especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 02/12/2009 - 14h41

"Ciberdependência" ataca jovens e adolescentes em Mato Grosso






Ciberdependência ou vício de internet - Em artigo publicado em março, no "American Journal of Psychiatry", o psiquiatra da Universidade de Ciências e Saúde de Oregon, em Portland, Jerald Block, diz que os sintomas do vício por uso excessivo de internet são associados à perda da noção do tempo, à negligência de impulsos básicos e aos sentimentos de irritação, tensão ou depressão caso o computador esteja inacessível.
Por Redação Pantanal News/24 Horas News

A ciberdependência, tipo de doença que ataca especialmente jovens e adolescentes, já causa preocupação em Mato Grosso. O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), apresentou uma indicação para a Secretaria Estadual de Educação solicitando Campanha Informativa, na rede de ensino pública e privada do Estado de Mato Grosso alertando sobre o problema, que em muitos países já é tratado como uma “patologia social”, inclusive com a existência de centros de reabilitação para viciados em videogames. A indicação do político pretende evitar à compulsão diante de um computador conectado a internet.
Ainda não há estatísticas exatas em Mato Grosso sobre a “ciberdependência”, porém, é cada vez maior os espaços ocupados por cafés e lan-houses, sempre lotadas de pessoas e especialmente jovens em sala de jogos.  Outra boa indicação de que é preciso fazer algo está na informação de que o Brasil é o país líder no mundo em tempo de conexão. Para muitos, a inclusão social passou dos limites.  De ferramenta libertadora, para muitos a internet se tornou instrumento de controle e refúgio.
“Acabei com a minha vida. Perdi meu marido, minha casa é uma bagunça, fui mal na faculdade e tudo por causa da internet. Fico violenta e irritada, parei de fazer comida, não vou ao banheiro, nem água bebo. Preciso de ajuda. Sinto tontura, tenho vômitos e tremedeiras” – diz D. em e-mail enviado ao psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do ambulatório de dependência de internet do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), um dos poucos centros do país a tratar desse distúrbio.
Uma pesquisa divulgada recentemente durante a realização de um Congresso Mundial de Psicoterapia aponta cada vez mais pessoas buscando ajuda para o tratamento das dependências tecnológicas recentes, como a internet, vídeo game, celulares, etc.  Em bares e restaurantes, por exemplo, é comum verificar que jovens deixam a conversa de lado, o convívio social, para ficarem  manipulando seus celulares. Essa situação ocorre devido a vários aspectos psicológicos tais como baixa auto-estima, depressão, fobias sociais, dentre outros;  e mesmo sociais, notabilizadas pela solidão, isolamento e o estilo de vida nos grandes centros urbanos.
A dependência da internet, ou “ciberdependência”, manifesta-se como uma inabilidade do indivíduo em controlar o uso e o envolvimento crescente com a Internet e com os assuntos afins, que por sua vez conduzem a uma perda progressiva de controle e aumento do desconforto emocional.
O jogo na internet é um apêndice relacionado à dependência de web. Jogadores compulsivos passam mais de 30 horas seguidas em frente ao computador diante de desafios e objetivos que tornam o jogo praticamente sem fim. Em muitos casos, jogos são projetados para manter a atenção ininterruptamente com recompensas a conta-gotas. A cada fase, são novos “poderes” para os personagens e revelações sobre a sequência da história, quase sempre num mundo de seres virtuais com forças sobrenaturais. Consequência inevitável do excesso é o esgotamento físico e mental.
Além disso, os dependentes usam a rede como ferramenta social e de comunicação, pois têm uma experiência maior de prazer e de satisfação quando está on-line, podendo este ser um fator produtor para a dependência.
O que diferencia um indivíduo dependente do não dependente é que este entra na internet, realiza a atividade e sai. O dependente cria um mundo virtual para ter experiências de vida. Alguns fatores são predisponentes ao uso abusivo da internet. Desconforto emocional, depressão, problemas nas relações interpessoais, bipolaridade, autoestima e confiança rebaixadas, timidez, falta de proatividade.
“Uma campanha informativa e esclarecedora será muito bem vinda nas escolas onde o publico alvo atingido é o que mais faz uso de tal tecnologia. O conhecimento sobre determinado tema e suas complicações nos obriga a procurar meios de diminuir ou sanar seus efeitos”, disse o deputado.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
18/01/2018 - 10h35
Carnaval de Corumbá: inscrições para concurso de fantasias seguem até 31 de janeiro
18/01/2018 - 09h13
Após Exército, Marinha também entra na luta contra o Aedes aegypti em Corumbá
18/01/2018 - 08h35
PMA prender caçador com armas e munições
18/01/2018 - 08h05
CCZ faz no domingo ação para adoção de gatos e cães resgatados na Capital
18/01/2018 - 07h52
PMA captura tamanduá-mirim em rua de bairro da Capital
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.