TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Forças Armadas - 06/01/2010 - 09h45

Haiti: Engenharia do Exército faz promoção oficial, intensifica o plantio de mudas, apóia a engenharia e realiza festas de final de ano




2º Sgt Arthur Carlos Silva de Azevedo, 3º Sgt Rodrigo Elu Branco, Cb Claudio Augusto Pinto Camargo Acervo BRAENGCOY










Por Redação Pantanal News/Com Soc Cia E F Paz Haiti

A Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti - BRAENGCOY realizou no mês de dezembro, a construção da escola  École Mixte Communautaire de Fejeat  no Haiti. A escola comunitária, originalmente feita com cantoneiras de madeira, atende a duzentas crianças da região de Artibonite e Mirebalais, a 45 quilômetros da capital Porto Príncipe. A Escola e uma igreja anexa foram totalmente reconstruídas e vão proporcionar melhores condições para a população local.
Durante 12 dias, cerca de 40 militares e 14 civis haitianos voluntários trabalharam dia e noite para a conclusão da obra. A nova edificação tem cerca de 250 metros quadrados de construção com 4 salas de aula, uma sala para a administração/biblioteca e um salão grande que abriga a igreja local, todas com piso em revestimento cerâmico. As quatro salas de aula, com a capacidade total para 198 estudantes, são dotadas de carteiras escolares confeccionadas pelos carpinteiros e serralheiros da BRAENGCOY. A igreja, anexa ao prédio da Escola, tem um sistema de carteiras escolares que permite rebater para bancos de igreja, o que possibilita a utilização do local também para o ensino. A capacidade da igreja é de 80 adultos ou 108 crianças, na versão ensino. Na área externa foi feito o preparo de um campo de futebol e montado um parquinho. Todo material empregado na construção foi doado pelos militares e pelo governo brasileiro e todo o trabalho foi voluntário.
Em cerimônia simples, no dia 19 de dezembro, o coronel Sapper, Comandante da BRAENGCOY, juntamente com a direção da escola inaugurou as novas instalações. Após a solenidade, onde foram cantados os hinos do Haiti e do Brasil, houve a entrega da doação de 560 livros didáticos e material escolar. Em seguida, as crianças receberam presentes de natal e foi servido lanche à comunidade. Vale salientar que a maioria das crianças nunca tinha recebido um brinquedo novo. O objetivo da Companhia foi o de contribuir para melhorar as condições e desenvolver a base da educação infantil no Haiti.

Promoção de Oficial


No dia 30 de dezembro, a BRAENGCOY realizou uma formatura geral para comemorar a promoção de Ofi  cial. Foi promovido ao posto de 1º Tenente, o 2º Tenente de Engenharia João Maurício Dias Lopes Valdetaro.

Braengcoy Intensifica O Plantio de Mudas

A  arborização exerce papel vital nos centros urbanos por suas múltiplas funções. As árvores atuam diretamente no clima, na qualidade do ar, no nível de ruídos e na paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente das cidades. Dentro deste pensamento, a Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti (BRAENGCOY) realizou, durante a estada do 9º Contingente, a arborização de suas áreas visando melhorar a qualidade de vida dos integrantes da Companhia e deixar um legado ambiental para o povo haitiano. Foi realizado, até o mês de dezembro, o plantio de 450 mudas no perímetro da Cia, no qual podemos destacar os seguintes locais: área interna da Cia, jardins dos refeitórios, hotel de trânsito, frente do pavilhão de comando, pátio de formatura e nas proximidades dos contêineres. Das espécies plantadas podem ser citadas: Pau-Brasil, Ipê, Parreira Jambeiro, Flamboyant e Cedro, trazidas do Brasil; mudas de mangueiras doadas por haitianos e plantas ornamentais adquiridas na República Dominicana. O plantio está sendo realizado por integrantes da BRAENGCOY e civis haitianos todos voluntários.

Apoio de Engenharia

A BRAENGCOY continua realizando trabalhos de engenharia em apoio às Unidades e Seções da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti - MINUSTAH. No mês de dezembro destacaram-se os seguintes serviços: apoio à Companhia do Peru no patrulhamento do Lago Azuei, preparação das novas Bases da FPU (FPU JORDAN) e Batalhão da Jordânia (JORBATT); transporte de contêineres para o Batalhão do Nepal (NEPBATT 1) de Porto Príncipe para Mirebalais; limpeza, nivelamento e compactação da estrada de acesso à Base da FPU Paquistão; apoio na missão de reconhecimento executada pelo Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABATT) na Ilha de La Gonâve com botes e pilotos; apoio de caminhão guindaste para movimentação de geradores na Base Peruana da cidade de Belladere; e realização do transporte de 600 pneus usados, para projeto de conservação de solo, do Depósito de Material da MINUSTAH (Log Yard) para Morne Cabrit, a 20 km de Porto Príncipe.

Festividades de Final de Ano

Os militares da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti participaram da festa de natal e comemoraram a chegada do ano novo no pátio de formatura da Cia Com o objetivo de minimizar a distância de suas famílias, os militares desfrutaram de uma farta ceia em um ambiente de total confraternização.

Natal em Kenscoff

No dia 25 de dezembro, um grupo de voluntários da BRAENGCOY organizou a Festa de Natal para as crianças do orfanato Blessing Hands no distrito de Kenscoff. Foram distribuídos presentes para as crianças assistidas pela instituição e para os moradores locais. A festa contou, ainda, com a presença do Papai Noel e de um palhaço que foram os responsáveis pela animação do evento. Este é o último Natal do orfanato Blessing Hands no distrito de Kenscoff, pois foi adquirido um terreno no distrito de Croix-des-Bouquets próximo à capital Porto Príncipe. A BRAENGCOY iniciou, no mês de dezembro, a construção de uma nova sede própria para o acolhimento dos assistidos. A compra do terreno e a construção da sede foram viabilizadas pelas doações dos integrantes da Companhia.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
07/12/2017 - 10h30
Comando do 6° Distrito Naval comemora o Dia do Marinheiro
27/11/2017 - 09h01
Marinha, Exército e Força Aérea realizam Operação Ágata
20/11/2017 - 11h53
Ocupantes de submarino argentino estão vivos, acredita Marinha
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
16/11/2017 - 16h40
6º Distrito Naval terá cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira
 
Últimas notícias do site
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
12/12/2017 - 14h30
Produção de grãos em MS cresce 40%, alta acima da média nacional
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.