especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 19/10/2009 - 16h29

Atividades da Semana de Ciência e Tecnologia serão realizadas nas universidades




Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Campo Grande (MS) - "Ciência no Brasil" é o tema central escolhido para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009 (SNCT). O evento, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), começa nesta segunda-feira (19), e vai até o dia 25 deste mês. O objetivo da semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.         

         Segundo informações da Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec), em Mato Grosso do Sul, as atividades da Semana serão realizadas nas universidades da Capital. Parte do evento da SNCT, que estava previsto para acontecer no Shopping Campo Grande,  foi cancelado.

            UFMS

         A SNCT terá a participação de pesquisadores das diversas instituições de ensino de Mato Grosso do Sul e outros Estados. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Departamento de Química está promovendo a XXI SQ (semana da química), com minicursos, palestras e show da química. As atividades começaram nesta segunda-feira (19) e vão até sexta-feira (23), com a participação dos acadêmicos do curso de química. A programação está sendo realizada no período matutino, vespertino e noturno, na UFMS, em Campo Grande.        

            Segundo os organizadores do evento da UFMSs, a SNCT, que acontece no Brasil desde 2004, tem tido um grande êxito com uma participação crescente, a cada ano, de pessoas de instituições de pesquisa e de ensino. Em 2008, foram realizadas cerca de 11.000 atividades, em 450 municípios. Esperamos que a SNCT seja ainda melhor e maior em 2009.

         Já a Semana da Química vem acontecendo desde 2004, concomitantemente, com SNCT e é organizada pelo Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) – Química. Nesta 21ª edição, conforme consta na programação, haverá palestras, minicursos, 9º Endipeq (Encontro de Divulgação de Pesquisas da Química), Show da Química e Confraternização.

           Palestras

         Durante a Semana de Química vai acontecer diversas palestras. A primeira tem como tema: Comunicação e Relações Interpessoais - ministrante Ana Kelly Martinez de Oliveira (SEBRAE/MS);

Palestra 2: Participação e Competências dos Estados, Municípios e Empresas Público-Privadas no Gerenciamento de Resíduos Sólidos – Ministrante: Engº Quím. Luiz Fernando Marcolina – Supervisor de Operações Cetric (Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais), de Chapecó (SC);

Palestra 3: Síntese e Avaliação Estrutural de Haletos de Organilcalcogênios (Se e Te) com Estados de Oxidação Mistos – Ministrante: Prof. Dr. Gleison Antônio Casagrande – FACET-UFGD

Palestra 4: O Mundo dos Vinhos e Noções Básicas de Degustação – Ministrante: Dr. Silvio Elabras Haddad – Presidente da Confraria do Vinho de Mato Grosso do Sul;

Palestra 5: Gerenciamento de Resíduos e Aspectos Ambientais – Ministrante: Engª Amb. Marjolly Priscilla Shinzato e Eng. Amb. Josué Skowronski – Mestrandos em Tecnologias Ambientais - UFMS

         Já no 9º Encontro de Divulgação de Pesquisas da Química(EnDiPeq)  são divulgados oralmente pelos alunos de Graduação e de Mestrado em Química os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no DQI.

            Show da Química

         Na atividade, a química é mostrada de forma lúdica por meio de experimentos com efeitos visuais aos alunos de ensino médio. As escolas agendam com antecedência a vinda dos alunos. Está agendada também uma mostra aos participantes da XXI SQ no último dia do evento.

         De acordo com o superintendente da Sucitec, professor João Onofre Pereira Pinto, coordenador geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul, o evento tem como objetivo valorizar e homenagear os cientistas brasileiros que se destacaram ou estão em destaque no cenário nacional. Segundo ele, com a temática "Ciência no Brasil", a SNCT pretende mostrar os talentos nacionais da pesquisa científica, que são desconhecidos por 85% dos brasileiros.

          Mais informações sobre a Semana de Química, com professora Maria Helena Rizo da Matta, na UFMS – fone: (67) 3345-3554/3550.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
16/01/2018 - 15h43
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
16/01/2018 - 10h30
Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
16/01/2018 - 08h40
Rebanho de MS cresceu para 21.8 milhões de cabeças de gado em 2017, diz Iagro
16/01/2018 - 08h34
Prefeitura de Corumbá implanta ponto eletrônico
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.