zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eleições 2008 - 18/09/2008 - 12h45

Multidão na Lagoinha confia na vitória de Odilon




Divulgação







Por Assessoria de imprensa do candidato a prefeito de Aquidauana pelo PDT

A comunidade da aldeia Lagoinha, em recente Comício do 12, exerceu a democracia dando uma demonstração de força inequívoca em prol do candidato a prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PDT).

No palanque, a presença de dezenas de lideres indígenas, que fortalecem de forma decisiva a campanha nas comunidades indígenas de Taunay, entre elas Levison Vicente - presidente da Associação de Moradores da aldeia Lagoinha, Altino Justino - Vice-presidente, Edgard Félix, Flávio Antonio, Délio Delfino diretor da Escola Marcolino Lili, Lacerda Jorge, Francisco Miguel, Lindomar Lili diretora da Escola Francisco Farias - aldeia Água Branca, Carlos Hortêncio - cacique aldeia Bananal, Agostinho Francisco - cacique Aldeia Morrinho, Waldomiro Francisco - cacique da aldeia Àgua branca, Canuto Rodrigues (aldeia Morrinho), ex-vereador Edmilson Aurélio Marcos, Pastor Alexandrino (Água Branca), Elcio Flores (Ipegue), Efigênia - presidente da Associação das Mulheres aldeia Água Branca, Erasmo Francisco (Ipegue), Nilza - diretora da Escola General Rondon, Francisco Miguel (Lagoinha), professora Sonia Mendes - diretora da escola da aldeia Ipegue, Cláudio Lipu - Associação Aldeia Imbirussu, Felisberto Francisco (Lagoinha), Mauro Paes - ex cacique aldeia Ipegue, João Paulino - ex cacique Morrinho - presidente do Conselho Tribal, José Melidio Pio - Vila são José - aldeia Água Branca, Chico Ramiro - cacique da Aldeia Ipegue, Sonia Mendes diretora da Escola Feliciano Pio, Tito Margarejo - presidente Associação do Baixadão (aldeia Ipegue), Nelson Moreira, Ruiz e Mauricio Jerônimo.

No palanque, a presença de candidatos a Câmara de Aquidauana que caminham com Odilon Ribeiro rumo à vitória em 5 de outubro, Enedino Silva, Antenor, professora Adair e Nilson Conterra, além de Marina Rodrigues - presidente da Associação Comercial e Empresarial de Aquidauana, do ex-deputado estadual Roberto Orro, empresário Zelito Ribeiro, prefeito Felipe Orro (PDT) e o candidato a prefeito Odilon Ribeiro, ao lado da vice, Dra. Auracélia (PDT).

Na oportunidade, Levison Vicente, presidente da Associação de Moradores da aldeia Lagoinha confirmou que a comunidade está decidida, vota em Odilon. Levison disse que Odilon tem competência, está preparado para administrar Aquidauana e tem compromisso com a comunidade indígena. "Odilon é sério, não mente para o nosso povo, não é igual a estas pessoas que vem aqui mentir para a nossa comunidade. A vitória é nossa, é do 12", disse.

A professora Lindomar Lili, diretora da escola da aldeia Água Branca, ao cumprimentar o povo Terena, disse estar indignada com a postura do ex-deputado estadual Raul Freixes, que teceu sérias críticas, humilhando a comunidade, afirmando que as lideranças estão se vendendo por cachaça e churrasco. "A verdade vai aparecer no dia 5, porque o meu voto e o voto consciente do meu povo Terena é 12, é Odilon Ribeiro. Voto da confiança, voto do trabalho e da dignidade, voto de respeito para com nossa gente", disse.

O cacique `Carlinhos´, da aldeia Bananal, disse que a festa cívica na Lagoinha era uma antecipação da vitória de Odilon Ribeiro. Carlinhos criticou caciques que segundo ele estão ao lado das pessoas que falam que as lideranças são compradas. "Raul e o seu candidato jamais terão o meu voto e nossa comunidade está revoltada e saberá dar o troco no dia 5, votando Odilon Ribeiro para prefeito e Dra. Auracélia para vice. Nossos irmãos indígenas já decidiram, não adianta, é 12 no coração do povo".

O cacique da aldeia Ipegue, Chico Ramiro disse que a comunidade vai manter posição e que não adianta dono de rádio e dono de jornal dizer que caciques são corruptos, porque não é verdade, quem se corrompeu foram eles. "Estavam aqui neste palanque e trocaram de lado".

Roberto Orro [ex-deputado estadual do PDT e pai do prefeito de Aquidauana, Felipe Orro] falou de seu carinho, amor e apreço pela comunidade indígena, gente amiga, de coração aberto, de coração fraterno. "Nossos adversários fazem propostas indecentes, usam o dinheiro do povo para seduzir, para corromper as pessoas. Mas o índio é forte, não se deixa corromper e já decidiu, vota Odilon, vota 12"

Felipe Orro confirmou que tem desenvolvido diversas ações em prol da comunidade indígena. "Fizemos muito e Odilon vai fazer muito mais, pois tem competência e amigo do índio". Felipe Orro, prefeito de Aquidauana, fez um rápido balanço benefícios conquistados pela comunidade indígena das aldeias de Taunay, entre eles o bolsa escola indígena, cesta do Segurança Alimentar, PETI indígena, parcerias na construção de escola e unidades de saúde, novos equipamentos, veículos e o ensino médio. "Quando venho aqui, venho para promover ações de interesse da coletividade, venho para defender nosso povo indígena, não venho para provocar intriga e confrontos", disse Felipe Orro.

 Felipe disse que aprendeu com seu pai Roberto Orro e com sua mãe Ione a respeitar o índio e que o candidato a prefeito Odilon Ribeiro aprendeu com seu pai `Tico Ribeiro´. "Tem gente que trabalha contra o índio, e quando vem na comunidade só faz promessa, gente falsa que pretende tirar o futuro dos nossos filhos, a terra".

Odilon Ribeiro disse que estava encantado com o carinho do povo indígena e lembrou que sua família tem amizade e carinho pela comunidade. "Não compro votos", disse Odilon. "Tenho um plano de governo para avançar nas mais diversas áreas, priorizando o atendimento aos jovens, mulheres e idosos".

Odilon ressaltou que anda de peito aberto e cabeça erguida, sem segurança, caminha com gente séria, amigos e companheiros. "Quem precisa de segurança é quem mente para o povo". Odilon ainda enfatizou que pretende investir na produção agrícola, com maquinários, equipamentos, sementes, combustível e capacitação dos produtores indígenas. "Vamos lutar pela construção de um trevo na BR-262, pela pavimentação da estrada e vamos fazer o maior programa habitacional para beneficiar a comunidade a exemplo do que pretendemos fazer na cidade. Vamos implantar um plano de educação com Universidade Interativa nas aldeias, biblioteca virtual em todas as escolas. Investir na cultura, na geração de renda e na geração de empregos", disse Odilon Ribeiro.

 

Nota da Redação: O ex-prefeito de Aquidauana e ex-deputado estadual, Raul Freixes (PDT), não foi encontrado pela reportagem do Portal Pantanal News, para falar sobre as supostas críticas - citadas na reportagem acima, de responsabilidade da assessoria do PDT - que teriam sido feitas por ele, contra os indígenas do município.

 

 


Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
HÉBER DELFINO DA SILVA, em 14/04/2009 - 17h57

009 O COMICIO DO 12 FOI MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OTIMO................

 
Últimas notícias do canal
05/03/2009 - 09h30
Presidente do TRE acompanha sorteio do horário eleitoral em corguinho (MS)
02/03/2009 - 07h22
Mulher de prefeito cassado é eleita em Patu, no Rio Grande do Norte
02/03/2009 - 07h15
Municípios maranhenses começam apuração para saber quem será novos prefeitos e vice
27/02/2009 - 07h50
Tropas federais vão garantir eleições em duas cidades maranhenses
24/02/2009 - 07h28
Eleição de Dalton é compromisso do PMDB, declara Moka
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.