zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 20/10/2009 - 11h09

Mostra deagricultura familiar estimulapequenos produtores












Por Redação Pantanal News/Embrapa Pantanal

Juliana Moreno é agricultora em um assentamento da região de Corumbá, Mato Grosso do Sul. No lote da família, ela e o marido plantam cana e capim napiê. Ele produz rapaduraparavenda. Na última sexta-feira, dia 16 de outubro, Juliana participou da3ªMostra de Agricultura Familiar de Corumbá e da 1ª Feira de Sementes,realizadasna Estação Experimental do Campo, no assentamento Taquaral. Agora, elapretendefazer uma horta para produzir alimentos para consumo próprio.

Aagricultora foi uma das quase200 pessoas que acompanharam a Mostra, a maior realizada no municípioaté omomento. No ano passado, a 2ª Mostra reuniu cerca de 80 agricultoresfamiliaresno mesmo local.

“Foia primeira vez queparticipei e aprendi com quem sabe. Todas as estações foramimportantes, todasas perguntas foram respondidas”, disse Juliana, que mora noassentamentoTamarineiro II.

Assimcomo ela, o agricultorHermenegildo Choque Benito, da Bolívia, também se inscreveu eparticipou doevento. “Foi muito interessante, muito bonito. Gostei da parte dehorticultura,de defensivos orgânicos, da ordenha higiênica e do saneamento rural”,afirmou.Ele é produtor de hortaliças e veio com outros três agricultores dopaísvizinho.

Hermenegildodisse quegostou de conhecer como trabalham os agricultores familiaresbrasileiros equeria que esses fossem até a fronteira para conhecer a agriculturafamiliarboliviana.

Osucesso da Mostra deAgricultura Familiar se deu, principalmente, pela união de forças entretodasas instituições envolvidas na organização: Embrapa Pantanal, EstaçãoExperimental do Campo, Fundação Terra Pantanal, Secaf (Consultoria eAssessoriapara Agricultura Familiar), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrárioe ExtensãoRural), Cisv (Comunità Impegno Servizio Volontariato), Ataac(Associação dosTécnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá) evárias secretarias da Prefeiturade Corumbá.

Seisestações montadas noevento foram oportunidades de apropriação de conhecimentos etecnologias pelosparticipantes em diferentes temas, como manejo agroecológico deplantas, adubosverdes, ordenha higiênica, caldas alternativas, agricultura familiar ealimentação escolar e pastagens recomendadas para ovinos.

Paraa mostra, agricultoresurbanos e de assentamentos da região levaram verduras, frutas, legumes,artesanato, doces, queijos, sucos, mudas e sementes produzidas em suaspropriedades.

Pelamanhã, logo depois dasolenidade de abertura, o público acompanhou palestra com o pesquisadoraposentado da Embrapa Instrumentação Agropecuária Antonio Novaes, deSão Carlos(SP). Ele falou sobre a fossa séptica biodigestora e o clorador deágua,tecnologias desenvolvidas pela empresa de pesquisa.

Novaesfalou da importânciado tratamento dos resíduos de vasos sanitários na área rural paraevitarcontaminação do lençol freático e a transmissão de doenças. Apresentouatecnologia das fossas sépticas, que já está sendo testada na regiãopelaEmbrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira dePesquisaAgropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura,Pecuária eAbastecimento.

Oproduto final desta fossaé um biofertilizante sem odor que melhora a qualidade da produçãoagrícola.“Quem não quiser usar o produto final como adubo pode fazer umafiltragem nofundo da caixa biodigestora e a água sai limpa, pode ir para o rio”,explicou.

ALIMENTOS

Participaramda abertura daMostra o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da EmbrapaPantanal,Thierry Ribeiro Tomich, o secretário executivo de Educação de Corumbá,HélioLima, o vereador Carlos Alberto Machado, o representante daSuperintendência deAgricultura do Mapa em Mato Grosso do Sul, Augusto César Farias, osagricultores Amélia Freitas e Cristiano Conceição e a pesquisadoraAldalgizaCampolin, da Embrapa Pantanal.

Todosdestacaram aimportância da agricultura familiar para o país e a necessidade deapoiar aatividade. Augusto Farias disse que Mato Grosso do Sul temaproximadamente 72mil famílias que se enquadram nessa classificação: 36 mil são famíliasassentadas (em 183 assentamentos), 20 mil são pequenos agricultores, 12milindígenas, 2 mil pescadores artesanais e mil quilombolas.

“Mesmocom toda essa forçade trabalho, 85% do consumo de alimentos do Estado vem de fora. Paraconsumohumano, nós só produzimos carne”, afirmou.

Fariasdisse que esse tipode evento promovido por instituições parceiras é o que a agriculturafamiliarprecisa para se fortalecer. “Precisamos reduzir nossa dependênciaexterna”,disse.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
22/11/2017 - 11h35
PMA autua fazendeiro por erosão e assoreamento de córrego
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
22/11/2017 - 09h23
Projeto Florestinha completa 25 anos formando cidadãos responsáveis
22/11/2017 - 07h26
Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quarta-feira
22/11/2017 - 06h13
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.