zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 10/08/2009 - 16h13

O Rio Guaíba e a Terceira Margem




Por Hiram Reis e Silva

"Desembarcou aqui como passageiro comum entre tantos que procuram a terceira margem do rio entre o céu e a terra”.
(Wilson Nogueira - O Andaluz)

 Irmão Guaíba, navegando por tuas águas, afasto-me do mundo real e mergulho na tua essência mística, deixo o limitado pragmatismo de lado e penetro na tua fluidez infinita. Meu nível de consciência se altera, afastando de mim o cotidiano insano e permito que tuas ondas me conduzam a uma nova realidade materializada pelas tuas cálidas ondas que me arrastam. Uma estranha solidão invade meu íntimo e a onírica experiência faz com que assumas uma nova forma de vida. De repente, se estabelece uma relação única entre nós e, tu e eu, somos um só. Sinto como se regredíssemos ao útero da mãe Terra, um morno e profundo silêncio nos envolve e ao longe avistamos, por trás da bruma que se desfaz - a Terceira Margem.

 - Geraldo Knippling

 O Comandante Knippling, velejador, escritor, cartógrafo, ex-comandante da Varig, conhece, profundamente, os segredos das águas do Guaíba e Lagoa dos Patos. O autor de ‘O Guaíba e a Lagoa dos Patos’ e ‘Descobrindo o Guaíba’, fez considerações importantes e, mais do que nunca, atuais no seu artigo: ‘Guaíba, Rio e não Lago’ - editado no site ‘popa.com.br’ em dezembro de 2003. Knippling lança um alerta veemente sobre o interesse imobiliário que procura se sobrepor, de qualquer maneira, através de artifícios legais, às questões ambientais.

 “A atual controvérsia sobre o topônimo ‘rio’ ou ‘lago’ poderia ser inócua se, por trás dessa desprezível divergência, não se escondesse ardilosa manobra para a especulação imobiliária. Com o Guaíba ‘rio’, há restrições para o uso indiscriminado da orla. São 500 metros de proteção ambiental, de acordo à Lei Federal 7.803, que regula as áreas de proteção permanente. Então, de forma ilegal, o chamaram de ‘lago’, onde a proteção ambiental não vai além de 50 metros.

 Se for ‘lago’, não se aplicam as normas de proteção da mata ciliar dos rios, de 500 metros. Mas o Guaíba é rio. Os compêndios de geografia têm definições claras sobre os corpos d’água, que não se podem mudar para enquadrar detalhes subjetivos e alterar o significado. O Guaíba é rio por se deslocar de nível mais elevado para nível mais baixo, aumentando de volume até desaguar no mar, num lago ou noutro rio. Pouco importa se preenche uma falha do maciço granítico, de formação tectônica ou não.

 Segundo os conceitos vigentes, ‘lago é uma extensão de água cercada de terras’ e o Guaíba não é nada disso, a não ser que se construa uma represa em Itapuã. Também são falsos os argumentos de que o ‘lago’ seria formado ‘pela barragem natural da península da Faxina’. Lá não há qualquer barragem. É só uma área de menor profundidade, como parte do leito do rio, sobre a qual fluem livres as águas”.

 - Irmão Rio

 “E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;

E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
(João 2: 13-25; Mateus 21: 12-13; Marcos 11: 15-19; Lucas 19: 45-49)

 Os gananciosos empresários e políticos que desconhecem teu encanto, tua serenidade e visam tão somente interesses econômicos estão preocupados em alterar tua classificação para te corromper e te agredir ainda mais através da especulação imobiliária. Somente aqueles que te trazem no coração, que te consideram uma obra do Grande Arquiteto do Universo - um santuário, somente aqueles que compreendem tua história e teu destino são capazes de vislumbrar as maquiavélicas intenções destes vendilhões que mercadejam vilmente procurando abalar as colunas do teu sagrado templo. Comento, com alguns diletos amigos, que não treino no Guaíba, mas que treino contigo, Guaíba. Com o passar do tempo, fui te conhecendo, amando e respeitando cada vez mais. Foste meu Mestre Amado nas horas difíceis em que eu tentava, com dificuldade, não naufragar na depressão e no desalento.

 O Rio

Ana Paula Filipe

 Suave flui o rio

Por onde vou vivendo.

 Se para a margem me desvio

E a ela eu me prendo.

 Na procura da certeza

Naquilo que está mais perto.

 Na luta, com a correnteza,

em exaustão, me liberto

Mas, deixo-a envolto em pranto

De deixar o que era certo

Se em fúria eu me lanço

Na procura do que está longe

Na ausência eu me canso

Sem ver o que lá se esconde.

 Mas, se me deixar levar

Ao sabor do meu destino

No prazer de desfrutar

As margens que me dão tino.

 Em cada margem que passa

Outra estou a conquistar

O futuro não se teme

Quando se está a amar.

 Da alma eu faço o leme

Para a vida navegar.

 Meu coração já não geme,

Pelas margens que vou deixar.

 Nas tuas águas, afogo meus desesperares, meus desencantos, meus desamores. No aconchegante embalo de tuas ondas, encontrei forças para perseverar e enfrentar minhas angústias e meu desânimo. Tua imensidão me abraça e conforta, tuas tranquilas águas me acalmam. Tua suave brisa insufla nos meus pulmões a mais bela e pura energia e me aproxima, cada vez mais, da Terceira Margem. Tuas águas revoltas mostram a rota da humildade que devo seguir e a névoa que te cobre nas manhãs de inverno trazem sinais de esperança nos horizontes que aos poucos se revelam.

 Sinto tua falta como do ar que penetra em meus pulmões e oxigena meu sangue. Nas inúmeras rotas em que me acompanhaste, foste um fiel e silente parceiro. A afinidade que nos irmana dispensa palavras, não precisa, absolutamente, delas. Aprendi contigo a interpretar os sinais da natureza, a me deixar levar pelos ventos e pelas ondas, a mergulhar na tua memória ancestral e dela recolher fragmentos da sabedoria dos tempos. Tuas belas ilhas e praias estarão sempre registradas na minha retina, os momentos de puro êxtase que, juntos, experimentamos permanecerão gravados eternamente na minha memória. Só aqueles que trazem na alma o amor pela natureza talvez entendam o sentimento que me invade, quando navego pelas tuas águas infindas. Sejam capazes de entender a estranha energia que me invade e revigora e a sensação mágica que toma conta de minha alma como se eu estivesse entrando, sozinho, em um recinto misterioso e sagrado. Que Deus não permita que os vendilhões triunfem.

 - Rio Negro

 O treinamento para o Rio Negro continua e depois dele outros virão. Os obstáculos, me ensinaste, existem apenas para aumentar nossa determinação e vontade de prosseguir. Parar, um dia sim, talvez, mas só quando meus braços não conseguirem empunhar o remo e manter a voga. O Negro tem a magia das suas águas pretas, das suas praias de brancura imaculada e natureza exuberante, mas nenhum outro se igualará, jamais, a você meu Amigo e Irmão Guaíba.

 Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/05/2017 - 12h16
Projeto prevê salas de amamentação em shoppings, aeroporto e igrejas
26/05/2017 - 11h48
Polícia Militar capturou quatro foragidos da justiça nos últimos dias
26/05/2017 - 10h59
PMA apreende meia tonelada de pescado e aplica R$ 33 mil em multas
26/05/2017 - 10h20
Fim de semana em MS tem eventos gratuitos na capital e no interior
26/05/2017 - 09h25
7º Batalhão da PM fecho o cerco contra assaltos à bancos
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.