zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 08/06/2009 - 09h42

O Big Brother educa - por Luciano Pires




Por Luciano Pires

Numa discusso sobre o Big BrotherBrasil que a cada edio bate recordes de audincia provoquei vrias caretas ao dizer que considero o programa uma oportunidadefantstica de aprendizado. Quase apanhei. Mas expliquei que tudo depende decomo o espectador encara o programa. Se voc procura mais que simplesentretenimento, consegue assistir o BBB de olho no impacto e influncia decada participante sobre os demais. Ah, eles so vazios? So. Mas so gentecomo a gente. Voc tem ali uma inestimvel aula de antropologia, desociologia, de poltica, com exemplos claros de como funciona a vida emsociedade. Ver os conflitos, as intrigas, a dissimulao, as mentiras, amanipulao, a generosidade, o medo todos aqueles pequenos truques,pecados e atitudes com os quais convivemos no dia-a-dia. Est tudo ali,exposto pra quem quiser ver. E aprender. Assistindo o Big Brother Bras ilcomo uma vitrine de comportamento voc aplicar seu tempo emaprendizado.

Mas se voc escolher assistir o BBB como meroentretenimento, ou pra ver as bundas das moas ou os muques dos moos, quemfica com quem, quem fica bbado ou uma baixaria qualquer, ter aplicado seutempo apenas em fofoca.

O Big Brother Brasil s um sucesso estrondoso de audincia por explicitarclaramente nossas fraquezas e atender quele irresistvel impulso que todostemos para o voyeurismo: o espiar os outros sem ser notado.Quem escolhe se vai aprender com isso voc.

Bem, antes que venham as pedradas, deixa eu dizer onde comeou estareflexo: li num artigo recente que somente dez por cento da populao temdisposio para aprendizado. So as pessoas que vo atrs, que gostam, quesentem prazer em aprender. Os outros noventa por cento nunca vo seimportar em ampliar seus conhecimentos e habilidades at que sejamobrigados a isso, por presso do trabalho por exemplo. S dez por cento, jpensou? E justamente hoje, quando vivemos naufragados em informao. Nessecenrio preciso refletir sobre um processo fundamental: o da educaocontinuada.

Aprender continuamente, estudar continuamente, a nica forma deenriquecer nossa capacidade de anlise, de compreenso do mundo e de tomadade deciso. De lutar para no ser eterna vtima de quem sabe como manipularas pessoas. Mas esse estudar no deve ser entendido apenascomo frequentar uma sala de aula com professor ou mergulhar num livro dematemtica. Voc pode estudar lendo um romance ou uma histria emquadrinhos. Assistindo um filme de aventura. Ouvindo rock. Observando aspessoas que passam pela rua. Ou seus colegas a ao lado. apredisposio para aprender que confere aos acontecimentos um sentidopedaggico, sacou? A capacidade pedaggica no est no acontecimento em si,mas na escolha que voc faz diante dele. Assim, possvel assistir aoprograma do Gugu ou da Luciana Gimenez (nunca inteiros, verdade), porexemplo. So fantsticas oportunidades de estudar como atravs deum rtulo de entretenimento a televiso aliena aspessoas.

Entretenimento desculpa para tudo. Exime quem produz o lixo no jornal, na revista, no livro, no rdio, na televiso, no teatro,no cinema, na msica e na internet , de qualquer responsabilidadecom algo alm de matar o tempo das pessoas. Um pecado...

No entanto, o dono de seu tempo voc. Voc escolhe o que fazer com ele.Voc escolhe para quem vai dar ateno. Voc escolhe seu olhar.

O Big Brother Brasil um projeto milionrio muito bem sucedido. Por maisque voc esperneie, vai continuar no ar, batendo recordes at a frmula seesgotar. Matar o tempo de 90% das pessoas que o assistem.

Mas os 10% dispostos a aprender faro dele uma aula.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
William, em 11/06/2009 - 11h07

Mas que artigo mal feito hein? Tenha dó. A cada frase se encontra um erro de digitação e/ou de português. Depois quer falar de educação?

 
Últimas notícias do canal
28/07/2017 - 16h47
Chapéu Bandeirante
24/07/2017 - 09h01
Atentado à Vida de Plácido de Castro
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
 
Últimas notícias do site
23/08/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
23/08/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
23/08/2017 - 06h30
Frio vai embora e termômetros chegam a marcar 33ºC em MS
22/08/2017 - 18h30
No último adeus, Pedrossian passeia pelo caminho de suas obras
22/08/2017 - 13h09
PM de Aquidauana apreende mais de onze quilos de maconha em residência
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.