zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Brasil - 08/06/2009 - 16h45

Resgate de vítimas torna possível certidão de óbito




Por Redação Pantanal News/Agência Brasil

Rio de Janeiro - O resgate de corpos de passageiros do Airbus A300, que caiu no Oceano Atlântico no último dia 31, quando ia do Rio para Paris, não muda o processo a que estão sujeitos os herdeiros e sucessores das vítimas, até agora sob a hipótese de morte presumida diante da Justiça.

Segundo o consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Rodrigo Daniel dos Santos, somente depois da identificação dos corpos poderão ser emitidas certidões de óbito, que encurtarão o trâmite judicial para a abertura de inventário e os demais procedimentos em bancos e instituições financeiras. “Não se pode presumir que os corpos encontrados até agora sejam de brasileiros que têm familiares à espera dos resultados das buscas e resgates”, diz Santos, que levanta outra questão: Quem pagará a conta destas operações?

“O Brasil mobilizou aviões, navios e equipamentos, além de gastar combustível e outros materiais caros. A conta deveria ser enviada à companhia aérea, responsável pelo serviço de transporte interrompido pelo acidente. Numa estimativa rasteira, toda a operação deve custar uns R$ 20 milhões, e a Air France só está falando em cento e poucos mil euros a título de indenização”, responde Santos, ressaltando que a legislação brasileira tem de ser seguida no caso, porque o serviço foi contratado no país.  

 O Ibedec divulgou, em e-mail enviado na semana passada à mídia, uma série de advertências aos herdeiros e sucessores das vítimas do acidente. Perante as companhias de seguros, por exemplo, as indenizações serão pagas depois de decretada a morte presumida do segurado. No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para receber pensão por morte presumida, os pretendentes deverão apresentar boletim de ocorrência expedido por autoridade policial, prova documental da presença no local da ocorrência e noticiário na mídia. Ainda assim, enquanto não finalizar o processo de morte presumida, a cada seis meses, os beneficiários terão de fornecer a posição atualizada do processo à autoridade competente.

Uma vez obtida a certidão de óbito ou a declaração de morte presumida e aberto o inventário de bens, herdeiros e sucessores poderão habilitar-se a receber também indenizações por danos materiais e morais, com base no Código de Defesa do Consumidor, e não no Código Civil.

Será também com base nas relações de consumo que o juiz estipulará o valor da indenização por danos materiais, considerando a idade da vítima, a expectativa de vida, a renda atual e a projeção da renda futura. No geral, o valor da indenização por dano moral se situa no mesmo patamar.

O advogado Carlos José Guimarães, conselheiro da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro e da Comissão de Direito do Consumidor da ordem concorda em quase tudo, e aprofunda o raciocínio: “No caso de a identificação dos corpos apontar brasileiros, serão emitidos os atestados de óbito, mas, para os familiares que não conseguirem, a hipótese de morte presumida prevalecerá. De qualquer forma, este é apenas um capítulo da longa novela das indenizações”. Guimarães lembra que poderá haver o envolvimento do Ministério Público na questão em razão da Curadoria de Ausentes, órgão do MP.


“Outro fato importante é que tivemos três grandes acidentes aéreos em sequência: Gol, TAM e Air France. Os julgamentos das ações indenizatórias devem ocorrer na mesma época, o que poderá firmar jurisprudência com padrão alto de indenização material e moral, porque uma das funções das indenizações judiciais é exercer didatismo, ou seja, levar as empresas processadas a ter mais atenção e cuidado nas suas relações com os clientes”, diz o conselheiro da OAB-RJ.

Ele só discorda do Ibedec quanto à responsabilidade financeira da Air France no processo de busca e resgate, e explica que o acidente ocorreu no mar considerado brasileiro para efeitos econômicos, “tanto que a Aeronáutica e a Marinha são nossas e os corpos são trazidos para cá”. Além disso, não há no mercado mundial empresas que façam este serviço, o que torna impossível, na prática, estabelecer seu valor.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
Edylaine blasque guimaraes, em 08/06/2009 - 20h18

Deus está aqui neste momento Sua presença é real em meu viver Entregue sua vida e seus problemas Fale com Deus, Ele vai ajudar você Deus me trouxe aqui Para aliviar os teus sofrimentos É Ele o autor da Fé Do princípio ao fim De todos os seus tormentos (refrão) E ainda se vier noite traiçoeira Se a cruz pesada for, Cristo estará comigo E o mundo pode até Me fazer chorar Mas Deus me quer sorrindo E ainda se vier noite traiçoeira Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo E o mundo pode até Fazer você chorar Mas Deus te quer sorrindo Seja qual for o seu problema Fale com Deus, Ele vai ajudar você Após a dor vem a alegria Pois Deus é amor e não te deixará sofrer Deus me trouxe aqui Para aliviar os meus sofrimentos É Ele o autor da Fé Do princípio ao fim De todos os meus momentos E ainda se vier noite traiçoeira Se a cruz pesada for, Cristo estará comigo E o mundo pode até Me fazer chorar Mas Deus me quer sorrindo E ainda se vier noite traiçoeira Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo E o mundo pode até Fazer você chorar Mas Deus te quer sorrindo Mas Deus te quer sorrindo Mas Deus me quer sorrindo.

 
Últimas notícias do canal
18/10/2017 - 15h40
Casa pega fogo em Marília e bombeiros salvam casal de cães e oito filhotes
11/10/2017 - 08h00
Horário de verão 2017 começa neste domingo; moradores de 10 estados e DF devem adiantar relógio em 1 hora
14/09/2017 - 10h20
'Geladeira solidária' disponibiliza alimentos de graça em São Carlos, SP
04/08/2017 - 08h50
Luiz Melodia morre aos 66 anos, em decorrência de câncer de medula
24/04/2017 - 10h39
Corpo do cantor Jerry Adriani é velado no Rio
 
Últimas notícias do site
18/10/2017 - 16h10
Local de prova do Enem será divulgado na sexta a partir das 10h, diz Inep
18/10/2017 - 16h10
Central 0800 permite solicitação de serviços referentes à iluminação pública
18/10/2017 - 16h05
Corumbá: Estudantes devem fazer rematrícula para vaga na Rede Municipal de Ensino
18/10/2017 - 15h40
Casa pega fogo em Marília e bombeiros salvam casal de cães e oito filhotes
18/10/2017 - 10h57
PMA prende foragido da justiça durante fiscalização
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.