especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Ciência e Tecnologia - 24/08/2009 - 14h21

Lançado portal que integra história, cultura e saúde




Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Brasília (DF) - A integração da saúde pública com aspectos culturais e históricos foi reforçada, na quinta-feira (20), com o pré-lançamento do Portal da Rede Brasileira de História e Patrimônio Cultural da Saúde (Rede BraHPCS). A proposta é mobilizar instituições de saúde, bibliotecas, museus, arquivos, centros culturais e outras unidades para ampliar o acesso à informação em saúde. A iniciativa concretiza uma das metas de termo de cooperação entre os Ministérios da Saúde e da Cultura e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas. O termo de cooperação, que estabelece ações em prol do patrimônio cultural da saúde, foi firmado em 2005.  

A Rede BraHPCS integra a Rede Regional da Biblioteca Virtual em Saúde História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS HPCS), http://hpcs.bvsalud.org, também fundada em 2005, durante o 7º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS 7). Atualmente a BVS HPCS regional é constituída por 12 países da América Latina e Caribe, dos quais o Brasil é o primeiro a lançar seu portal nacional, como um espaço para integrar, organizar e difundir importantes informações sobre história, cultura e saúde.

 O objetivo da rede é divulgar a trajetória das políticas públicas, personalidades, documentos, fatos e serviços de saúde, o que permite destacar os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). A diretora do Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura), Márcia Rollemberg, diz que a rede é um importante instrumento de mobilização para ampliar as parcerias em torno das causas do setor saúde, ao socializar um patrimônio que precisa ser preservado e que integra a memória nacional.

 

Espaço Virtual

 

A diretora cita ainda como exemplo dessa filosofia a mostra Memória da Loucura, do Centro Cultural da Saúde, criado em 2000 pelo Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. A exposição relata os caminhos da Psiquiatria há mais de 150 anos e já circulou por mais de 14 cidades brasileiras. O coordenador do Memorial Professor Juliano Moreira, Estenio Iriart El-Bainy, espera que o portal atraia iniciativas relacionadas ao propósito da rede. ”Esse espaço virtual deve incentivar o aparecimento de experiências interessantes pelo País. É interessante que aponte, principalmente, as realizadas em pequenos municípios”, destaca.

 A coordenadora de projetos do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas), Claudia Guzzo, explica que a entidade foi uma das pioneiras na formação da Rede Regional da Biblioteca Virtual em Saúde História e Patrimônio Cultural da Saúde. Segundo ela, a Bireme tem apoiado os países da região na conformação das redes nacionais e no fornecimento de metodologias e tecnologias para a construção de portais e fontes de informação.

 Para o vice-diretor do Museu de Imagens do Inconsciente, Eurípedes Júnior, o portal vai abrir um canal de comunicação com detentores de acervos ou coleções na área de saúde que possam enriquecer e desenvolver a rede. “Uma das formas mais eficientes para preservar o patrimônio é a apropriação pela sociedade. A inserção de informações na internet vai proporcionar a interface desse conjunto cultural com a população”, sustenta.

 Parcerias  

Entre as instituições de cooperação, destacam-se: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/Ministério da Cultura), Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Academia Nacional de Medicina (ANM), Arquivo Nacional, Museu de Imagens do Inconsciente/Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS-RJ), Memorial Professor Juliano Moreira/ Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas).

 No portal, a Galeria dos Ministros da Saúde reúne, em ordem cronológica, a relação dos titulares desde a inauguração do ministério, em 1953. A previsão é que seja ampliada, mostrando outras personalidades que tiveram papel de destaque na saúde pública brasileira. A seção Circuito Cultural traz entidades ligadas à cultura e saúde que mantêm museus, mostras e exposições abertas à visitação. Além de outros serviços, também é possível acessar fontes de informações como bases de dados e coleções de textos completos e bibliotecas virtuais em saúde, que trazem o acervo de bibliotecas físicas para o meio digital. O endereço eletrônico é: www.redebrahpcs.saude.gov.br. O lançamento oficial do portal está previsto para novembro, durante a realização do III Fórum de Informação de Saúde, em Brasília.


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
08/11/2017 - 15h17
Estudantes do IFMS vencem competição nacional de foguetes
25/10/2017 - 07h46
Reinaldo participa da abertura da Semana de Tecnologia nesta quarta-feira
21/08/2017 - 11h51
IFMS prorroga inscrições em Feiras de Ciência para setembro
22/06/2017 - 10h05
IFMS promove evento de tecnologia aberto à comunidade em Aquidauna
 
Últimas notícias do site
16/01/2018 - 15h43
Secretaria disponibiliza 80 mil doses de vacina contra febre amarela em MS
16/01/2018 - 14h30
Obra de qualidade é uma das marcas do Governo, diz Rose depois de visitar Corumbá
16/01/2018 - 10h30
Ipê-roxo é primeira árvore do Cerrado a ter genoma sequenciado
16/01/2018 - 08h40
Rebanho de MS cresceu para 21.8 milhões de cabeças de gado em 2017, diz Iagro
16/01/2018 - 08h34
Prefeitura de Corumbá implanta ponto eletrônico
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.