zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eleições 2008 - 01/10/2008 - 14h52

Desenvolvimento e habitação são principais propostas para São Caetano do Sul, maior IDH do país




Por Bruno Bocchini, da Agência Brasil

Apoio à atividade econômica ecologicamente sustentável, investimento na especialização do município, como pólo de comércio e de serviços, e ataque aos problemas de habitação - essas são as principais propostas dos três candidatos à prefeitura de São Caetano do Sul, no Grande ABC paulista, cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

José Auricchio Júnior (PTB), atual prefeito e candidato à reeleição, destacou o problema da habitação em suas propostas; Jayme Tortorello (PT) disse que pretende investir no desenvolvimento de um pólo de comércio e serviços na cidade; e Horácio Neto (P-SOL) tem sua preocupação principal voltada para o desenvolvimento sustentável.

Ouvido pela Agência Brasil, o pesquisador da região do ABC e urbanista João Carlos de Moraes, refletiu sobre os principais problemas da cidade, apontados pelos candidatos.

“O que nós percebemos é que, a partir do momento em que você anda nas ruas de São Caetano do Sul, principalmente nos bairros periféricos, você percebe que existe uma quantidade significativa de habitações subnormais, de cortiços, habitações mais simples. Não existe ainda uma política habitacional definitiva, que atenda principalmente essa população de baixa renda”, avaliou  o pesquisador.

A preocupação de Moraes, que desde 1986 estuda o desenvolvimento das cidades do ABC paulista, encontra guarida nas propostas de governo do atual prefeito José Auricchio Júnior.

“A questão da habitação, financiada em condições realmente acessíveis, será minha prioridade nos próximos quatro anos, assim como a ampliação dos avanços já conquistados na área social. Porque acredito na necessidade urgente de definir políticas públicas, cada vez mais consistentes, voltadas à população de baixa renda”, defendeu o candidato.

O urbanista apontou também um desequilíbrio entre as ações de desenvolvimento do município, realizadas pelas administrações municipais, e a sustentabilidade ambiental.  “Em relação à questão do meio ambiente, existe uma defasagem em relação aos índices que são estabelecidos pela ONU [Organização das Nações Unidas] e aquilo que a cidade oferece do ponto de vista de estoques de áreas verdes”, disse.

O aspecto levantado pelo pesquisador é um dos que mais terá atenção do candidato do P-SOL no município, Horácio Neto. O tema é destaque de seu plano de governo.

“A população sulsancaetanense quer trilhar o caminho do incremento à atividade econômica ecologicamente sustentável, com esforços concentrados no apoio ao cooperativismo e à pequena empresa, visando geração de mais empregos e renda no município. O povo quer uma política ambiental séria, que preserve e amplie as poucas áreas verdes que ainda possuímos, e combata a poluição atmosférica”, ressaltou o candidato.

O pesquisador Moraes analisou ainda que a organização do município passa por um processo de transição entre uma antiga estrutura, assentada nas indústrias, e um novo momento, de destaque para os serviços e tecnologia de ponta.

“Hoje, você tem um processo de reestruturação produtiva. O Grande ABC passa por uma série de mudanças, principalmente a partir das mudanças tecnológicas que ocorreram quando do processo de globalização. E São Caetano do Sul sofreu todas essas influências”, afirmou Moraes.

A análise do pesquisador está de acordo com uma das principais propostas do candidato do PT ao município, Jayme Tortorello.

“Pretendemos investir na especialização estratégica da cidade de São Caetano do Sul como pólo de comércio e de serviços da região do grande ABC e de parte da cidade de São Paulo. O que propomos é que, a partir de uma ação decidida do poder público municipal, que incentive através de instrumentos urbanísticos e fiscais a instalação de um “mix” diversificado de comércio e de serviços, que possa garantir a São Caetano do Sul a condição de pólo metropolitano”, destacou o candidato.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
05/03/2009 - 09h30
Presidente do TRE acompanha sorteio do horário eleitoral em corguinho (MS)
02/03/2009 - 07h22
Mulher de prefeito cassado é eleita em Patu, no Rio Grande do Norte
02/03/2009 - 07h15
Municípios maranhenses começam apuração para saber quem será novos prefeitos e vice
27/02/2009 - 07h50
Tropas federais vão garantir eleições em duas cidades maranhenses
24/02/2009 - 07h28
Eleição de Dalton é compromisso do PMDB, declara Moka
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.