GOVERNO PRESENTE
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 21/09/2008 - 14h45

Delcídio garante recursos para recuperar o rio Taquari




Divulgação

Delcidio vai incluir no Orçamento da União recursos para recuperar o Rio Taquari



Ao lado, de Delcidio e Pedro Lacerda, o assessor da Presidência da República, Fernando Beltrão, garantiu que dentro de 30 dias o relatório sobre o Rio Taquari



Delcidio e o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Pedro Lacerda.
Por Redação Pantanal News/Cadu Bortolot, da assessoria do senador Delcídio do Amaral

          O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) vai incluir no Orçamento da União do ano que vem  recursos para a recuperação do Rio Taquari. A garantia foi dada neste domingo (21), durante reunião do Grupo de Trabalho Interministerial que estuda a situação do rio com autoridades federais, estaduais, municipais e  produtores no Sindicato Rural de Corumbá.

         “É preciso finalizar o relatório elaborado pelo GTI para que, a partir do que for definido em conjunto pelos governos federal, estadual, municipal e os produtores, eu possa incluir uma rubrica no Orçamento, prevendo recursos de diferentes Ministérios para dar início as ações que permitam , a médio e longo prazos, não só reverter o assoreamento, mas evitar que o problema volte a acontecer no futuro”, esclareceu Delcídio, que é o relator do Orçamento da União em 2009.

         No final da reunião, realizada na sede do Sindicato, ficou decidido que os produtores rurais, o governo do estado e a prefeitura de Corumbá vão estudar o relatório e apresentar críticas e sugestões a serem analisadas pelo GTI, para inclusão no relatório final, que ficará pronto em 30 dias. Por sugestão de Delcídio, o Sindicato Rural vai coordenar as ações de recuperação do Médio e Baixo Taquari, no trecho em que o rio corta o município de Corumbá.

         “Temos uma experiência de 34 anos que nos credencia a assumir esse compromisso. Nós temos competência e vamos saber vencer esse desafio”, afirmou o presidente do sindicato, Pedro Lacerda, ao aceitar a missão.  “Contamos com a fundamental e dedicada atenção do senador para esse tema. Ele é corumbaense, pantaneiro, e conhece o problema.  Saímos daqui revitalizados, com a certeza de que a decisão política de recuperar o Taquari está tomada”, disse Lacerda.

          Delcídio destacou que a recuperação do Rio Taquari é um processo que vai durar vários anos.

          “É preciso deixar claro que as ações serão desencadeadas em várias frentes e , para a maioria das intervenções, serão necessários estudos de impacto ambiental e diferentes processos licitatórios. Para isso, vamos abrir já no Orçamento do ano que vem o que chamamos de  janela orçamentária e nela,  além de incluir recursos, garantir a possibilidade de agregar , através de projetos do Executivo, novas verbas,  tanto para 2009 quanto nos anos posteriores. O importante é que estamos dando racionalidade às ações e não fazendo uma coisa  levada pela necessidade momentânea”, disse o senador.

          Delcídio revelou que, logo após as eleições o governo federal começa a liberar os recursos previstos em emendas coletivas de parlamentares ao Orçamento de 2008.

          “Uma dessas emendas destina R$ 5 milhões para a recuperação do Taquari. A partir do que for definido no relatório, podemos começar a aplicar esses recursos ainda este ano”, disse.

GTI

           O Grupo de Trabalho Interministerial que estuda soluções para o Rio Taquari foi criado pelo presidente Lula em 2006, a pedido de Delcídio. Ele é integrado por representantes da Casa Civil da Presidência da República, da Agência Nacional de Águas e dos Ministérios da Agricultura,  Desenvolvimento Agrário, Integração Nacional,  Meio Ambiente , Planejamento e Transportes.

           Entre as ações definidas  no relatório estão a contenção e estabilização das voçorocas, a recuperação das pastagens degradadas, a adequação de estradas vicinais, a produção e distribuição de mudas para reflorestamento, o incentivo ao manejo e conservação do solo, o controle da poluição, o monitoramento dos recursos pesqueiros e o apoio ao desenvolvimento de atividades produtivas tradicionalmente desenvolvidas na região cortada pelo Rio Taquari. 

            Estiveram presentes à reunião o assessor da Casa Civil da Presidência da República, Fernando Beltrão, o superintendente da Administração da Hidrovia do Rio Paraguai-AIHPAR, Antonio Paulo Leite, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Corumbá, Cássio Costa Marques, o promotor do Meio Ambiente, Ricardo Melo Alves, a vereadora Cristina, que é professora da Universidade Federal e participa do debate sobre a recuperação do Taquari há vários anos,  e os representantes do Ministério da Integração Nacional, Frederico Valente, e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Roberto Gonçalves, além de dirigentes do sindicato e produtores rurais que têm fazenda nas áreas degradadas em função do assoreamento do rio.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/07/2017 - 15h38
Um corredor ecológico que guarda sinais pré-históricos de 8 mil anos
19/07/2017 - 14h16
Julho já teve 167% pontos de calor a mais do que no mês passado em MS
19/07/2017 - 12h48
Parque das Nações ganhará bosque em homenagem aos 40 anos de MS
14/07/2017 - 14h08
Estado registra 108 focos de queimadas em apenas três dias, mostra Inpe
12/07/2017 - 11h54
Em dez dias, MS tem 250 focos de calor e é o 4º no ranking brasileiro
 
Últimas notícias do site
21/07/2017 - 16h10
Mato Grosso do Sul perdeu R$ 2,27 bilhões com violência no trânsito em 2016
21/07/2017 - 16h02
Governo realiza mutirão para migração de rádios AM para FM dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
21/07/2017 - 15h13
Mutirão AM/FM acontece na próxima semana em MT e MS
21/07/2017 - 09h32
Com plantações afetadas pela geada, abobrinha fica 16% mais cara
21/07/2017 - 08h50
Período de saque das contas inativas do FGTS termina em 10 dias
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.