zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 08/01/2010 - 09h17

Eletronuclear diz que Plano de Emergência de Angra não foi afetado




Por Redação Pantanal News/Envolverde/Assessoria

O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, respondeu nesta terça-feira (05/01), ao oficio do procurador da República Lauro Coelho Júnior solicitando informações sobre a operacionalidade do Plano de Emergência Externa das usinas nucleares, diante das chuvas que caíram na região nos últimos dias.

No texto do ofício, o presidente destaca que:

"As usinas Angra1 e Angra2, estão funcionando de forma estável, a 100% de potência, garantindo cerca de 40% do consumo de eletricidade do Estado do Rio de Janeiro.

Até o momento a disponibilidade dos meios e condições para implementar as providências que competem à empresa no Plano de Emergência Externo - PEE da Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto - CNAAA, não foi prejudicada pelas chuvas. Caso isto tivesse acontecido, as usinas já teriam sido desligadas, seguindo procedimentos de segurança de funcionamento estabelecidos pelo próprio PEE.

As usinas nucleares não correm o risco de acidentes naturais decorrentes de escorregamento de encostas porque os critérios de segurança exigidos em torno de uma obra nuclear requerem cuidados muito maiores que os usualmente adotados na construção civil.

A Empresa monitora continuamente as encostas ao redor das usinas através de equipamentos de medição que fornecem dados sobre as movimentações do terreno. Apontados eventuais riscos, obras de reforço são realizadas.

Numa situação de real emergência na Central, o Plano de Emergência Externo da Central Nuclear estabelece, primeiramente, a evacuação preventiva da população residente dentro do raio de 3km de distância das usinas. Numa segunda etapa, a evacuação será feita num raio de 5km. Não existem cenários em que seja requerida a evacuação preventiva de populações além do bairro do Frade, na direção de Angra dos Reis, e da localidade de Praia Vermelha, na direção de Paraty. Essas populações serão acomodadas em locais de abrigagem predefinidos, todos localizados dentro de um raio de 10 a 15 km de distância da Central - o que corresponde às áreas compreendidas entre o bairro da Japuíba, em Angra dos Reis e de Tarituba, em Paraty.

As alegações de que a interrupção total do tráfego no km 477 da BR-101, determinada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, em 2 de janeiro último e suspensa no dia seguinte com a liberação do tráfego em meia pista, impediria a plena execução das ações do PEE da CNAAA não possuem lógica baseada em fundamentos técnicos. Esta obstrução encontra-se fora do raio de 15 km a partir das usinas.

A manutenção das alternativas de escape pela BR-101 na direção do Estado de São Paulo, pela RJ-155 na direção do Vale do Paraíba e fato da zona central e mais populosa de Angra dos Reis distar mais de 15km da CNAAA, não configuram, até o presente, um cenário de obstrução de estradas que impeça a execução total, sem limitação, do PEE.

Este também é o entendimento da Coordenação Geral do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear - SIPRON, órgão do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, responsável pelo PEE da CNAAA, bem como da Defesa Civil Estadual, representada pelos Comandantes do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis e de Paraty.

Em havendo ameaça à manutenção do critério técnico de segurança do público, isto é, obstrução total da rodovia BR-101 por período prolongado dentro da ZPE cujo raio é de 15 km, a Eletronuclear não hesitará em tomar as providências cabíveis, previstas pelo próprio Plano de Emergência, dentre as quais se encontra o processo de desligamento das usinas.

Obs.: O Plano de Emergência Externo da Central Nuclear é elaborado com base na Convenção Internacional de Segurança Nuclear, da qual o Brasil é signatário, e nas regulamentações técnicas internacionais dela decorrentes. Suas práticas em nada diferem dos planos equivalentes adotados nas mais de 300 usinas nucleares PWR do mesmo tipo das de Angra, em operação em todo o mundo, incluindo países como os EUA, França e Japão."

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
21/09/2017 - 12h44
Dia da Árvore tem plantio e coral do Rede Solidária na Sedhast
21/09/2017 - 08h23
Campo Grande recebe primavera colorida pelos tarumãs e jacarandás
14/09/2017 - 05h50
Incêndio florestal que durou 10h consumiu pelo menos mil hectares
08/09/2017 - 07h45
Em uma semana, setembro já é o 3º mês com mais queimadas no ano
 
Últimas notícias do site
22/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
22/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
22/09/2017 - 13h11
PMA apreende redes e liberta peixes dos petrechos ilegais
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.