zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 08/08/2009 - 07h53

Serviço Florestal premia móvel feito de madeira alternativa




Por Redação Pantanal News/Fabiana Vasconcelos

Arquiteto de Santa Catarina ganhou concurso com cadeira feito de madeira usada em caixotes e ripas na construção civil

 Uma madeira usada para fazer caixotes e ripas na construção ganhou um uso muito mais nobre nas mãos do arquiteto Jader Almeida, 28 anos. Transformou-se em uma cadeira de linhas harmoniosas e de beleza simples que lhe conferiu o 1º lugar no Prêmio de Madeiras Alternativas do Serviço Florestal Brasileiro.

 O arquiteto recebeu o prêmio em cerimônia na noite da última quinta-feira, 6, em Bento Gonçalves (RS) durante o Salão Design Casa Brasil 2009, um dos maiores eventos do setor. “Fiquei surpreso, foi muito bom. É sempre gratificante saber que o produto está dentro de uma coerência formal e tem um equilíbrio”, diz Jader.

 A peça feita por ele, a “Cadeira Bossa”, tem a estrutura feita de jequitibá, uma madeira nativa da Amazônia, e o assento e encosto feitos de palhinha, como forma de agregar valor a produtos subutilizados. Para o arquiteto, um dos méritos da iniciativa, além de estimular o uso de madeiras pouco conhecidas em movelaria, é o de valorizar uma matéria-prima renovável. 

 Almeida, que busca inspiração para suas peças em viagens dentro e fora do Brasil, tem observado tendências em design que apontam para utilização de aço e acrílico, materiais que não são renováveis e cuja fabricação causa grande impacto na natureza. “O Prêmio é um incentivo a usar madeira, que é abundante no país, mas dentro de uma consciência de que tem que ser tirado de forma coerente e que possa haver manejo”, diz ele.

 DIVULGAÇÃO – Um dos objetivos do Prêmio de Madeiras Alternativas do Serviço Florestal é estimular o uso de madeiras pouco conhecidas. A criação de peças por designers, em concurso, foi a forma encontrada para incentivar a experimentação capaz de despertar interesse na indústria.

 Chefe do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal, Varlone Martins, diz que a difusão de madeiras sem uso ou pouco utilizadas em movelaria ajuda a diminuir a pressão sobre espécies consagradas como o mogno e a cerejeira.

 “Essas são madeiras que todo mundo já conhece e a exploração sobre elas é muito grande. A demanda de madeiras é sempre grande e o oferecimento de alternativas evita a superexploração das madeiras tradicionalmente conhecidas”, diz.

 A disseminação do potencial das diversas espécies brasileiras é também uma forma de valorizar as madeiras retiradas por plano de manejo. A técnica evita o esgotamento da floresta ao privilegiar a extração de diferentes madeiras, o que abre o leque de opções desses produtos no mercado.

 HISTÓRICO – A primeira edição do Prêmio Madeiras Alternativas ocorreu em 1996 com o nome Prêmio Ibama/Movelsul de Madeiras Alternativas. A iniciativa foi realizada a cada dois anos até 2008. A partir de 2009, o Prêmio do Serviço Florestal passa a ser concedido anualmente no Salão Design, que ocorre paralelamente às feiras Casa Brasil e Movelsul Brasil.

 Promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) com o objetivo de integrar a criatividade e a inovação tecnológica, o Salão Design premiou 23 projetos dentre cerca de mil trabalhos inscritos, vindos de 14 países. Durante o evento são entregues o Prêmio Madeiras Alternativas, do Serviço Florestal, e o Prêmio Mérito Social.

 UMA PEÇA “HONESTA” – Ao produzir a cadeira bossa,  o arquiteto Jader Almeida buscava a linha tênue que divide o bom desenho do desenho óbvio. Assim, chegou a uma peça “livre de exibicionismo, que não quer roubar a cena, mas que contribui para a evolução da forma”, diz ele.

 Natural de Chapecó (SC), Almeida começou na área cedo. Aos 15 anos começou a trabalhar em uma fábrica de móveis em que o tio era gerente. Continuou no “chão de fábrica” até 2002, aliou o conhecimento prático e o talento à teoria. Hoje tem mais de 100 peças no currículo e é dono de um escritório de design e arquitetura.

 Como prêmio, virá à Brasília conhecer o Laboratório de Produtos Florestais, que há mais de 30 anos faz pesquisa sobre madeiras brasileiras. Também irá à Amazônia conhecer uma iniciativa de uso florestal por plano de manejo.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
21/09/2017 - 12h44
Dia da Árvore tem plantio e coral do Rede Solidária na Sedhast
21/09/2017 - 08h23
Campo Grande recebe primavera colorida pelos tarumãs e jacarandás
14/09/2017 - 05h50
Incêndio florestal que durou 10h consumiu pelo menos mil hectares
08/09/2017 - 07h45
Em uma semana, setembro já é o 3º mês com mais queimadas no ano
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
25/09/2017 - 14h11
PMA desmonta acampamento e autua turistas por pesca ilegal
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.