade e Integração. Estas propostas interdisciplinares respondem a um contexto de integração e, pela seleção dos temas, é improvável que sejam alvos da modalidade de ensino a distância, que inibe a proximidade e o debate numa sala de aula.
A criação desta instituição de ensino superior é produto de um fôlego secular. O murmúrio da integração não se pode ouvir até que alguém levante o tom da voz.
O cenário é curioso: um livro importado da península Ibérica pode custar mais barato que um similar de país vizinho; há dezenas de canais de televisão por cabo de conteúdo estadunidense nos pacotes ofertados no Brasil, alguns sem dublagem ou legenda, porém nenhum da Argentina, Paraguai ou Venezuela. A proposta de Lula justifica que, nalguns setores do desenvolvimento, a integração aproxima os povos da América Latina.
A UNILA é uma novidade na categoria porque, apesar do financiamento federal brasileiro e da localização do prédio no lado de cá, as aulas serão em espanhol e português, 50% dos professores serão brasileiros e a outra metade provirá dos países da região, 250 professores serão efetivos e outros 250, visitantes.
O reconhecimento das diferenças expande a nossa capacidade de auto-conhecimento e consciência de lugar no mundo. Algum dia a ficha dos nossos governantes teria que cair. Uma ficha que não tivesse inscrito cents, dollars ou euros. Destas já estamos fartos.
O presidente brasileiro atingiu, ao longo das duas gestões, um recorde nacional com a criação de treze universidades federais, o que ultrapassa a cifra anterior alcançada por Juscelino Kubitschek de dez instituições. A educação tem sido tema de destaque nas discussões nacionais.
Lula ainda propôs, para esquentar o tema da integração, um parlamento comum e uma moeda única entre os países da região do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O cenário de crise econômica mundial, desvalorização do dólar e intervenção impudente dos Estados Unidos na América Latina (acordo de uso de bases militares na Colômbia, apoio tácito ao golpe militar em Honduras e envio de tropas militares abundantes em vez de médicos ao Haiti) favorecem estas propostas.
As conquistas no âmbito da educação e da integração são visíveis, embora o Brasil derrube lágrimas do outro olho quando limpa a que caiu do primeiro. Uma conquista costuma encobrir uma mazela na proporção de um para um. O mérito maior do episódio é o de aliar avanços na expansão de universidades públicas a projetos de integração regional. Somos vizinhos que mal nos conhecemos.

Bruno Peron é analista de América Latina e Relações Internacionais.

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
21/07/2017 - 16h10
Mato Grosso do Sul perdeu R$ 2,27 bilhões com violência no trânsito em 2016
21/07/2017 - 16h02
Governo realiza mutirão para migração de rádios AM para FM dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
21/07/2017 - 15h13
Mutirão AM/FM acontece na próxima semana em MT e MS
21/07/2017 - 09h32
Com plantações afetadas pela geada, abobrinha fica 16% mais cara
21/07/2017 - 08h50
Período de saque das contas inativas do FGTS termina em 10 dias
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.