zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Habitação - 08/09/2009 - 08h17

MS entrega assinaturas em prol da Campanha Moradia Digna




Por Redação Pantanal News/Andressa Lopes Assecom SEHAC


O secretário de Habitação e das Cidades está em Brasília para entregar as assinaturas do Estado ao Comitê Nacional e ainda para participar de Audiência Pública. 

O Comitê Estadual da Campanha Moradia Digna em Mato Grosso do Sul entrega hoje (08) em Brasília as assinaturas colhidas no Estado que compõem o Abaixo-Assinado em prol da Proposta de Emenda a Constituição – PEC nº 285/2008 que visa à vinculação permanente de recursos à habitação.

PEC nº 285/08
Também conhecida por PEC da Habitação está em tramitação na Câmara Federal, para ser analisada por uma Comissão Especial da Moradia Digna que foi instalada no último dia 11. O objetivo dessa Proposta de Emenda Constitucional é destinar recursos orçamentários aos Fundos de Habitação de Interesse Social, de forma a eliminar o déficit de moradias do País, estimada em oito milhões de unidades.

A PEC estabelece a obrigatoriedade de destinar 2% das receitas da União e de 1% das receitas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios a esses Fundos, durante 30 anos ou até a eliminação do déficit habitacional.

Assinaturas de MS
O secretário de Habitação e das Cidades, Carlos Marun que também atua na coordenação do Comitê de MS, recebeu 16.500 assinaturas das mãos de representantes de entidades, movimentos populares, associações comunitárias, órgãos públicos, privados e lideranças políticas.

As assinaturas colhidas no Mato Grosso do Sul serão entregues na reunião da Coordenação Nacional da Campanha Moradia Digna a ser realizada no dia 08 de setembro às 10h30 na sede da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em Brasília.

Marun disse que além da entrega das assinaturas de todos os estados que participam da campanha, serão traçadas novas ações no intuito de recolher mais adesões em prol da PEC da Habitação. “Veremos a possibilidade de aumentar a meta que era de 20 mil assinaturas para 30 mil. Estamos determinados em colaborar efetivamente com a Campanha Moradia Digna”.

Participaram desta solenidade o deputado Federal Waldemir Moka que integra a Comissão Especial da Moradia Digna e garantiu empenho na aprovação da PEC nº 285/2008 e o prefeito de Aral Moreira, Edson Luiz David que acaba de aderir à campanha, mas disse que irá se empenhar para conseguir mais assinaturas.

Audiência Pública – Campanha Moradia Digna
Ainda em Brasília, no dia 08 de setembro a partir das 14h, haverá uma Audiência Pública proposta pelos deputados que integram a Comissão Especial da Moradia Digna que tem como objetivo ouvir representantes dos movimentos sociais pela moradia e do governo e especialistas sobre a proposta de vinculação de recursos dos orçamentários para garantir a reversão do déficit habitacional brasileiro.

A Comissão Especial vai apreciar o mérito (conteúdo) da PEC que dá garantia permanente de recursos para habitação de interesse social. A comissão é presidida pelo deputado Renato Amary (PSDB-SP). O relator é o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA).

A PEC da Habitação, de autoria dos deputados federais Paulo Teixeira, Ângela Amin, Zezéu Ribeiro, Fernando Chucre, Luiza Erundina, Luiz Carlos Busato, Aldo Rebelo, Arnaldo Jardim e Nelson Trad (de MS), integra a Campanha Nacional pela Moradia Digna e propõe a vinculação permanente de 2% do Orçamento da União e de 1% das verbas arrecadadas em impostos e contribuições pelos estados e municípios em projetos de habitação popular.

O secretário Carlos Marun foi convidado debater o tema na Audiência Pública como representante do Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, entidade que ele preside. Além dele participam: do Movimento Nacional de Luta por Moradia, Miguel Lobato; da Confederação Nacional das Associações de Moradores, Bartíria Lima da Costa; da Central dos Movimentos Populares, Benedito Roberto Barbosa; do Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo, Antônio de Souza Ramalho e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, Paulo Safady Simão.

No dia 29 de setembro, haverá nova audiência; dessa vez, com representantes do governo e da sociedade organizada. A Comissão Especial irá ouvir também especialistas em arquitetura e urbanismo e desenvolvimento urbano.
A comissão também pretende realizar audiências em cinco grandes cidades brasileiras: Salvador, Campo Grande, São Paulo, Porto Alegre e Belém.


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/05/2017 - 07h35
Reinaldo Azambuja entrega 300 casas em Fátima do Sul nesta quarta
19/01/2017 - 12h31
Parceria para construção de casas deve sair até o fim do mês, diz Reinaldo
10/11/2016 - 05h55
MS é o primeiro estado a receber nova etapa do Minha Casa Minha Vida
17/10/2016 - 12h55
Com investimentos de R$ 35 mi, governador entrega 568 casas
27/09/2016 - 07h55
Reinaldo visita Dourados com o ministro das Cidades para entrega de casas
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.