TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cinema - 26/10/2009 - 13h53

Dia Internacional da Animação é comemorado no Cine Brasil




Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Campo Grande (MS) - Animações nacionais, internacionais e infantis compõe a mostra “Dia Internacional da Animação (DIA)” que será exibida de 27 a 29 de outubro na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. As exibições fazem parte do projeto Cine Brasil, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que disponibiliza ao público filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem na última semana do mês, com entrada gratuita, sempre às 18h30.

Na terça-feira (27) será exibida a Mostra Infantil, na quarta-feira (28) é a vez da Mostra Oficial – Curtas Brasileiros e Estrangeiros, que será exibida simultaneamente em todas as cidades às 19h30min (Horário de Brasília) em comemoração ao Dia Internacional da Animação (DIA) e na quinta-feira (29) será reapresentada a Mostra Nacional e Internacional.

Em 28 de Outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2009 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 30 países.

No Brasil, o “Dia Internacional da Animação” é comemorado através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas e organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação ABCA, filiada à ASIFA, e seus membros espalhados por todo Brasil. Em 2009, na sexta edição da mostra em nível nacional e oitava mundial, o Dia Internacional da Animação é realizado em mais de 300 cidades brasileiras em todos os estados. É o maior evento simultâneo do gênero a ser realizado no país contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 ou no Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelo telefone 3316-9166.

Mostra infantil - Classificação Livre

Casinha de Cupim

Dir. Horácio Baynes Young Jr. Desenho Animado 2D - 2min13seg – 2008 – Produção: MULTIRIO - Rio de Janeiro - RJ

Sinopse: Uma menina faz uma viagem encantada dentro do seu livro infantil. Nessa aventura, ela não está só. Adaptação livre da cantiga de roda popular. 
 

A Bruxinha Lili

Dir. Leonardo Copello. Aquarela sobre papel - 5min43seg – 2008 – Salvador – BA

Sinopse: Era uma vez uma bruxinha muito, muuuuito, mas muuuuuuuuuuuito curiosa mesmo! Como é o nome dela? Lili! Uma criança feliz, encantada com a vida e ávida por descobrir os “porquês” de tudo. Assim, Lili sai por aí perguntando “como saímos da barriga da mamãe? ’” e outras pequenas dúvidas como esta até que surge uma questão que norteia o resto da história: Quem acende a luz da lua?

A Bruxinha Lili é um desenho animado totalmente produzido usando a técnica da aquarela aliada aos mais modernos recursos tecnológicos e justamente essa junção entre linguagem plástica, da tinta espalhada com precisão sobre o papel, e efeitos apenas possíveis com o uso do computador é o que torna-se evidente na tela e o que garante a atmosfera mágica da história.

Sapo Xulé – Bem Me Quer

Dir. Paulo José, Tradicional – 2min05seg – 2007 – São Paulo – SP.

Sinopse: após ler o livro “Como conquistar seu sapo”, Sapita sai em busca do Sapo Xulé e usa a indiferença como método de conquista. Quando o ouvi dizendo “bem me quer, mal me quer”, Sapita entra em júbilo pensando que ele a ama. Até que percebe que ele está falando de seu tênis, que tanto ama! Sapita fica furiosa. 

Encontro em Marte 

Dir. 30 alunos de 1ª e 2ª série (Núcleo Animazul Instituto Marlin Azul), Stop Motion, Pixilation e Recorte - 2min – 2008 – Vitória – ES.

Sinopse: um garotinho, que como brincadeira decide construir um foguete. Dentro de sua imaginação ele viaja até Marte, e ao chegar se depara com um E.T. Ambos se assustam e voltam correndo aos braços de suas mães. 

Rose Dollz – Hora do Show

Dir. Rodrigo Santos - Cartoon 3D - 03min20seg – 2008 – São Paulo.

Sinopse: Rose tenta comparecer ao show de sua banda favorita. 

Para Chegar Até a Lua 

Dir. José Guillermo Landi Hiertz - 3D - 10' – 35mm – 2005 - São Paulo/ SP.

Sinopse: Como será viver tão sozinho a ponto de nem sequer saber o que é solidão? Assim vive Jaime, uma mosca-das-frutas. Ao nascerem, elas possuem apenas um dia e um único propósito de sobreviver, acasalar e morrer. Porém, Jaime nasce atrasado em relação aos seus irmãos e irmãs e perde o ciclo de vida ao qual fora destinado. Agora, com menos de um dia de vida, Jaime inicia sua curta jornada pelo mundo, buscando algo que dê sentido à sua existência. 

Como pode viver o peixe 

Dir. Frata Soares. Desenho Animado 2D - 2min53seg – 2008 – Produção: MULTIRIO - Rio de Janeiro–RJ.

Sinopse: A história de um menino que aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo. Adaptação da cantiga de roda popular “Como Pode Viver o Peixe”.

Calango

Dir. Ale Camargo - 3D - 8min – 2007.

Sinopse: Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição... mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina. Ação, humor e uma perseguição desenfreada numa animação 3D bem brasileira... 

O Quarto do Jobi – O quarto Escuro - Dir. Andrés Lieban

2D Digital – 1min06seg – 2008/2009 – Rio de Janeiro- RJ.

Sinopse: Como qualquer criança de sua idade, Jobi adora chegar em casa e fechar a porta do seu quarto. Afinal, qual é o menino de 9 anos que não curte esse primeiro gostinho de privacidade? O que descobrirmos ao espiar Jobi é que, dentro do quarto, ele e seu melhor amigo o sapo Oscar, encontram um atalho para o mundo.

Interrogação

Dir. Marcio Luis Gatica. Digital 3D - 04min47seg – 2007 – São Paulo – SP

Sinopse: Brincando com um jogo didático, três criançinhas começam a descobrir o maravilhoso mundo de criar palavras usando as vogais. Nessa brincadeira começam a imaginar como seria as vogais se elas tivessem vida. Como nascera o ‘SRA’? O que acontecerá se o ‘SRA’ encontrasse o ‘SRO’? Nessa divertida historinha as perguntas virão... e as respostas também.

Se Esta Rua... 

Dir. Sandro Lopes dos Santos. 2D  - 2min52seg – 2008 – Produção: MULTIRIO - Rio de Janeiro – RJ.

Sinopse: Menino se sente rejeitado com a chegada de sua pequena irmã. Mas depois de um acontecimento, sua mãe demonstra que o ama tanto quanto sua irmãzinha. Adaptação da cantiga tradicional infantil “Nesta Rua”.

O Dia da Caça 

Lápis sobre papel e 2D – Digital – 1min20seg. Dir. Daniel Boccato – 2005 – Campinas-SP.

Sinopse: “Um dia é da caça, o outro do caçador". Esta é a história do dia em que a caça leva a melhor. 

Jardim das Cores 

Dir. Guilherme Reis. Desenho animado e computação gráfica 2D  - 8min – 2008 – Belo Horizonte – MG.

Sinopse: Uma brincadeira de lápis e papel. 

Caquinhas – Bolinhas

Dir. César Cabral. Stop Motion - 01’30’’ – Digital – 2003 - Santo André – SP.

Sinopse: Uma Caquinha solitária é repentinamente incomodada por estranhas Bolinhas.

Mostra nacional – Classificação 16 anos

A Princesa e o Violinista

Dir. Guto Bozzetti 

Recorte / 2D - 10min30seg – 2008 – Porto Alegre-RS.

Sinopse: Trata-se de uma fábula sobre o surgimento da tristeza. Pelos olhos de uma menina, descobrimos uma bela história, enquanto ela tenta entender o que sua mãe está sentindo.

Queda Livre

Dir. Marcelo Vidal/Renan de Moraes. 3D – 1min10seg – 2009 – Rio de Janeiro – RJ.

Sinopse: Terror e pânico. Plínio um desengonçado Quati, salta de pára-quedas em uma frenética queda livre.

Papercut

Dir. Pedro Eboli - Tradicional 2D - 4min13segs – 2008 – São Paulo – SP.

Sinopse: A vida no escritório pode acabar com você. Ainda mais quando um pequeno corte de papel transforma a vida do nosso herói numa caçada surreal. Agora, é todo o escritório contra um, numa luta pela vida e por sua própria identidade. Uma animação de humor e realismo fantástico feita por alguém que nunca agüentou a vida num cubículo. 

O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar

Dir. William Paiva e Leo D. 2D - 11min – 2007 – Olinda – PE.

Sinopse: Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem a terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem. 

Silêncio e Sombras

Dir. Murilo Hauser. 3D - 8min33seg – 2008 – Curitiba – PR.

Sinopse: Quem cavalga tão tarde pela noite e pelo vento? 

O Anão que virou Gigante

Dir. Marão. 2D tradicional (lápis no papel) - 10min – 2008 – Rio de Janeiro- RJ.

Sinopse: A improvável – todavia autêntica – história do anão que virou gigante. 

Linhas e Espirais

Dir. Diego Akel. Pintura digital - 2min16seg – 2009 – Fortaleza – CE.

Sinopse: Sentimentos e expressões misturam-se numa harmonia conflitante, em forma de pintura animada.

Dossiê Rê Bordosa

Dir. César Cabral. Stop Motion - 16min – 2008 – Santo André – SP.

Sinopse: Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime.

Mostra Internacional - Classificação 16 anos

Animal Instinct 

Dir. Cameron Edser, Michael Richards. Australia, 2007, 4”07’, 3D. 

Sinopse: A batalha entre uma vaca e uma ovelha pela supremacia do pátio da fazenda, nesta embalada comédia de ação de proporções épicas.

Multfilm 

Dir. Andrei Bakhurin. Rússia, 2007, 03”32’, animação computadorizada. 

Sinopse: Um flashmob em que os animadores de dezoito anos tomam conta. A música é escrita e executada por The Opa Novy God Band. A animação se tornou apreciada por nativos e pelo público estrangeiro. 

História Trágica com final feliz

Dir.Regina Pessoa. Portugal, 2005, 7”46’, grafite em papel.

Sinopse: Algumas pessoas são diferentes. Tudo o que elas desejam é ser como as outras, deliciosamente misturadas com a multidão. Há pessoas gastando o resto de suas vidas lutando.There are people spending the rest of their lives fighting to realizar este desejo, negando ou escondendo suas diferenças. Algumas outras assumem isso, alcançando o seu lugar perto dos outros… Nos seus corações…

Global Warming 

Dir. Sheldon Lieberman, Igor Coric / Bigfish.TV. Austrália, - 2007 / 1’’52’, 2D, flash

Sinopse: eu não acredito em aquecimento global, venha e cante comigo, Oooooo!! Sr. Pipik não está convencido. 

História de um Caramelo

Dir. Pedro Mota Teixeira. Portugal, 2007, 10’min, 2D e 3D.

Sinopse: Baseado na história de Rita Serra, chamada “O Caramelo”. A triste vida de um caramelo que mora em um posto de gasolina abandonado, no meio de Alentejo, nos anos sessenta. 

E2-E4 

Diretor – Eduard Sidoruk. Rússia, 2007, 01min59seg, animação computadorizada.

Sinopse: um filme filosófico sobre a guerra e jogar xadrez de verdade, com pessoas reais. O tema não é novo, porém, um filme, sendo um local muito peculiar de trabalho, atrai a atenção do espectador e dá uma dupla impressão. 

The 13th Round 

Dir. Lee Yun-Seok. Coréia do Sul, 2007, 9min04seg, 2D.

Sinopse: O ex-pugilista Wang Jo-Jin mudou de campo para a luta final de boxe porque não pode mais chamar a atenção do público. Mas Jo-Jin Wang não pode ajustar às regras do Ultimate Fighting, porque ele se acostumou com as regras de boxe. Ele continua permitindo que o adversário possa atacá-lo. Enquanto ele está sendo atacado pelo adversário, ele enfrenta o seu próprio sentimento amargo de que deveria ajustar-se às novas regras para viver. 

«The Shoemaker in Heaven», a fairy-tale Animation 

Dir. Andrei Bakhurin. Rússia, 2008, 01min20seg, animação computadorizada. 

Sinopse: Contos de fadas folclóricos da Rússia contados por Andrei Bakhurin, um animador de São Petersburgo. A série "Agora escute" se à apreciação da família.

Selva 

Dir. Artur Merkulov. Rússia, 2007, 05min18seg, animação computadorizada.

Sinopse: O espectador é convidado a uma viagem com uma câmera panorâmica sobre um quadro vivo da natureza humana. "Selva" é uma oportunidade de passar pelo nascimento, pela morte e pela ressurreição em apenas cinco minutos.

Poles Apart 

flashDir. Paul Lalo, Xue Sen Wong, Steven Smith. Austrália, 2007, 6min30seg, 2D computer, 3D.

Sinopse: Um panda se esforça para adaptar-se a uma sociedade de ursos polares. 

Eye to Eye 

Dir. Jimmy Andrews. EUA , 2007, 2min45seg, 3D.

Sinopse: Quando os olhares se cruzam, tudo pode acontecer.

 

Contato para Imprensa: Núcleo de Audiovisual da FCMS - João Benevenuto: 3316-9166/9919-7976


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/03/2013 - 15h09
Gênero, Corpo e Sexualidade da Mulher Contemporânea serão discutidos no Cineclube
12/03/2013 - 17h00
UEMS em Campo Grande promove mostra de cinema e literatura portuguesa
08/03/2013 - 17h00
Rota Cine MS inicia suas atividades em 2013 com sete anos de existência
01/03/2013 - 15h45
Festival de Cinema CurtAmazônia abre inscrições
22/02/2013 - 07h57
Nova temporada do projeto Cine Clube aborda obesidade infantil
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 06h39
Com poucas chances de chuva, 6ª-feira será de sol e altas temperaturas
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.