zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artes e lazer - 01/08/2009 - 12h05

Oficina traz técnicas inovadoras de reciclagem para arte-educação




Por Redação Pantanal News/Noticias.MS

Edemir Rodrigues
recurso

Bonito (MS) – Conhecidos pelo trabalho de reciclagem e pirogravura em garrafas PET, o casal de artistas plásticos Eduardo e Rudi Webster trouxe ao 10º Festival de Inverno as técnicas inovadoras que desenvolveram, aliadas ao carisma e a disposição de socializar o conhecimento. As peças em exposição e a oficina ministrada na última quinta-feira (30) no EcoEspaço agradaram em cheio pessoas dispostas a aprender ou aperfeiçoar as opções de fazer arte e, ao mesmo tempo, contribuir com o meio ambiente. Mesmo os leigos, nunca mais verão para aquela garrafa vazia de Coca-cola com os olhos de antes.

 

Para quem visitou o espaço de maior apelo ecológico do FestIn, foi impossível não experimentar as poltronas e pufes de garrafas transparentes, ajustadas por meio da técnica de parafusagem usada por Eduardo. “Aguentam mais de 200 quilos”, garante o artista. Outra criação do casal, as redes coloridas também chamam a atenção. Duas peças trazidas para o Festival são decorativas, mas é possível fazer redes para usar mesmo, garante Rudi.

 

Rudi mostra uma rede, confeccionada com recortes de PET, tinta verniz-vitral, e linha de polietileno

 

Bolsas, luminárias, objetos de mesa e outras amostras da arte que Eduardo e Rudi produzem e ensinam por meio do Projeto Ecoss - Ecologia Comunitária Orientadora de Serviços Seletivos – também despertaram o interesse e fizeram a alegria de quem pretende aperfeiçoar o trabalho com as garrafas PET. Os efeitos visuais belíssimos são conseguidos com a associação dos recortes e montagem à pirogravura. Usando o pirógrafo – instrumento de ponta incandescente – Rudi ensina a fazer tramas, desenhos, recortes e uma infinidade de detalhes que dão toques mais que especiais às peças.

 

Na oficina, os cerca de 20 alunos aprenderam que para fazer a arte, é preciso um cuidado com as garrafas desde a coleta, para não ter riscos ou outros danos. O rótulo é retirado na hora do trabalho, e até para limpar a cola tem um jeitinho cuidadoso. Isso mantém a aparência de nova da matéria-prima.

 

Formada em artes plásticas e professora na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, Maria Osméria Gouveia Simões tratou de garantir a vaga na oficina assim que soube da vinda dos artistas.  Ela que já trabalhou com as PETs fazendo pequenas oficinas de brinquedo e decoração para uma festa da primavera, quer aperfeiçoar as técnicas e fazer com que as crianças coloquem a mão na massa. “Quando o aluno mesmo faz, ele se sente responsável, e não destrói”, avalia a arte- educadora.

 

Arte-educadora quer aperfeiçoar trabalho em escola pública

 

Em Tinguá, no Estado do Rio de Janeiro, onde têm a base do projeto, Eduardo e Rudi trabalham com dezenas de cooperativas de catadores. A partir da proposta dos artistas plásticos, a coleta seletiva ganhou um olhar diferente e mais valorizado que o simples recolhimento para reciclagem e reaproveitamento pela própria indústria. “Minha satisfação é ver que hoje as pessoas valorizam o material. Já fizemos cama, berços, estantes, cadeirinhas escolares infantis e até um conjunto de 80 poltronas para um teatro universitário”, orgulha-se Eduardo. “Hoje, dá pra se fazer o que quiser com a garrafa. Tudo é possível, e, se ainda não for, a gente faz com que seja”.

 

No Festival de Inverno, o casal não só traz, como também busca conhecimento. Eduardo diz que a todo lugar que vai, procura saber o que a comunidade faz pelo meio ambiente, conhecer os projetos locais e agregar informações aos seus próprios projetos.

 

Para quem quer conhecer mais do trabalho, vale uma visita ao EcoEspaço, montado no Salão Acácia Branca, na Rua Senador Filinto Muller, a duas quadras da Avenida Pilad Rebuá.

 

Clique aqui e confira a galeria de imagens da Exposição Arte aos Pedaços, no EcoEspaço.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
Gilson , em 28/01/2010 - 17h02

Sou acadêmico do curso de Ciências Biológicas (UFMS/CPAQ),paticipo de um grupo de pesquisa em educação ambiental que desenvolve trabalhos com a comunidade do Bairro Nova Aquidauana (Aquidauana/MS). Recentemente realizamos uma pesquisa que detectou o lixo urbano como principal problema na comunidade. Acreditamos que iniciativas semelhantes são necessárias para minimizar os efeitos dessa problemática. Gostariamos de contactar o casal Eduardo e Rudi Webster. Desde já agradeceriamos o fornecimento de algum meio de contato com os representantes do projeto Ecoss. Atenciosamente Gilson

gladys, em 02/09/2009 - 17h44

sempre gostei de trabalhos artesanais e navegando por paginas da Capital encontrei vocês.Espere retorno para conhecer melhor seus trabalhos. Sou Pedagoga e Técnica de Secretaria de Educação de São Gab. do Oeste.

 
Últimas notícias do canal
21/01/2014 - 15h45
Projeto oferece atividades em praças e parques de Campo Grande
25/10/2013 - 07h37
Academias ao ar livre têm orientação de professores em MS; veja horários
18/10/2013 - 10h23
Dupla formada em Campo Grande consegue vaga no The Voice
27/09/2013 - 15h29
CCI realizará uma semana de comemoração ao Dia do Idoso
23/11/2012 - 09h09
FCMS leva o artesanato sul-mato-grossense para a 23º Feira Nacional do Artesanato
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 09h52
Gás de botijão leva prévia da inflação oficial a 0,34% em outubro, diz IBGE
20/10/2017 - 09h30
Enem 2017: locais de prova já estão disponíveis no cartão de confirmação
20/10/2017 - 09h09
PMA prende jovem com rifles e munições ilegais
20/10/2017 - 08h40
Corumbá tem dois projetos selecionados para fase nacional do prêmio MPT na Escola
20/10/2017 - 08h07
PMA autua fazendeiro por degradação de matas ciliares
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.