zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 07/01/2010 - 08h57

Santa Isabel/Sítio São Tomé




Por Hiram reis e Silva

“Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”. (Henry Ford)

Em 29 de dezembro de 1.956 pelo desmembramento determinado pela Lei Estadual nº 117, é criado o Município de Santa Isabel do Rio Negro, com sede na vila antigamente chamada Ilha Grande.

Depois do aniversário da cidade (29 de dezembro), conseguimos contatar as autoridades municipais. O Secretário de Educação, Aloísio Oliveira dos Santos, e a Prefeita Eliete da Cunha Beleza nos receberam com muita cortesia e concederam entrevistas que reproduziremos oportunamente. A dinâmica administração do município contrasta com a estagnação e a falta de empreendimentos de São Gabriel da Cachoeira.

Através da prefeita ficamos conhecendo o vídeoreporter Regiandro Albuquerque Góes da Rede Amazônica de TV. O Régis, como é conhecido, serviu na então 1ª Companhia de Engenharia de Construção do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1ª Cia E Cnst/1º Btl Eng Cnst) e é eternamente agradecido ao então Tenente Quintana da 1ª Seção da 1ª Cia E Cnst que o iniciou nos segredos da informática. Hoje, graças a esses passos iniciais, ele é um repórter criativo e capaz de, sozinho, redigir belos textos como roteirista, gravar imagens de vídeo, colocar sua voz pausada e de perfeita dicção e editar, enfim, vídeoreportagens de alta qualidade. O Régis tem tentado contatar seu antigo mestre e repassamos seu e-mail para que isso se torne possível: rederegis@yahoo.com ou rederegis5@hotmail.com.

No nosso primeiro dia em Santa Isabel eu havia assistido extasiado uma reportagem dele sobre a exploração da piaçaba. O roteiro desta fantástica reportagem será reproduzido na íntegra em outro artigo.

- Partida para São Tomé

Com o apoio de nossos amigos da Polícia Militar do Estado do Amazonas transportamos o material para as embarcações que tinham permanecido junto a um posto flutuante no rio. O primeiro lance de oito quilômetros ocorreu sem maiores alterações, com a já conhecida taciturna e muda alvorada do Negro. Na segunda parada, na pequena Comunidade de Serrinha, encontramos alguns moradores descendentes dos Bares, que, em sua maioria, já procuraram migrar espontaneamente para a sede do município, em busca de uma melhor qualidade de vida. O Senhor Dani acabara de pescar duas piraíbas de bom tamanho com o seu espinhel.

Mostrei ao Teixeira aonde eles deveriam me aguardar: Vila Espírito Santo. Cheguei ao local na hora marcada e não encontrei minha equipe de apoio. Aguardei quinze minutos e decidi continuar a descida, sempre pelo canal, na rota da Companhia de Embarcações do CMA. Em uma de minhas fotografias aéreas havia um local conhecido, o sítio São Tomé. Quando visitamos a Prefeita Eliete, conhecemos o Vereador Tami, que havia nos colocado o sítio à disposição. Com a expectativa de ter de ficar sem alimento, todo ele no barco de apoio, resolvi rumar para São Tomé.

O Sítio estava abandonado; o caseiro certamente viajara para passar o final de ano com familiares. Uma mangueira secular, de cujos galhos caiam de vez em quando mangas maduras bicadas pelos japiins, ali estava, imponente. Percorrendo o local, colhi goiabas, cocos, cajus e, enfim, uma infinidade de frutas prontas para serem degustadas por um esfaimado navegador.

Depois de saciar a fome, descarregar o caiaque e transportá-lo para o alto do barranco, fui tomar um revigorante banho. As águas me revitalizavam e eu sentia uma energia fluir pelos meus poros até os músculos cansados da forçada jornada, quando avistei a equipe de apoio, que apareceu a poucas centenas de metros à minha frente.

O silencio do Negro aqui era quebrado pelas inúmeras espécies de aves que competiam em busca do alimento fácil. Era bom ouvir novamente o canto dos pássaros e observar seus vôos rasantes. Dormimos no amplo avarandado da casa. O sono foi interrompido diversas vezes pelo canto dos galos que pareciam estar com o fuso horário ajustado pelo horário da região nordeste.

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva
Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)
Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)
Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

 

 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.