zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 16/09/2008 - 11h55

Pesquisadores da Embrapa Pantanal participam de eventos internacionais




Arquivo pessoal: Ana Maio

Agostinho Catella durante sua palestra no seminário da Argentina



Thadeu de Barros esteve no México e discutiu resistência parasitária



Sandra Santos fará duas palestras na Colômbia em outubro
Por Ana Maio

Três pesquisadores da Embrapa Pantanal estão representando a Unidade em eventos latino-americanos. Dois deles já viajaram ao México e à Argentina. A pesquisadora Sandra Aparecida Santos se prepara para fazer duas palestras no 1º Congreso Internacional Desarollo y Producción Sostenible –Versión Sabanas Inundables y 1º Simpósio Recurso Genético Del Trópico Húmedo, que acontecem na Colômbia.

O evento acontece entre 29 e 31 de outubro, em Arauca. Sandra fará as palestras
”Estúdio sobre prácticas de manejo de pasturas nativas en sabana inundable de la región del Pantanal brasilero” e “Utilizácion y conservación de razas naturalizadas em sistemas de producción de la región del Pantanal brasilero”.

“Em função da multidisciplinaridade do centro de pesquisas, por sermos uma Unidadeeco-regional e pela qualidade técnica de nossos pesquisadores, temos sido constantemente convidados a realizar palestras no Brasil e no exterior”, disse José Aníbal Comastri Filho, chefe-geral da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada aoMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo ele, essas contribuições da Embrapa Pantanal para outros países ajudam a elevar o nome da empresa no cenário nacional e internacional. “Faz com que a Embrapa tenha o reconhecimento devido pela sua doação em prol do desenvolvimento sustentável do agronegócio”, afirmou Comastri.

RESISTÊNCIA PARASITÁRIA

O pesquisador Antonio Thadeu de Barros esteve em Vera Cruz, no México,nos dias 1º e 2 de setembro, participando da reunião anual do Grupo de Trabalhoda FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) em Resistência Parasitária.

Há alguns anos, Thadeu faz parte deste grupo de especialistas, que conta com aparticipação de vários países, como Estados Unidos, Austrália,Colômbia,Uruguai, Alemanha e Brasil.
"É um fórum de discussão sobre resistência em endo e ectoparasitas, a inserção da Embrapa neste fórum é um reconhecimento institucional,considerando que o grupo é bastante restrito", disse.
Neste ano, o pesquisador apresentou palestra sobre a influência das doses inseticidas no desenvolvimento da resistência. "É sempre uma valiosa oportunidade de intercâmbio científico e institucional, além da cooperação internacional. As discussões abordam o problema desde o cotidiano dos produtores rurais até desafios globais à produção pecuária", disse Thadeu.
Segundo ele, a resistência parasitária é considerada prioridade pela FAO, que organiza eventos anuais para discutir o tema e propor recomendações técnicas, planos de ação e diretrizes sobre o assunto.

AQÜICULTURA

O pesquisador Agostinho Catella acaba de retornar da cidade de Resistencia, na Província del Chaco, Argentina, onde participou do 3º Seminario Internacional de Acuicultura Continental, realizado de 26 a 29 de agosto. Ele apresentou o trabalho "La pesca y la acuicultura como actividades complementarias para la producción de pescado". O evento teve como público-alvo principalmente piscicultores argentinos e, entre os palestrantes, foram incluídos pesquisadores do Brasil, do México e da Argentina, segundo ele.

O pesquisador informou que a "aqüicultura ainda é pouco desenvolvida na Argentina” e durante o seminário, foi apresentada aos participantes uma visãogeral dessa atividade, incluindo as etapas da alimentação e cuidados sanitários, o uso de produtos e de tecnologias adequadas ao manejo,aspectos econômicos e inserção do pescado no mercado, além de informações sobre a reprodução, entre outros temas.

"Como o país é subtropical, com clima mais frio que o nosso, há espécies nativas que são cultivadas no Brasil, mas que não se adaptam lá. Eles precisam escolhere spécies adequadas e, de preferência, autóctones, que são naturalmente pré-adaptadas às condições locais", afirmou.

Em sua palestra, Agostinho explicou que a pesca e a piscicultura são atividades parceiras e não antagônicas na produção de pescado para a sociedade. As duas dependem dos peixes enquanto recursos naturais renováveis, a pesca, mais diretamente, mas a piscicultura também porque a fonte dematrizes/reprodutorese de espécies a serem utilizadas no futuro sempre é o rio.

A pesca sustentável garante a conservação pelo uso dos recursos pesqueiros ao mesmo tempo em que realiza, de forma automática, o monitoramento da qualidade ambiental.

Ele abordou, também, fatores de riscos que podem causar perda de qualidade ambiental, provenientes de atividades externas à pesca e que podem reduzir a produção dos estoques e comprometer a qualidade das águas utilizadas na piscicultura.

O evento foi promovido pelo CFI (Consejo Federal de Inversiones), uma instituiçãoque tem a função de buscar alternativas equilibradas de desenvolvimento para o país.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
22/11/2017 - 11h35
PMA autua fazendeiro por erosão e assoreamento de córrego
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
22/11/2017 - 09h23
Projeto Florestinha completa 25 anos formando cidadãos responsáveis
22/11/2017 - 07h26
Acumulada, Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quarta-feira
22/11/2017 - 06h13
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.