zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Habitação - 13/08/2009 - 10h57

Setor Habitacional do Estado é reconhecido nacionalmente




Andressa Lopes

Por Redação Pantanal News/Andressa Lopes

O setor habitacional de Mato Grosso do Sul é reconhecido nacionalmente. Essa é a conclusão que se pode tirar depois da posse do secretário de Estado de Habitação e das Cidades Carlos Marun, ocorrida na ultima terça-feira (11) em Brasília,onde estiveram presentes as principais autoridades federais e entidades nacionais que militam no setor.

Marun foi reempossado no cargo de presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano – FNSHDU pelo biênio 2009/2011. O evento aconteceu no Hotel San Marco, Setor Hoteleiro Sul da Capital Federal.

Em seu discurso de posse Marun disse que teve a oportunidade de viver muitas coisas e muitos momentos em seus doze anos envolvidos com o setor habitacional. Contudo, que esse setor sempre foi tratado como figurante, isso quando ele aparecida como tal.

Mas, para sua surpresa mediante a crise econômica mundial, veio a grande oportunidade da habitação. O presidente Luis Inácio Lula da Silva reconheceu que investir em habitação seria a melhor forma de combatê-la.

Através do Programa Minha Casa Minha Vida, Lula resolveu construir um milhão de moradias em todo o território nacional. Fazendo com que o setor habitacional despontasse como “protagonista” dentre os diversos setores. “Habitação hoje é uma estrela no atual cenário político. Isso graças ao Minha Casa Minha Vida, que apesar de precisar de alguns ajustes, está nos oportunizando a possibilidade da diminuição do déficit habitacional brasileiro”.

O secretário de Habitação lembrou ainda que o desenvolvimento e a evolução do projeto habitacional só poderão ser realizados em parcerias, sejam entre os entes federativos, entidades civis, movimentos rurais, setores públicos e privados.

Marun fez questão de agradecer o trabalho e a parceria do Ministro Márcio Fortes, da Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães e do Vice-presidente do Governo da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda.

Finalizou seu pronunciamento defendendo a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 285/2008, a PEC da Moradia Digna, que visa regulamentar a vinculação permanente de recursos: Federal (2%), Estaduais e Municipais (1%) ao setor habitacional. Garantindo a produção de moradia digna à população.

 Marun enfatizou a importância de se encarar habitação como uma política de Estado e não como política de Governo. Pois, essa questão é permanente. Disse por fim, que o Fórum Nacional de Secretários de Habitação será um instrumento permanente para contribuir com o governo e trabalhar em prol da habitação. Sem perda de sua identidade através de críticas construtivas.

Dentre os ilustres presentes estavam o Ministro das Cidades Márcio Fortes que destacou a importante contribuição que o secretário de Habitação e presidente do FNSHDU, Carlos Marun tem realizado não só com o setor habitacional de Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil.

“O Fórum Nacional dos Secretários de Habitação tem sido um instrumento muito ativo na discussão e colaboração para desenvolvermos a política habitacional brasileira. Aconselho até ao Marun que sejam implantados fóruns estaduais, para discutir a produção local”, disse Márcio Fortes.

O ministro também enfatizou a importância das parcerias entre os governos estaduais e municipais, junto à união, para a construção de casas e diminuição do déficit habitacional do país.

A secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães marcou presença na solenidade e destacou o trabalho que o secretário de Habitação vem realizando. “O Marun tem esse jeito brincalhão, descontraído, mas na hora de falar sério tem autonomia e real conhecimento no que diz respeito à habitação”.

Esteve presente Jorge Fontes Hereda , vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal. Ele disse que conhece Marun há muito tempo e que já teve a oportunidade de trabalhar com ele. “Sei bem como é trabalhar com o Marun e ele é incansável”.

Também participaram do evento o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Federal Eduardo Sciarra (DEM/PR) e o presidente da Frente Parlamentar da Reforma Urbana, deputado Federal, Paulo Teixeira (PT/SP) – um dos defensores da PEC da Moradia Digna.

De acordo com o deputado Paulo Teixeira já existe uma grande mobilização da sociedade para garantir a aprovação da PEC e Marun desponta dentre os agentes na luta por tal aprovação.

 Além de várias figuras do cenário político nacional, estiveram presentes: o senador Valter Pereira; os deputados federais Geraldo Resende, Dagoberto Nogueira e Antônio Carlos Biffi; os prefeitos de Aral Moreira Edson Luiz de David e de Coronel Sapucaia Rudi Paetzold; vereadores de diversas localidades, amigos, empresários, representantes de movimentos sociais todos de Mato Grosso do Sul.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
17/05/2017 - 07h35
Reinaldo Azambuja entrega 300 casas em Fátima do Sul nesta quarta
19/01/2017 - 12h31
Parceria para construção de casas deve sair até o fim do mês, diz Reinaldo
10/11/2016 - 05h55
MS é o primeiro estado a receber nova etapa do Minha Casa Minha Vida
17/10/2016 - 12h55
Com investimentos de R$ 35 mi, governador entrega 568 casas
27/09/2016 - 07h55
Reinaldo visita Dourados com o ministro das Cidades para entrega de casas
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.