zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eleições 2008 - 26/09/2008 - 06h05

Em Porto Velho, todos prometem construir primeiro hospital municipal




Por Amanda Mota, cda Agência Brasil

Os 253.333 eleitores de Porto Velho irão às urnas no dia 5 de outubro para escolher quem será o prefeito da cidade pelos próximos quatro anos. De acordo com a Justiça Eleitoral de Rondônia, em 2008 existem quase 14 mil eleitores a mais em comparação à última eleição municipal, em 2004.

 

Sete candidatos concorrem ao pleito de 2008 na capital de Rondônia. Eles são o professor universitário Adilson Siqueira, do P-SOL; o médico Alexandre Brito da Silva, do PTC; o ex-vereador David Chiquilito Erse, do PCdoB; Hamilton Casara, que é do PSDB e ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama); o deputado federal Lindomar Alves, o Garom (PV); o médico Mauro Nazif, do PSB e que concorre pela segunda vez ao cargo de chefe do executivo municipal dessa cidade; e o prefeito Roberto Sobrinho, candidato do PT à reeleição.

De forma geral, todos os candidatos prometem a construção do primeiro hospital municipal para a capital e de terminais de integração, a urbanização das vias públicas e também avanços na rede de saneamento básico, que é bastante precária em Porto Velho (menos de 5% da cidade tem rede de esgoto).

 

Para o taxista Alexandre Nunes, os principais problemas de Porto Velho estão na precariedade do sistema de saneamento básico e na falta de investimentos em saúde. "Os piores problemas da cidade são saúde e saneamento básico. A cidade está feia, tem muito barro e lama na cidade. O hospital também não dá mais conta de toda procura que recebe", relatou o morador do município.

 

Na avaliação do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas de Rondônia, Salatiel Rodrigues, as melhorias para o setor produtivo e em infra-estrutura municipal são os grandes desafios para a próxima administração municipal. Em toda cidade, a organização representa quase 16 mil trabalhadores, que atuam em ramos diversificados, como saúde, educação e no setor agropecuário.

"Além da infra-estrutura, que inclui saneamento básico e sinalização, a prefeitura tem que estimular o setor produtivo. Esses devem ser os principais objetivos da futura administração local", destacou Salatiel Rodrigues.

Nas eleições municipais pela prefeitura de Porto Velho deste ano, todos os candidatos estão com suas candidaturas regularizadas junto ao Tribunal Regional Eleitoral, apesar de três deles estarem envolvidos em situações irregulares perante a Justiça. Alexandre Brito responde atualmente a uma ação penal por homicídio culposo e lesão corporal; Hamilton Casara atualmente é réu em um processo por improbidade administrativa; e Lindomar Barbosa é acusado de ter contratado funcionários e omitir seus nomes da folha de pagamento, burlando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a Previdência.

Apesar dessas situações, o TRE tem procurado estimular o voto consciente e as denúncias de crimes eleitorais em Porto Velho. Para tanto, já distribuiu quase cinco mil cartilhas do eleitor e formou na capital mais de 100 estudantes de ensino médio da rede pública em cursos para atuarem como fiscais voluntários das condutas praticadas pelos candidatos durante o período eleitoral. Trata-se de um projeto chamado Patrulha Eleitoral. O coordenador do projeto, Péricles Queiroz, explicou que o objetivo é promover o voto consciente, por meio da multiplicação dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes.

"Queremos formar eleitores mais conscientes de seu papel como cidadão e como eleitor que fiscaliza e sabe escolher em quem votar. Eles podem saber, a partir de uma propaganda irregular, por exemplo, diferenciar quais os candidatos que não se constituem em boas opções de voto. A idéia é formar um eleitor do futuro, que pense no melhor para ele e para todos que convivem com ele", declarou.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital de Rondônia possui quase 370 mil habitantes e área superior a 34 mil quilômetros quadrados. O município é maior que os estados de Sergipe e Alagoas e é a terceira maior capital da região Norte, ficando atrás apenas de Manaus e Belém. A cidade, fundada em 1981, cresceu das instalações ferroviárias da estrada de ferro Madeira-Mamoré, através da exploração de borracha e posteriormente de cassiterita e de ouro.

Apesar do crescimento populacional evidente nos últimos anos, o município ainda mantém características de uma cidade pequena e que não caminha no mesmo ritmo que as necessidades dessa crescente população. Prova disso são as diversas ruas ainda não asfaltadas, mesmo nas áreas centrais da cidade; a insuficiência de ônibus no transporte coletivo e a presença de um único hospital público para atender aos casos de média e alta complexidade da saúde na cidade.

Porto Velho ainda enfrenta outros problemas, como o aumento do número de armas, que chegam à cidade de forma irregular, aliado à falta de segurança para moradores de diversos bairros da cidade. Ainda assim, a construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, em Porto Velho, tem contribuído para mudanças na cidade, atraindo profissionais para trabalhar nessa obra e aumentando a oferta de empregos para a população local. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, Rondônia foi o estado da região Norte que gerou mais empregos novos em agosto.


Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
05/03/2009 - 09h30
Presidente do TRE acompanha sorteio do horário eleitoral em corguinho (MS)
02/03/2009 - 07h22
Mulher de prefeito cassado é eleita em Patu, no Rio Grande do Norte
02/03/2009 - 07h15
Municípios maranhenses começam apuração para saber quem será novos prefeitos e vice
27/02/2009 - 07h50
Tropas federais vão garantir eleições em duas cidades maranhenses
24/02/2009 - 07h28
Eleição de Dalton é compromisso do PMDB, declara Moka
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.