CARNAVAL CORUMBÁ 2018
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 25/09/2009 - 08h21

CBPF reúne pesquisadores brasileiros e franceses




Por Redação Pantanal News/Governo Federal

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT) está à frente da organização de dois eventos científicos inseridos na programação do Ano da França no Brasil, iniciativa dos governos dos dois países com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.

Em outubro, a Escola Temática Interdisciplinar Caracterização e Datação de Materiais do Patrimônio Cultural (Cadapac), promovida em parceria com o Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França (C2RMF), reúne de 25 a 31, na Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais, especialistas nas áreas de física, química analítica, arqueologia, engenharia, arquitetura e museologia, para discutir técnicas e metodologias de caracterização, restauro e conservação de bens culturais.

O objetivo desse projeto, afirma Rosa Scorzelli, pesquisadora do CBPF e uma das coordenadoras do evento, é promover uma visão ampla e atualizada dos conceitos e procedimentos modernos nesse campo interdisciplinar da arqueometria. Além das conferências, em que serão tratados temas de interesse das ciências do patrimônio, as oficinas práticas reforçarão técnicas e procedimentos de análise utilizando equipamentos portáteis e peças do Museu do Louvre, em Paris, e objetos do Museu de Arte Sacra de São João Del Rei.

A Escola tem recebido um grande número de inscrições, especialmente brasileiros e latino-americanos interessados na diversidade temática do evento. Para Rosa Scorzelli, o quadro de conferencistas convidados reforça a amplitude pretendida pela Escola. "Temos palestrantes do México, Colômbia e França e, entre os brasileiros, pesquisadores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG),  Rio de Janeiro (UFRJ), e da Universidade de São Paulo (USP) e de outros centros de ensino e pesquisa", informa a pesquisadora.

Ela ressalta ainda que "a Cadapac deve criar oportunidades para que técnicas menos convencionais em uso nesse campo sejam compartilhadas e aperfeiçoadas", dinamizando o conceito e as abordagens aplicados ao patrimônio cultural brasileiro.

Já em novembro, entre os dias 11 e 13, é a vez da Nanomagnetism, Spin Electronics and Quantum Optics Conference (NSEQO) promover, no CBPF, o encontro de pesquisadores e especialistas em nanoestruturas magnéticas e óptica quântica para discutir sobre os recentes avanços e as perspectivas nessa área.

Alberto Passos Guimarães , pesquisador do CBPF e coordenador do evento, afirma que "a intenção original ao organizar a conferência foi destacar o trabalho de colaboração em pesquisa entre franceses e brasileiros num dos campos mais promissores da ciência na atualidade". Essa iniciativa resultou num evento multidisciplinar que inclui alguns dos mais proeminentes pesquisadores, brasileiros e franceses, nos campos da nanomagnetismo, spintrônica e óptica quântica, como Serge Haroche, laureado em 2009 com a Medaille d'Or do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS, na sigla em francês).

A NSEQO  tem como destaque ainda a presença de Albert Fert, Prêmio Nobel de Física em 2007 pela descoberta, em 1988, da magnetorresistência gigante, ou GMR, propriedade evidenciada em  amostras magnéticas que alteram sua resistência elétrica quando submetidas a um campo magnético.

"Foi a compreensão desse conceito que tornou possível o surgimento da spintrônica (tecnologia que explora a influência do spin dos elétrons no transporte eletrônico), assim como o desenvolvimento recente de várias de suas aplicações, como a redução dos discos rígidos ou as novas memórias dos computadores", explica Alberto Passos Guimarães.

Mais informações sobre os dois eventos, que também fazem parte da programação comemorativa dos 60 anos do CBPF, estão nos endereços Cadapac 2009 ( http://www.cbpf.br/~cadapac/ ) e NSEQO 2009 ( http://www.cbpf.br/~nseqo/ ).

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
16/01/2018 - 15h43
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
16/01/2018 - 10h30
Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
16/01/2018 - 08h40
Rebanho de MS cresceu para 21.8 milhões de cabeças de gado em 2017, diz Iagro
16/01/2018 - 08h34
Prefeitura de Corumbá implanta ponto eletrônico
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.