zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 08/07/2009 - 12h00

O espírito empreendedor




Por Jane Resina

No último HSM Management, na cidade de São Paulo, assisti três palestras muito interessantes, das quais vale a pena realizar algumas considerações. Foram três os palestrantes: Steven Spnineli, da Babson School, Edson Godoy da Amil e Eloy de Oliveira da Fly Tour.

Guardadas as características empresariais e pessoais de cada um, todos demonstraram ter o mesmo posicionamento quanto ao empreendedorismo e crescimento individual.

Foi muito gratificante ouvi-los, porque apesar de conhecer vários de seus posicionamentos, nunca é demais lembrar que devemos estar atentos às oportunidades que surgem e prontos para empreender sempre.

Steven Spinele, hoje diretor da Babson School, a melhor escola de empreendedorismo dos Estados Unidos, disse que iniciou sua carreira profissional pensando em como achar uma forma de mudar a maneira pela qual os USA faz alguma coisa.

Que a demanda do mercado está em cada oportunidade, ou seja, devemos estar atentos sempre para percebermos as mudanças, o que o mercado precisa, para aproveitar esses momentos.

O crescimento no mercado corporativo é obrigatório e usou uma frase muito interessante: “Crescer é obrigatório: ou você é verde e cresce ou você é maduro e apodrece.”

Todos eles foram unânimes nas observações abaixo, dizendo que no mundo atual, o dinheiro corre atrás das grandes idéias e de oportunidades, pois tem muito mais dinheiro atrás de projetos do que projetos atrás de dinheiro.

Sendo assim, o mundo está aberto para empreender, pois esse é um estilo de vida.

E nesse contexto, a flexibilidade é importante para o empresário do século XXI, pois cabe a eles levar inovação ao mercado, tornar a vida das pessoas melhor e sem iniciativas empreendedoras as idéias não são colocadas no mercado.

E não adianta falar ou pensar, pois sem ação as coisas não acontecem.

Para criar ou capturar riqueza, duas perguntas são essenciais: O que é valor? E para quem? Ou seja, qual será a próxima demanda e quem são as pessoas e o que elas definem por valor.

Neste sentido, o empreendedor deve ter uma nova visão: entender a demanda e as tendências, ser criativo dentro do modelo: Equipe – liderança – qualificação, sabendo que para obter retorno tem que aceitar o risco e a inovação. Deve ter em mente a perspectiva global – com motivação e estabelecimento de metas com uma imagem e a mente voltadas ao futuro.

E para que isso aconteça nada melhor do que se desapegar do pensamento atual e mudar o jogo, com o seguinte pensamento: o que você quer, como você se vê no futuro…. e ir buscar. O que se resume nestas três palavras: sonhos, esperança e ação.

O empreendedor é aquele traz esperança para o sonho dos outros e o seu próprio, e todos na vida precisam de um sonho, o qual, sem ação não acontece.

Não importa o tamanho do seu sonho e nem as dificuldades para alcançá-lo, porque tudo é possível quando se tem vontade e atitude. A paixão é que move as pessoas, seja um apaixonado pelo seu sonho.

As dificuldades são oportunidades disfarçadas e na trajetória em busca do sonho, é importante valorizar as pessoas, pois o sucesso depende muito delas e do bom senso para a resolução de problemas.

A mente é a coisa mais forte que existe e quando você lança um desafio e motiva os jogadores, a coisa acontece e por esse motivo, uma grande Equipe faz a diferença, e demonstração deste fato, presenciamos no último campeonato da nossa seleção masculina de Vôlei.

Assim, o empreendedor deve fazer a ponte entre o possível e o impossível e isso o torna renovador, mostra que a sorte não é o único fator, e que precisa entre outros fatores de: conhecimento, perseverança, humildade, entusiasmo e perceber quando a porta se abre e estar pronto para cruzá-la. Cada um tem que fazer a sua parte, caso contrário, as oportunidades passarão….

* Jane Resina Fernandes de Oliveira (Advogada – OAB/MS 4504. Sócia Fundadora do escritório Resina & Marcon Advogados Associados. Mestre em Ciências da Informação-UnB. MBA em Gestão Empresarial FGV. Especialista em Direito Empresarial. Atua nas áreas de Direito Societário. Planejamento Sucessório. Direito do Autor. Palestrante com livros e artigos publicados. www.resinamarcon.com.br)

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
18/04/2017 - 15h00
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte IV
18/04/2017 - 14h55
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte III
18/04/2017 - 14h50
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte II
18/04/2017 - 14h45
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte I
 
Últimas notícias do site
20/04/2017 - 16h22
Deputado Dr. Paulo Siufi recebe Medalha Tiradentes da PM de MS
20/04/2017 - 16h15
Dr. Paulo Siufi cobra cumprimento de lei que monitora eletronicamente os exames de direção veicular
20/04/2017 - 16h02
Ação humana coloca em xeque a conservação de aves do Pantanal
20/04/2017 - 15h48
Conab enviará mais 59,45 mil t de milho para municípios do Norte e Nordeste
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.