zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Antidrogas - 29/06/2009 - 10h27

Governo quer prevenir dependência química entre servidores




Por Redação Pantanal News/Notícias.MS

Rachid Waqued
recurso

Campo Grande (MS) – O governador André Puccinelli abriu hoje o Seminário “Dependência Química nas organizações de trabalho: efeitos e conseqüências”, com um chamado para que todas as pessoas que não são vítimas do problema auxiliem na recuperação daqueles que precisam. Promovida pela Secretaria de Administração, a discussão envolve servidores, familiares e profissionais de Recursos Humanos, na tentativa de ajudar no bem-estar do próprio dependente e evitar prejuízos à prestação do serviço público.

“Em primeiro lugar, nos interessa a recuperação, em primeiro lugar está o ser humano”, destacou Puccinelli, propondo a participação ativa dos não-dependentes no auxílio para reinserção dos dependentes à sociedade.

 Mais de 500 pessoas participam do primeiro dia do Seminário, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A secretária de Estado de Administração, Thie Iguchi, apresentou números sobre afastamentos de servidores públicos do trabalho em função de dependência química. Em 2007, foram 107 licenças; em 2008, 157; e de janeiro a junho de 2009, 51. Embora não considere os números tão expressivos no universo de 56.640 funcionários, a secretária diz que a situação “é grave, porque reflete na saúde do trabalhador, impacta sua família e prejudica o serviço público”.

A concessão de licença acontece em uma etapa em que o trabalhador já está sofrendo os efeitos da dependência e precisa de ajuda profissional. A partir das diversas palestras e orientações que serão apresentadas no seminário, hoje (29) e amanhã, a SAD espera investir na prevenção, reduzir fatores de risco e evitar que a dependência química comprometa a produtividade e o desempenho do servidor.

O enfrentamento do problema, conforme destacou Thie, é parte da política de um governo que trata com rigor e seriedade os processos para obtenção de resultados e que está constantemente buscando a promoção de mecanismos internos que aprimorem o desenvolvimento.
 

Conforme a secretária, a SAD trabalha para que haja a satisfação tanto daqueles que prestam o serviço, quanto do cidadão, que está na ponta aguardando o resultado desse trabalho. “Na nossa política de gestão de pessoas, devemos buscar a prevenção. O momento é de reflexão e de atitude dos órgãos públicos, em parceria com instituições e profissionais capacitados, para melhorar a qualidade no trabalho, e, consequentemente, a prestação do serviço à sociedade sul-mato-grossense”, destacou Thie.  

 O governador fez um alerta para os riscos que os diversos graus de dependência representam e disse que, como médico, considera preocupante qualquer tipo de vício, seja em remédios, em álcool ou em entorpecentes. “Não importa se é teoricamente mais simples, como a ingestão contínua de analgésico. Nós, como uma grande família em quem o cidadão deposita confiança, temos que trabalhar para que o dependente tenha possibilidade de recuperação”.

  No primeiro dia, o seminário apresenta as seguintes palestras:

- Legislação Brasileira e Prevenção ao uso de drogas, proferida pelo Juiz da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Campo Grande, Odilon de Oliveira.

 - Fármaco-dependência: Mito ou Doença?, a cargo do Médico Psiquiatra, Doutor em Ciências da Saúde UNB, Mestre em Saúde Coletiva UFMS e Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina, Juberty Antônio de Souza –      

- A importância da Inclusão da Família na Questão da Droga, proferida pelo psicólogo, consultor de empresas, doutor em Psicologia Clínica e da Saúde (Espanha), especialista em Criminologia e Psicologia Social, José Ricardo Nunes da Cunha.

Todos os órgãos da administração estadual participam do evento. No primeiro dia, foi marcante a presença de policiais militares e dos alunos da Academia de Polícia Civil. Segundo o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini, os PMs de folga e os futuros policiais civis foram convocados porque o tema interessa muito à segurança pública.

 

A abertura do seminário contou ainda com a participação do diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto; do comandante-geral da PM, coronel Geraldo Orti; do diretor-presidente da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, Moacyr Roberto Salles; e do deputado Antônio Arroyo, representando a Assembleia Legislativa.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews


Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/09/2016 - 08h16
Está proibida venda a adolescentes de produtos usados para fazer “loló”
21/06/2016 - 09h45
Polícia queima droga avaliada em R$ 66 milhões; apreensões cresceram 7%
06/11/2015 - 15h06
Senador Moka diz que Brasil erra no combate ao tráfico nas fronteiras
06/08/2015 - 06h18
Drogas e álcool: conheça os efeitos da Síndrome de Abstinência Neonatal
13/07/2015 - 08h11
Combate às drogas não envolve apenas segurança, avalia Antonieta
 
Últimas notícias do site
22/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
22/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
22/09/2017 - 13h11
PMA apreende redes e liberta peixes dos petrechos ilegais
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.