zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Sindicatos - 28/08/2009 - 10h25

Membros da Força Sindical e CUT entram em conflito em Maracaju






Duas viaturas da PM chegou ao local



PM prende homem da CUT que tentou se passar por policial



A CUT tentou impedir sindicalistas de participar da assembléia
Por Redação Pantanal News/Wilson Aquino

A CUT tentou criar sindicato em área representada por diversas entidades ligadas à Força Sindical. A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos

 Sindicalistas e trabalhadores ligados à Força Sindical Mato Grosso do Sul entraram em conflito com membros da CUT ontem (27) à noite no município de Maracaju – a 162 km da Capital. O atrito se deu quando membros da Força foram impedidos de participar de uma assembléia – apoiada pela CUT - para criação de um sindicato que invadiria a extensão de base de dezenas de outros sindicatos já existentes na região em áreas como do comércio, farmácia, profissionais liberais, garçons e de derivados de petróleo, entre outras, como alegam membros da Força.

 

Houve bate boca e empurra-empurra no portão da residência onde seria realizada a assembléia. Por muito pouco os dois grupos não partiram para vias de fato.

 

A Polícia Militar foi acionada e acabou prendendo um membro da CUT que se passava por policial civil. Representantes das duas centrais foram convidados para esclarecer os fatos no comando geral a PM na cidade. Foi uma maneira também de acalmar os ânimos na Vila Margarida, local do conflito.

 

Idelmar da Mota Lima, presidente da Força Sindical MS, que estava à frente do movimento, contou que a CUT e “pseudos” representantes de trabalhadores no município agiram de má fé ao tentar criar sindicatos que já existem no município e região. Além disso, segundo ele, teriam errado também quando marcaram a assembléia em uma residência (Rua Circular, 530, Vila Margarida) quando a legislação prevê que encontro dessa natureza deve ser realizado em local público e aberto a todos.

 

“Ao chegarmos, pacificamente no local da assembléia fomos surpreendidos com a atitude dos membros da CUT que fecharam os portões para que não entrássemos”, conta Estevão Rocha dos Santos, vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sintraconta (sindicato dos trabalhadores de contabilistas). No portão, segundo ele, houve atrito entre os dois grupos e troca de empurrões.

 

Idelmar informou que foi a própria Força Sindical quem acionou a polícia, que acabou registrando os fatos, que serviram para anular a assembléia que ocorreria de maneira irregular. A Assessoria Jurídica da entidade esteve presente e tomou as devidas providências para aniquliar a tentativa da CUT de promover o pluralismo sindical, que só enfraquece a luta do trabalhador brasileiro.

 

Membros da CUT estavam sendo liderados pelo seu ex-presidente, Alexandre Costa, que foi cobrado por Idelmar da Mota Lima para lealdade na luta em defesa do trabalhador sulmatogrossense.

 

Paulo Benites, presidente do Sindicato dos Instrutores e Funcionários de CFC, e membro da diretoria da Força Sindical, também teceu duras críticas ao que chamou de “jogo sujo” dos membros da CUT na luta pelo crescimento da entidade no Estado. “Não podemos permitir invasão de extensão de base. Eles que busquem outros setores desguarnecidos de representação sindical. Caso contrário promoveremos outros embates, pois não ficaremos inertes” comentou.

 

Entre os sindicalistas da Força, presentes na comitiva de Maracaju, estavam Elias Moraes, presidente do Sindivendas; Gilson, Evaldo e Napoleão, do Sinpospetro; João Aparecido Spontoni, diretor da Fetracom (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul); Pedro Lima, presidente do Sindicato dos Comerciários de Dourados e Região; Armando da Costa Pinto, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Aquidauana e Região; Adauto Cândido, do Sindicato dos Empregados em Farmácias; Nelson Benites e André Luiz Garcia, diretores do Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande

 

Amanhã em Bataguassu

 

E ao que tudo indica não vai parar aí o conflito das duas centrais. A CUT divulgou edital marcando semelhante assembléia geral, convocando trabalhadores de dezenas de setores, para criar sindicato em Bataguassu. A assembléia está marcada para sábado (29) às 17 horas.

 

O presidente da Força Sindical, Idelmar da Mota Lima informou que sindicalistas e trabalhadores ligados à entidade vão, da mesma forma que em Maracaju, procurar participar da assembléia. “Se eles resolverem tentar nos barrar, resistiremos”, garantiu.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/10/2010 - 09h57
Greve dos bancários fecha 7.437 agências no País
01/10/2010 - 17h00
Com greve dos bancários, consumidor deve buscar alternativas para pagar contas, diz Procon
14/04/2010 - 15h45
Sindicatos industriais vão recorrer à Justiça para suspender pagamento do INSS sobre adicional de férias, auxílio-doença e auxílio-acidente
01/03/2010 - 15h09
Frigorífico de Nioaque pode fechar as portas, diz sindicalista
03/12/2009 - 08h29
Nova diretoria do Sindical assume com a proposta de atrair mais associados
 
Últimas notícias do site
27/04/2017 - 15h06
Rádio Independente de Aquidauana recebe "Moção de Congratulação" do deputado estadual Paulo Siufi por processo de migração para FM
27/04/2017 - 15h03
Em MS, 27% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do IR 2017
27/04/2017 - 07h10
Chuva em municípios de MS passou dos 50 mm e derrubou temperaturas
27/04/2017 - 06h31
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
27/04/2017 - 06h24
No primeiro frio do ano, quinta-feira amanhece com mínima de 9°C em MS
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.