zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 28/07/2009 - 16h33

Não espere a tragédia acontecer




Por Prof Rosildo Barcellos

A morte no trânsito continua batendo a nossa porta e se o ritmo estatístico for mantido como nos últimos dez anos, o mundo contará com 2,4 milhões de mortes por ano em 2030.E esse número é uma tendência mundial.Após analisar a legislação de trânsito de 178 países constatamos que apenas 15% destes países tem uma legislação consolidade em relação ao tema  incluindo limites alcoólicos, limites de velocidade dentro de cidades e obrigatoriedade no uso de equipamentos de segurança como o  capacete e óculos de proteção. Menos de 60% desses países tem leis que exigem o cinto de segurança para todos os passageiros. Menos da metade dos países tem o índice recomendado para a concentração de bebidas alcoólicas no sangue, de 0,05 gramas por decilitro. Em termos percentuais, o maior índice de acidentes está no Leste do Mediterrâneo e nos países africanos. As menores taxas estão na Holanda, Suécia e Reino Unido.

     No Brasil temos a lei 9503/97 que instituiu o Código de Trânsito Barsileiro auxiliado por 326 resoluções do Contran . Ainda estão em estudo pelo menos 1.600 propostas para alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)que estão em tramitação na Câmara dos Deputados. No Senado, há outros 293 projetos: 186 de senadores e outros 107 vindos da Câmara, que tratam de variados assuntos, desde a instalação de air bags até a proibição de radares móveis.Existem propostas interessantes como por exemplo para quem exceder o limite de velocidade por duas ou mais vezes no período de um ano, a 50 km/h (ou mais) em relação à máxima permitida em determinada via, será conduta que levará automaticamente o motorista infrator a júri criminal. Para estes, haverá além da multa a previsão de pena de até 2 anos de prestação de serviços à comunidade, o que deverá ser feito "em hospitais da rede pública, clínicas ou instituições que atendam vítimas de acidentes de trânsito".

     Mas enquanto isso não sai do papel temos verificado que a cada dia que passa, é possível ver mais motoristas desrespeitando desde as mais singelas e notórias regras até as mais específicas. E aqueles que insistem em fazer tudo certo ainda sofrem retaliações.Isso levou o Contran a editar uma decisão inédita: a de avaliar os instrutores de autoescola e também os examinadores dos Departamentos de Trânsito. A resolução 321, que regulamenta essas mudanças, entrou em vigor em 22 de julho próximo passado.Essa  prova vai ser aplicada de três em três anos, será obrigatória e quem não fizer vai ficar proibido de trabalhar. A pontuação máxima é 100, e os profissionais terão de alcançar, pelo menos, 70 pontos. Quem não tirar a nota mínima, será providenciada uma requalificação, onde vai relembrar as regras de trânsito.

     Uma máxima antiga diz que somente um bom professsor pode ser um espelho para o bom aluno.É evidente que o trato com as pessoas possui inúmeros óbices, mormente  quando você precisa ensinar algo que alguém não saiba, não tenha conhecimento,ou quando ela já tem alguns vícios. Por isso, é preciso ter toda uma preparação,aliada a experiência para ser um bom instutor e obviamente uma sistemática de avaliação pode trazer alguns bons frutos.Acredito também que seria de bom alvitre que as escolas tradicionais também pudessem  incluír a disciplina Educação para o Trânsito em sua grade, para que desde cedo, as crianças tenham contato com essa realidade,posto que,o trânsito tem ramificações em todas as áreas, e somente quem passou por um acidente de trânsito pode mensurar essa abrangência.Não espere uma acontecer tragédia em sua família para que você tome providências e dirija consciente.

*articulista

 

 


 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões.

redacao@pantanalnews.com.br


 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/11/2017 - 08h00
Expedição Centenária – F. Coimbra – Corumbá I
09/10/2017 - 13h44
Joaquim Francisco de Assis Brasil
09/10/2017 - 13h43
Assis Brasil, Acre
09/10/2017 - 13h34
O Assassinato de Chico Mendes
09/10/2017 - 13h31
Epopeia Acreana - Parte VII
 
Últimas notícias do site
17/11/2017 - 16h03
Viralizou: cachorrinho 'penetra' na balada é a imagem mais fofa que você vai ver hoje
17/11/2017 - 10h18
Fim de semana tem sertanejo, funk, comédia e teatro
17/11/2017 - 07h53
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
17/11/2017 - 07h44
Proprietários rurais são autuados por manterem carvoarias ilegais
17/11/2017 - 06h14
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.