zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Brasil - 11/08/2009 - 16h53

Grupo procura parceiros para investir em fábrica aeronáutica em MS




Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Edemir Rodrigues
recurso

Campo Grande (MS) – O município de Paranaíba despertou o interesse da DTAA Desenvolvimento de Tecnologia de Automação Aeronáutica, uma Organização da Sociedade Civil de Propósito Específico (Oscip), para a instalação de uma fábrica de peças de aviação e de aeronaves. Diretores da organização, criada em São José dos Campos (SP), estiveram hoje (11) com o governador André Puccinelli para apresentar o projeto de criação da empresa e conhecer as condições competitivas que o Estado e o Município oferecem.

 A ideia dos diretores da DTAA é aproveitar inicialmente o filão de mercado para aeronaves pequenas, de dois e quatro lugares. “É um mercado do qual a Embraer não participa há anos e para o qual não tem produto nacional, só importado”, afirma o diretor-executivo, Ozílio Carlos da Silva, citando a maior fabricante brasileira de aeronaves, e empresa da qual traz a experiência no setor.

 Segundo o grupo, o desenvolvimento do primeiro protótipo está em fase adiantada, em São José dos Campos. “Todos os equipamentos estão disponíveis; pretendemos iniciar a fabricação em 2010”, explica o diretor-executivo. Segundo o

 Se falta oferta no mercado interno, a procura é grande, tanto por compradores brasileiros, quanto internacionais, segundo Silva. Uma fabricante americana de modelo semelhante vendeu 708 unidades em 2008. A DTAA diz ter o cronograma “conservador” de vender 814 aviões entre 2010 e 2016, sendo dois terços para o mercado externo.

 

Em outra etapa, a empresa partiria para produtos maiores e já estuda a fabricação de um bimotor para 12 passageiros. “Seria uma aeronave para serviço, transporte de pequenas cargas e com condições de pousar em pistas não preparadas”, completa.

 A localização de Paranaíba, no leste de Mato Grosso do Sul e próximo ao noroeste paulista, é um dos principais atrativos para os idealizadores da nova indústria. Em visita ao município antes de virem a Campo Grande, os diretores gostaram da pista do aeroporto e identificaram uma área de interesse nos arredores. Eles prevêem a necessidade de 10.000m na primeira etapa da unidade, e o dobro disso, na etapa seguinte.

                                 

As características de fabricação prevêem aeronaves simples, de menor custo e produção rápida, mas com alto desempenho. A instalação da unidade em local que otimize custos, aliados a um política de incentivo são importantes para atingir essa meta. O governador André Puccinelli citou que o programa MS Empreendedor oferece isenção fiscal e tributária diferenciada em casos de produtos que ainda não tenham similar sendo fabricado no Estado. A importação de componentes que também não estejam disponíveis localmente pode ter incentivo.

 Antes de instalar a fábrica, o projeto necessita de parceiros para formar uma sociedade e constituir de fato a empresa. Segundo os diretores, é preciso um aporte de capital de R$ 3,8 milhões ainda neste ano. O cronograma é lançar a fábrica entre o fim de 2009 e início de 2010, dependendo da viabilização de investimento inicial.

 O governador determinou que as secretarias de Produção e da Fazenda estudem a proposta da DTAA e prestem todas as informações sobre os incentivos legais que o Estado pode oferecer, e sobre os canais de captação financeira para as etapas seguintes do projeto. “O Estado ajuda no que puder para que vocês tenham o aporte de sócios, na confecção de projetos para o FCO (Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste), em dados estruturais, garantiu.

 Puccinelli assegurou que, associado à prefeitura e aos deputados da região, o governo está disposto a prestar o suporte que puder para concretizar o empreendimento. O prefeito de Paranaíba, José Garcia de Freitas, o Zé Braquiara, também está em conversação com a organização para discutir o que o município pode oferecer de incentivos. A audiência de apresentação do projeto teve as participações da secretária de Produção, Industria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; do secretário-adjunto de Fazenda, Gilberto Cavalcante; dos deputados Diogo Titã e Ary Rigo. Da DTAA participaram o diretor Administrativo e Financeiro, Ivan Pedrozo e responsável pela área de Planejamento, Orlando Camargo Pedrozo Junior. 


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
11/10/2017 - 08h00
Horário de verão 2017 começa neste domingo; moradores de 10 estados e DF devem adiantar relógio em 1 hora
14/09/2017 - 10h20
'Geladeira solidária' disponibiliza alimentos de graça em São Carlos, SP
04/08/2017 - 08h50
Luiz Melodia morre aos 66 anos, em decorrência de câncer de medula
24/04/2017 - 10h39
Corpo do cantor Jerry Adriani é velado no Rio
24/01/2017 - 09h10
Piloto do avião de Teori disse que esperaria fim da chuva para pousar, afirmam técnicos
 
Últimas notícias do site
17/10/2017 - 14h39
Bombeiros fazem sobrevoo para avaliar combate a fogo que já destruiu 20 mil ha
17/10/2017 - 14h00
Fazendeiro é autuado em R$ 18 mil por desmatamento e exploração ilegal de madeira
17/10/2017 - 12h56
Homem é preso pela PMA com 34 filhotes de papagaios, periquitos e pássaros silvestres
17/10/2017 - 12h19
PM de MS cria programa de meritocracia para destacar trabalho de policiais
17/10/2017 - 10h25
Conab assina oito novos contratos com agricultores familiares em MS
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.