zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Pesquisa no Pantanal - 11/09/2008 - 11h10

IEB e CI-Brasil investem R$ 160 mil em projetos de pesquisa no Cerrado e no Pantanal




Divulgação

Figura 1. Região 1



Figura 2. Região 2
Por Mirella Domenich

O programa Cognitus visa apoiar estudantes e pesquisadores no levantamento de espécies ameaçadas de extinção e na avaliação do estado atual de conservação da biodiversidade na região; edital de seleção das propostas, aberto até 10 de outubro, está disponível no site www.cognitus.conservacao.org

Brasília, 11 de setembro de 2008 – O Instituto Internacional de Educação no Brasil (IEB) e a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) lançam hoje edital para a seleção de projetos de pesquisa no Cerrado e no Pantanal. O programa, denominado Cognitus, irá investir R$ 160 mil em projetos de pesquisas com espécies da fauna ameaçadas de extinção e com inventários biológicos em áreas críticas para a conservação. Interessados devem enviar suas propostas no site do programa Cognitus (www.cognitus.conservacao.org) até 10 de outubro de 2008.

O objetivo do Cognitus é aumentar o conhecimento das espécies-alvo, fornecer subsídios para a elaboração de propostas de proteção de áreas e ajudar na elaboração de planos de ação para a conservação de espécies da fauna ameaçadas de extinção do Cerrado e do Pantanal. “Levantamentos de campo, compilações de dados de literatura e coleções científicas são extremamente necessários para avaliar a situação de ameaça das espécies e estabelecer estratégias de proteção e de manejo de áreas protegidas. Queremos que o programa ajude os órgãos ambientais no refinamento de estratégias de conservação das espécies ameaçadas no Brasil”, diz Ricardo Machado, diretor do programa Cerrado-Pantanal da CI-Brasil.

Segundo Nurit Bensusan, do IEB, o apoio a projetos de pesquisa na região é essencial para o aprimoramento das atividades de proteção de áreas estratégicas. “Os resultados das pesquisas são fundamentais para identificarmos áreas insubstituíveis e criticamente ameaçadas onde devemos agir de forma imediata para garantir sua proteção”, diz. “A experiência do IEB em conceder esse tipo de apoio, principalmente por meio dos programas Beca e Pesco, nos mostra que um pequeno apoio pode fazer uma grande diferença para pesquisadores e alunos de pós-graduação”, complementa.

Histórico – No Brasil existem poucos programas oficiais voltados para a realização de levantamentos biológicos em regiões críticas para a biodiversidade, principalmente articulados com uma estratégia clara de ação posterior, como a elaboração de planos de ação para conservação das espécies ameaçadas, segundo Nurit, do IEB. Desde a sua criação em 1988, a CI-Brasil realiza estudos voltados para o levantamento de dados biológicos para a elaboração de propostas de conservação nos ecossistemas brasileiros, mas somente a Mata Atlântica contava com um programa para o apoio a projetos por meio de editais. Com o Cognitus, o Cerrado e o Pantanal passam a ter seu mecanismo específico para as espécies ameaçadas. “Esperamos que a biodiversidade comece a ser inventariada nessas áreas com o lançamento da iniciativa. Sabemos que os recursos são poucos, mas o mecanismo está aí para agregar parceiros e esforços, tanto do setor público quanto do privado”, diz Machado.

O conhecimento científico sobre a fauna e a flora do Cerrado e do Pantanal é bastante incipiente e quase todos os grupos são muito pouco estudados. “A conservação de espécies-chave depende da revisão das informações existentes e da geração de dados primários em campo, buscando preencher as falhas de conhecimento”, diz Mário Barroso Ramos Neto, gerente do programa Cerrado-Pantanal da CI-Brasil e um dos idealizadores do programa. “A obtenção de dados básicos sobre as espécies é condição fundamental para a elaboração de estratégias de conservação da biodiversidade”, completa.

A expectativa dos idealizadores do Cognitus é que o programa de apoio a pesquisas venha a se expandir e conseguir contemplar novos grupos de espécies uma vez que ainda há muito a ser conhecido sobre biodiversidade no Cerrado. “Espécies ameaçadas são os casos mais emergenciais, mas esperamos no futuro ter recursos para espécies ainda menos conhecidas, com deficiências de dados ou distribuição restrita, que, pela rapidez da degradação do Cerrado, podem estar sob ameaças mesmo antes de serem devidamente avaliadas nas listas vermelhas”, acrescenta o biólogo Cristiano Nogueira, analista de biodiversidade da Conservação Internacional.

De acordo com a atual lista vermelha publicada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2003, existem 642 animais ameaçados de extinção e o Cerrado é o segundo bioma brasileiro com maior número de espécies ameaçadas: são 86 no total (13%). Uma das estratégias mais básicas para a conservação das espécies ameaçadas é a elaboração de planos de ação específicos. Os órgãos ambientais têm como obrigação a elaboração de tais planos, mas a pequena disponibilidade de informações dificulta tal tarefa. “Esperamos que o Cognitus venha a ajudar no preenchimento de tal lacuna”, salienta Machado, da CI-Brasil.

###

Inscrições - Os projetos podem ser submetidos por pesquisadores de universidades e de centros de pesquisa brasileiros, além de alunos de pós-graduação (mestrado ou doutorado), desde que devidamente matriculados em instituição de ensino no país. A chamada 01/2008 pretende apoiar projetos de inventários biológicos em algumas regiões prioritárias (ver figura 1), sendo que os resultados serão utilizados para a elaboração de propostas para a criação de unidades de conservação.

A chamada 02/2008 é voltada para apoiar projetos de compilação ou coleta de informação sobre ecologia, biologia ou a distribuição de espécies da fauna ameaçadas de extinção no Brasil (na figura 2 há a relação das espécies priorizadas na primeira etapa do programa).

As propostas poderão ser submetidas entre 11 de setembro e 10 de outubro de 2008 no site do Cognitus (www.cognitus.conservacao.org).  Os resultados do processo seletivo serão divulgados a partir de 1º de novembro de 2008 no site do programa.

 ###

Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB

O IEB é uma associação civil brasileira sem fins lucrativos, cuja missão é capacitar, incentivar a formação, disseminar conhecimentos e fortalecer a articulação de atores sociais para o desenvolvimento sustentável. O IEB atua por meio da capacitação técnica e profissional na área socioambiental, do incentivo à qualificação para a conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável, da gestão de recursos e projetos, e da disseminação de conhecimentos. Para saber mais sobre o IEB, visite: www.iieb.org.br.

Conservação Internacional (CI)

A Conservação Internacional (CI) é uma organização privada, sem fins lucrativos, de caráter técnico-científico dedicada à conservação e uso sustentado da biodiversidade. A CI desenvolve estratégias multidisciplinares, com embasamentos científicos, que promovam a conservação de biodiversidade e o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis, compatíveis com a proteção dos ecossistemas naturais. Desde 1990 o Programa do Brasil se transformou em uma entidade nacional autônoma, com a denominação de CI-Brasil. Em todos os seus projetos, a CI-Brasil busca atingir três resultados concretos: evitar a extinção de espécies; criar e apoiar a implementação de unidades de conservação; integrar os vários usos dos recursos naturais em Corredores de Biodiversidade. Para mais informações, acesse www.conservacao.org.

Para mais informações:


Conservação Internacional

Mirella Domenich, tel. (61) 3226-2491 –

m.domenich@conservacao.org

Danúbia Burema, tel. (67) 3326-0002 –

d.sousa@conservacao.org

Instituto Internacional de Educação no Brasil

Alessandra Arantes, tel. (61) 3248-7449

Sugestão de fontes:

Nurit Bensusan, coordenadora do programa Cognitus e Pesco do IEB, tel (61) 3248-7449

Márcia Cortês, assistente do programa Cognitus, tel (61) 3248-7449

Ricardo Machado, diretor programa Cerrado-Pantanal da CI-Brasil, tel. (61) 3226-2491

Figura 1. Região 1 – Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari (GO-MS) – contemplada com o Programa Cognitus (Chamada 01/2008).

Figura 2. Região 2 – Entorno da Estação Ecológica Serra das Araras – MT – contemplada com o Programa Cognitus (Chamada 01/2008).

Tabela 1. Relação das espécies consideradas prioritárias para a realização de estudos em campo ou compilação de dados secundários para a Chamada 02/2008

 

 

Grupo

Família

Espécie

 

IUCN

MMA

Peixes

Rivulidae

Plesiolebias xavantei (Costa, Lacerda & Tanizaki, 1988)

peixe-anual

NE

EN

Peixes

Rivulidae

Simpsonichthys auratus Costa & Nielsen 2000

peixe anual

NE

EN

Peixes

Rivulidae

Simpsonichthys flammeus (Costa 1989)

peixe anual

NE

EN

Peixes

Rivulidae

Simpsonichthys marginatus Costa & Brasil 1996

peixe anual

NE

EN

Peixes

Rivulidae

Simpsonichthys multiradiatus (Costa & Brasil 1994)

peixe anual

NE

EN

Peixes

Rivulidae

Simpsonichthys notatus (Costa, Lacerda & Brasil 1990)

peixe anual

NE

EN

Peixes

Rivulidae

Simpsonichthys santanae Shibatta & Garavello, 1993

peixe anual

NE

EN

Peixes

Rivulidae

Simpsonichthys stellatus (Costa & Brasil 1994)

peixe anual

NE

EN

Anfíbios

Hylidae

Bokermannohyla izecksohni (Jim & Caramaschi 1979)

perereca-de-botucatu

CR

CR

Anfíbios

Leptodactylidae

Odontophrynus moratoi Jim & Caramaschi 1980

sapo-de-chifre

CR

CR

Répteis

Gymnophthalmidae

Placosoma cipoense Cunha 1966

lagarto da serra do cipó

NE

EN

Aves

Anatidae

Mergus octosetaceus Vieillot 1817

pato-mergulhão

CR

CR

Aves

Tyrannidae

Phylloscartes roquettei Snethlage 1928

papa-moscas-da-cara dourada

CR

CR

Aves

Emberizidae

Conothraupis mesoleuca (Berlioz 1939)

sanhaço-do-cerradão

CR

NE

Aves

Emberizidae

Sporophila melanops (Pelzeln, 1870)

caboclinho-da-cara-preta

CR

NE

Aves

Emberizidae

Oryzoborus maximiliani Cabanis 1851

bicudo-verdadeiro

NT

CR

Aves

Emberizidae

Sporophila palustris (Barrows 1883)

caboclinho-de-papo-branco

EN

EN

Aves

Caprimulgidae

Eleothreptus candicans (Pelzeln 1867)

bacurau-asa-de-telha

EN

EN

Aves

Ardeiidae

Tigrisoma fasciatum (Such 1825)

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
14/10/2015 - 11h00
Expedição de barco pelo Pantanal de MS discute preservação ambiental
26/08/2013 - 08h03
Em MS, médicos de outros países fazem provas para revalidar diploma
30/01/2013 - 08h45
Embrapa Pantanal firma convênio para o fortalecimento da Apicultura em Mato Grosso do Sul
30/10/2012 - 16h45
PRF apreende veículo com CRLV falso
05/09/2012 - 13h45
Pesquisadores questionam alterações da Lei de Pesca do Mato Grosso
 
Últimas notícias do site
26/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
26/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
26/09/2017 - 08h39
PMA autua proprietários rurais por exploração ilegal de madeira
26/09/2017 - 06h21
Terça-feira tem previsão de chuvas isoladas e máxima de 37ºC
26/09/2017 - 05h50
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.