GOVERNO PRESENTE
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 19/08/2009 - 11h45

Evo ‘Cocales’ - inimigo do Brasil






Por Hiram Reis e Silva

“Si Evo es un verdadero amigo de Lula debe evitar que los cocaleros del Chapare sean la seguridad del presidente brasileño en su visita del 22 de agosto, pues le traerá serios problemas en Brasil”. (Senador Tito Hoz de Vila)

 

- Assentamento de ‘cocaleros’

 O governo cocaleiro de Evo ‘Cocales’ continua com o processo de colonização do norte da Bolívia, no Departamento de Pando, reduto oposicionista, fronteira com o Acre, que prevê o assentamento de 4.000 famílias nos povoados de Santa Rosa do Abunã e Manoa vindas das regiões de Chapare e Riberalta. O plano de assentamento é, na verdade, um golpe para neutralizar os adversários políticos em Pando e acelerar o expurgo dos colonos brasileiros até dezembro. O Itamaraty, com base no princípio da reciprocidade, deveria tratar os bolivianos, que residem no Brasil, da mesma forma que Evo trata os colonos brasileiros.

 - Luis Núñez

 Luis Núñez, Presidente do Comitê Pró Santa Cruz, condenou o assentamento de ‘cocaleros’ de Chapare no Departamento de Pando e afirmou: “El gobierno está llevando cocaleros con fines electorales y simultáneamente para convertir a Pando en un segundo Chapare”. Núñez qualificou como lamentável a política eleitoreira do governo, que está usando como massa de manobra gente pobre para seus propósitos políticos sem lhes oferecer condições dignas de sobrevivência.

 “No hay caminos, no hay escuelas, no hay postas sanitarias,

¿cómo van a vivir allá?”. (Luis Núñez)

 “Evo Morales no respeta los derechos humanos de la gente humilde y los trata como animales, trasladándolos de una región a otra. Seguramente, los que ya están en Pando van a obedecer consignas sindicales y políticas, luego someterán a los campesinos de Pando a la dictadura sindical, tal como ocurre en Chapare”, afirmou o Presidente do Comitê Pró Santa Cruz.

 - Vice-ministro de Defesa Social Felipe Cáceres

 No van a producir ni una sola planta de coca. Personalmente quiero por una cuestión de responsabilidad con el pueblo boliviano y la comunidad internacional de que estas familias si han sido trasladadas del trópico hacia Pando es específicamente para plantar ni una planta de coca”.

 Cáceres afirma que os assentados não vão plantar coca e sim se dedicar à criação de gado já que as terras não são próprias para o cultivo de cítricos e bananas. O romanesco governo boliviano acha possível transformar ‘cocaleros’ em criadores de gado.

 - “Vinimos a sentar soberania”

 Embora o governo boliviano negue que os assentamentos tenham como finalidade garantir a soberania na região de fronteira, Víctor Adrián Rivera, Coordenador de dirigentes ‘cocaleros’ afirma taxativamente: “Vinimos a sentar soberania”. A Polícia Sindical e os 50 conscritos levados pelo Ministério da Defesa, afirmam que se mantêm alertas e preparados, pois temem ataques dos opositores políticos e dos ‘empresarios brasileños depredadores de los recursos naturales de Bolivia’.

 - Colonos brasileiros

 olonos brasileiros afirmam que soldados bolivianos estão intimando-os a deixar o país sob todo o tipo de ameaças. Famílias inteiras são forçadas, pelos funcionários bolivianos, a abandonar suas posses apenas com a roupa do corpo.

 - Acordos de ‘Tunari’ e ‘Embraer’

 Apesar do comportamento condenável de Evo ‘Cocales’, o presidente brasileiro continua fazendo agrados ao seu amigo ‘cocalero’ como se nada estivesse acontecendo.

 "Estava confirmada a chegada do companheiro Lula em 9 de agosto, mas justo nesse dia será Dia dos Pais no Brasil. Mas o companheiro Lula confirmou que virá em 22 de agosto".

(Evo morales)

 O presidente brasileiro adiou, pela segunda vez, a visita à região do Chapare, no povoado de ‘Villa Tunari’, departamento central de Cochabamba, onde ia assinar com Morales um acordo de cooperação de US$ 332 milhões para a construção de uma estrada entre as localidades de Villa Tunari e San Ignacio de Moxos.

 A Embraer vai negociar aeronaves E-Jet com o governo de Morales, através da estatal Boliviana de Aviação (BoA) e a companhia privada AeroSurLima. O financiamento seria através de uma linha do crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br

 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
Odilon de Almeida Prata, em 19/08/2009 - 18h08

Evo Moralles mais sabido que Lula pra agradar seu orgulho de Presidente pópular brasileiro. Lula se vaindesse no memo patamar com apoio de Morales, sem desconfiar que está sendo traido e dominado pelo colega dominante da mesma massa.Aceitando as proposta de engana bobo e Lula sorridente com ele gozando em suas costa.

 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
21/07/2017 - 16h10
Mato Grosso do Sul perdeu R$ 2,27 bilhões com violência no trânsito em 2016
21/07/2017 - 16h02
Governo realiza mutirão para migração de rádios AM para FM dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
21/07/2017 - 15h13
Mutirão AM/FM acontece na próxima semana em MT e MS
21/07/2017 - 09h32
Com plantações afetadas pela geada, abobrinha fica 16% mais cara
21/07/2017 - 08h50
Período de saque das contas inativas do FGTS termina em 10 dias
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.