zap
MAIS OBRAS MS 3 MESES
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Forças Armadas - 21/09/2009 - 07h45

Haiti: Inaugura Truitier, promovem oficiais e recebe visita do comandante do instituto militar de engenharia






Em destaque os novos Majores Cassiano (ao centro) e Tanaka à frente hasteando as bandeiras da ONU e do Brasil respectivamente.



O Subtenente Leonardo (esq) e o Subtenente Jarbas (dir) no momento da entrega das medalhas.



Abordagem a embarcações



Por Redação Pantanal News/Com Soc Cia E F Paz Haiti

Inauguração de Truitier 

 

A cerimônia de entrega da estrada de acesso ao Aterro Sanitário de Truitier, região próxima de Porto Príncipe, foi realizada no dia 10 de setembro. Presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sr. Jacques Gabriel, representando o Governo do Haiti, a cerimônia contou com a presença do Embaixador do Brasil, Igor Kipman, do Principal Deputy do Representante Especial do Secretário Geral da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), Luis Carlos da Costa, do Force Commander, General Floriano Peixoto, do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e demais autoridades e convidados. A obra se reveste de grande importância por ser a primeira obra executada pela MINUSTAH, por meio da Companhia de Engenharia Brasileira, financiada pelo BID e com a participação do Governo Haitiano.

Antes do projeto, o tráfego nesta rota era dificultado por causa do lixo, que era despejado irregularmente pelo caminho. A obra vai melhorar a circulação dos caminhões que transportam o lixo para que cheguem ao local apropriado de despejo. Além disso, espera-se que o projeto continue com a construção de um aterro sanitário moderno.

 Promoção de Oficiais 

No dia 2 de setembro, a BRAENGCOY realizou a formatura para homenagear os oficiais promovidos em 31 de agosto. Foram promovidos ao posto de Coronel o Tenente-Coronel Délcio Monteiro Sapper; e ao posto de Major os capitães Márcio Damião Tanaka e André Luiz Vieira Cassiano.

 Medalha do Pacificador

 No dia 9 de setembro, foi realizada na Base Charlie a Cerimônia de Entrega da Medalha do Pacificador aos militares e civis em Missão na MINUSTAH. Da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti foram agraciados os subtenentes Francisco Leonardo dos Santos Cavalcante e Jarbas Vieira Filho. A Medalha do Pacificador, instituída em 1953, em alusão a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, é uma das principais condecorações do Exército Brasileiro e concedida a militares e a civis que tenham prestado relevantes serviços ao Exército Brasileiro.

 Patrulha fluvial

 Prossegue os trabalhos de apoio de engenharia no patrulhamento do Lago Azul. A missão do Batalhão da Jordânia em conjunto com a UNPOL (Polícia das Nações Unidas)  e a Polícia Nacional do Haiti (PNH) tem por finalidade coibir ilícitos transfronteiriços. O lago Azul fica situado próximo à cidade de Malpasse, a 42 quilômetros de Porto Príncipe, fronteira com a República Dominicana. Três vezes por semana a BRAENGCOY apóia a patrulha com botes pneumáticos e operadores de motor de popa.

 Braengcoy comemora o dia da Pátria

 A Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti – BRAENGCOY comemorou o 7 de Setembro em cerimônia conjunta com o Batalhão Brasileiro de Força de Paz – BRABAT, realizada no Campo Charlie. A cerimônia realizada à noite foi presidida pelo Sr LUIS CARLOS DA COSTA, Principal Deputy do Representante Especial do Secretário Geral da ONU na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti. A solenidade contou com a presença do Embaixador do Brasil, Sr. Igor Kipman, e a participação de diversas autoridades civis e militares.

 Visita do Comandante do Instituto Militar de Engenharia

 O Comandante do Instituto Militar de Engenhar (IME), General-de- Brigada Amir Elias Abdalla Kurban, participou da Festa Nacional Brasileira de 7 de Setembro promovida pela Embaixada Brasileira no Haiti. Em exposição montada no Hotel Caribe, o espaço destinado ao IME mostrou as pesquisas que estão sendo realizadas para cerca de 600 convidados. Na manhã do dia 10 de setembro, o General Amir participou da cerimônia de entrega da estrada de acesso ao aterro sanitário de Truitier, obra realizada pela Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti; no período da tarde proferiu palestra sobre o histórico e as atividades nacionais e internacionais do IME no Centro Cultural Brasil-Haiti Celso Ortega Terra. A palestra contou com a presença dos Embaixadores da Argentina e de Cuba, membros do corpo diplomático, do governo haitiano, da MINUSTAH e de frequentadores do Centro Cultural. A visita do General Amir foi a convite do Ministério das Relações Exteriores.

 Conhecendo o Haiti

 Porto Príncipe, capital do Haiti, é uma cidade de origem colonial fundada em 1749. Em 1706, ao entrar pela baía da ilha de hispaniola, hoje Baía de Gonaives, o Capitão francês Saint-Andre encantado com a vista da natureza exuberante batizou o porto local com nome do navio que comandava “Le Prince” (O Príncipe). Ao ser fundada, a cidade de Porto Príncipe herdou então o nome do seu porto. Localizado no Departamento do Oeste, Port-au-Prince, a maior cidade do Haiti está dividida ainda pelas regiões sudeste - Petion- Ville, norte - Delmas e sudoeste - Carrefour. Sua população estimase entre 2,5 e 3 milhões de habitantes, não podendo ser precisa devido ao grande crescimento da população das colinas da cidade que não são registradas.

 Port Salut

 A Companhia de Engenharia iniciou no mês de setembro trabalhos de ampliação de uma rampa marítima na base do URUMAR (Marinha do Uruguai), no distrito de Porto Salut, localizado a 230 km da capital Porto Príncipe. Os trabalhos consistem no aumento de 35 metros da rampa já existente, para isso, serão lançadas duas linhas de gabiões acompanhando as laterais de rampa já existente e posteriormente aterrado seu interior. Após a conclusão desta fase, será iniciado o concretamento. O aumento da rampa facilitará a retirada das embarcações que aportam na base marítima, que atualmente necessitam de um sistema de roldanas para a ancoragem.

 Contingents Sport festival

 No dia 12 de setembro foi realizada a cerimônia de encerramento do Contingents Sports Festival no Campo Charlie, em Porto Príncipe. O campeonato esportivo entre as equipes das Unidades Militares da MINUSTAH teve início em 4 de julho, com competições aos sábados nas modalidades futebol, vôlei, basquete, tênis, tênis de mesa e bilhar. O torneio teve como objetivo o congraçamento e o estreitamento dos laços de amizade entre os militares dos diversos países componentes da missão, além de contribuir para a recreação dos profissionais. A Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti - BRAENGCOY sagrou-se campeã na modalidade futebol, vencendo na final o Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz - BRABAT. A Companhia conquistou ainda a segunda colocação no voleibol.

 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
Gilberto Carlos Braga, em 04/10/2009 - 03h34

É com grande satisfação que vejo meu companheiro de Curso de Sgt Temporário nos idos de 1984 no então 1º Btl Fv em Lages, estar em tão nobre missão do Exército Brasileiro e com seu desempenho, o que é de meu saber, recebendo uma distinção dentre seus colegas; Ao amigo Jarbas um grande e fraternal abraço e boa sorte em mais essa empreitada. Braga - 1º Sgt PMSC.

 
Últimas notícias do canal
04/08/2017 - 12h19
Brasil Central defende atuação das Forças Armadas nas fronteiras do país
31/05/2017 - 16h15
Distrito Naval em Ladário comemora Batalha Naval do Riachuelo
31/05/2017 - 09h01
Exército anuncia doação de área para Parque Tecnológico de Ponta Porã
25/05/2017 - 11h43
Forças Armadas começam a deixar Esplanada dos Ministérios
15/05/2017 - 13h40
Marinha abre inscrições para oficiais e prova poderá ser feita em MS
 
Últimas notícias do site
22/08/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
22/08/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
22/08/2017 - 13h09
PM de Aquidauana apreende mais de onze quilos de maconha em residência
22/08/2017 - 10h55
Governador por 3 vezes, Pedrossian é velado em prédio que idealizou
22/08/2017 - 09h30
Governo do MT decreta luto e chefe do Executivo vem para velório de Pedrossian
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.