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Artigos - 09/09/2008 - 16h30

A (re)democratização da informação




Por Alcir Abuchain (*)

Estamos vivendo um novo patamar de relações entre os homens e destes com as
organizações e o conhecimento humano. Quando a moderna tecnologia da
informação começou sua popularização através do início de seu acesso aberto
para escolas, famílias, grupos sociais e cidadãos em geral – isso no final
dos anos 80 – através da Internet, a tendência dos grupos era de utilizar a
ferramenta para buscar e deter informação. Tomando ao pé da letra a máxima
de que “quem tem informação tem o poder”, muitos acreditaram que deter o
conhecimento deveria ser uma coisa exclusivista, particular, fechada. Isso
queria dizer que abrir os arquivos para terceiros seria perder o poder ou,
no mínimo, dividi-lo com a concorrência.

Algum desavisado poderia indagar-me agora: “mas este pensamento não está
estrategicamente correto?” Felizmente não foi esse o caminho que tomamos até
pelo fatos comprovarem o contrário. O segredo da evolução humana – e, por
relação, das nações e organizações – está no compartilhamento das
informações. Acumular informações em um banco de dados para que o
concorrente não tenha acesso é uma mera ilusão de poder. Se há alguma dúvida
tente imaginar como seria o combate ao crime internacional sem a
democratização do acesso às informações policiais de cada país. A Interpol
simplesmente não conseguiria sobreviver.

Este compartilhamento, ao contrário do que muitos ainda insistem em defender
tornou-se uma estratégia de marketing para as organizações. Algumas
empresas estão solucionando gargalos, resolvendo problemas e ampliando seu
alcance graças ao compartilhamento de informações e criação de uma rede
natural de colaboradores. A coisa funciona de forma simples: ao colocar um
assunto ou questão em debate, gera-se um grupo de discussão de onde,
invariavelmente, surgem idéias inovadoras que podem ser encaixadas
perfeitamente em uma ou outra situação de mercado, por exemplo.

Exatamente, meu amigo! A empresa termina por receber serviços de consultoria
técnica sem correr o risco de acatar a orientação de um único profissional –
contratado por ela – muitas das vezes nem sempre qualificado para a
determinada questão em análise.

É Bem verdade que alguns níveis de informação são e permanecerão na
categoria de sigilosas, mas estamos falando de conhecimento humano, global e
evolutivo. Não há sentido, por exemplo, em manter nas estantes das
bibliotecas universitárias o conhecimento gerado por pesquisas, estudos e
experimentos. É exigência premente que sejam efetivamente públicos, no
sentido de estar à disposição de toda e qualquer pessoa no mundo.

Para que seja eficiente, este compartilhamento deve ter início dentro da
própria organização. As informações necessitam circular pela empresa para
que não se perca oportunidade. E eventuais oportunidades estão disponíveis
para grupos e interlocutores integrantes de organizações que têm o hábito de
olhar além de suas paredes e cujo conhecimento é construído com o auxílio de
seu rol de colaboradores naturais.

O exemplo mais conhecido desta horizontalização da informação é o Youtube.
Nele tudo o que é disponibilizado está ao alcance de todos. E com um
detalhe: cada um pode disponibilizar o que quiser. A Tecnologia da
Informação, portanto, permite que hoje todos possam ser agentes da
informação, mesmo não sendo profissionais do setor. Hoje é comum, por
exemplo, a atitude de portais noticiosos em abrir canais onde o internauta
relata fatos e encaminha até fotos ou vídeos como colaboradores.

Mas um detalhe, em especial, deve-se levar em conta: sem planejamento e
organização será extremamente complicado e difícil o processamento proativo
destas informações. A gestão do conhecimento, portanto, é fundamental para
que a informação adquirida e compartilhada transforme-se em vantagem
competitiva.

(*) É empresário e diretor técnico da Master Case Digital Business em Campo
Grande/MS. alcir@mastercase.com.br . (67) 3326-2100

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