especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Cinema - 06/06/2009 - 09h00

2º Panorama do cinema Francês reúne cineastas e estrelas da França em São Paulo e no Rio






Inimigo Público Nº 1
Por Redação Pantanal News/Carolina Queiroga

Evento integra as comemorações do Ano da França no Brasil com sete longas da produção francesa, com a presença do astro Vincent Cassel e de Cédric Klapisch, diretor de Albergue Espanhol

A Unifrance e a multinacional francesa Essilor apresentam a 2ª Edição do Panorama do Cinema Francês no Brasil, que acontecerá em São Paulo , de 16 a 22 de junho, e no Rio de Janeiro, de 19 a 25 de junho, como parte da programação do Ano da França no Brasil. O evento trará grandes produções do cinema francês, premiadas em vários festivais, que estarão nas telas dos cinemas brasileiros ao longo do ano. Com apoio da Embaixada da França no Brasil, o Panorama traz produções variadas, que incluem o drama 'Há Tanto Tempo que Te Amo', estréia na direção de Philippe Claudel; 'Paris 36', de Cristophe Barratier; 'Horas de Verão', do renomado Olivier Assayas (um dos diretores de 'Paris, Eu Te Amo'); 'Welcome', de Philippe Lioret; o longa 'Inimigo Público Nº 1  Instinto de Morte', de Jean-François Richet, que deu o César de melhor ator a Vincent Cassel; 'OSS 117, Rio ne répond plus', de Michel Hazanavicius; e 'Paris', do diretor Cédric Klapisch, conhecido por O Albergue Espanhol.

Para a realização do Panorama, estão confirmadas as presenças de nomes renomados do cinema contemporâneo francês, como o ator Vincent Cassel, protagonista de 'Inimigo Público Nº 1 Instinto de Morte', e o diretor do filme, Jean-François Richet. Também estará presente a atriz vencedora do César 2009 de melhor atriz coadjuvante por 'Há Tanto Tempo que Te Amo', Elsa Zylberstein, e o ator Charles Berling, um dos protagonistas de 'Horas de Verão'. O ator Gilles Lellouche vem ao país como representante de dois filmes do evento, 'Inimigo Público Nº 1 Instinto de Morte' e 'Paris' - longa do diretor Cédric Klapisch, que também estará no Panorama. Do filme 'Welcome', está cotado o diretor Philippe Lioret. Completa a lista o diretor de 'Paris 36', Christophe Barratier.

 

Mais informações: www.panoramadocinemafrances.com.br 

Serviço:

2ª Edição do Panorama do Cinema Francês no Brasil - São Paulo
Data: dias
16 a 22 de junho
Local: Reserva Cultural - Av. Paulista, 900. Tel.: (11) 3287-3529.

2ª Edição do Panorama do Cinema Francês no Brasil - Rio de Janeiro
Data: de
19 a 25 de junho

Local de exibição do filme de abertura Inimigo Público N° 1: Cine Odeon Petrobras - Pça. Mahatma Gandhi, 2. Tel.: (21) 2240-1093.

Local de exibição dos demais filmes: Estação Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 35. Tel.: (21) 2226-1988.

Sobre os filmes

'Paris'

O drama, que recebeu três nomeações ao César 2009, conta a história de pessoas 'que aparentemente não tem nada de especial, mas para cada um deles, sua vida é única', nas palavras do próprio diretor Klapisch. A trama narra a história de Pierre (Romain Duris), um dançarino profissional, que descobre sofrer de uma séria doença cardíaca. A partir daí, Pierre passa a olhar a vida e a todas as pessoas de maneira nova, incluindo sua irmã Elise (Juliette Binoche) e o marido que, por um incidente do acaso, passam a morar em sua casa. A possibilidade da morte dá um novo significado à sua vida, à vida das pessoas à sua volta e à toda vida em Paris.

'Há Tanto Tempo que Te Amo'

Ganhador de dois César 2009 e duas vezes nomeado ao Globo de Ouro, o longa descreve o retorno de Juliette (Kristin Scott Thomas) à sua família e à sociedade, após 15 anos de ausência e rejeição. Apesar de uma separação familiar drástica no passado, sua irmã mais nova, Léa (Elsa Zylberstein), decide abrigá-la em sua casa, onde mora com o marido, as duas filhas e o sogro. Aos poucos, a trama revela a aparente amoralidade por trás da tragédia que manteve Juliette afastada por tanto tempo da vida real.

'Horas de Verão'

Os caminhos de três irmãos, beirando os 40 anos, se cruzam quando a mãe, uma herdeira de uma excepcional coleção de arte do século XIX, morre de repente. Adrienne (Juliette Binoche) é uma designer bem resolvida que mora em Nova York , Frédéric (Charles Berling) trabalha como economista e professor universitário em Paris, e Jérémie (Jérémie Renier) é um empresário dinâmico que vive na China. Os três passam a confrontar o final da infância, as memórias partilhadas e a visão sobre passado e futuro. 

'Paris 36'

O filme recebeu cinco nomeações ao César 2009. A história se passa entre dezembro de 1935 e julho de 1936, em um bairro do proletariado suburbano de Paris. A eleição de um governante esquerdista traz novas esperanças, mas também levanta ideias extremistas. Três trabalhadores desempregados decidem ocupar a sala de concertos, em que trabalharam poucos meses antes na produção de um show. Ali, o palco vira o cenáro de uma breve e emocionante aventura.

'Inimigo Público Nº 1 Instinto de Morte'

Jacques Mesrine (Vincent Cassel), o último dos lendários gângsters franceses, foi declarado inimigo nº1 durante toda sua vida. Sua morte espetacular, crivado de balas de policiais em uma emboscada no meio de Paris, foi o toque final para coroar sua trajetória. Quase trinta anos após sua retirada em 1979, o mito de Jacques Mesrine continua vivo. Agora, pela primeira vez, um projeto ambicioso traz sua vida às telas do cinema. Ao mesmo tempo um thriller e uma biografia épica, o filme mantém o máximo de fidelidade possível à realidade. Longe de tornar Mesrine um herói ou um modelo de vida, o longa faz um retrato da complexidade da figura de Mesrine, incluindo seus aspectos mais obscuros. O que se revela dessa história é o homem por trás do ícone.

'Welcome'
 

O longa narra a história de Simon (Vincent Lindon) que, para impressionar e reconquistar sua mulher, se coloca em risco para ajudar secretamente um jovem refugiado curdo que deseja atravessar o Canal da Mancha a nado.

'OSS 117, Rio ne répond plus'

O filme é uma comédia de autor, permeada de paródias à estética kitsch dos anos 60 (split-screens cada vez mais numerosos e exagerados). O longa descreve a trajetória do herói (Jean Dujardin), um tipo dotado de todos os preconceitos possíveis, pela cidade do Rio de Janeiro. Suas piadas de humor politicamente incorreto trazem ainda mais empatia do público pela inconsciência e amoralidade do personagem.

Essilor

No ano da França no Brasil, a multinacional francesa Essilor, fabricante exclusiva das lentes Varilux e anti-reflexo Crizal tem um motivo a mais para comemorar: 2009 é o ano em que a empresa comemora os 50 anos da criação das lentes multifocais Varilux, a primeira no mundo, inventada pelo francês Bernard Maitenaz, em 1959.

Para comemorar a data, a empresa está realizando diversas ações, como: o patrocínio ao carnaval deste ano da Acadêmicos do grande Rio, que abordou a relação França-Brasil e no segundo semestre com o patrocínio do Panorama do Cinema Francês. Sua próxima ação será a apresentação da oitava edição do Festival Varilux de Cinema Francês. 

Unifrance

A Unifrance é uma organização voltada para a promoção do cinema francês em todo o mundo. Fundada em 1949 como uma associação ao Ato Francês 1901 (French 1901 Act), a organização atua sob a supervisão do Centro Nacional de Cinematografia (CNC - Centre National de
la Cinématographie ) na França. A Unifrance tem atualmente cerca de 600 membros, incluindo produtores de longa e curta metragens, diretores, atores, estúdios, distribuidoras, autores (roteiristas) e descobridores de novos talentos (talent agents).

São parceiros da Unifrance: CNC - Centre National de la Cinématographie , Ministério de Relações Exteriores da França (Ministère des Affaires étrangères et européennes), SG Provate Banking, CMC Vídeo, Ubifrance e Mairie de Paris.

A diretora geral da Unifrance, Régine Hatchondo, que estará no país durante a realização do Panorama, também estará disponível para entrevistas.

 

Mais informações: www.unifrance.org

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
13/03/2013 - 15h09
Gênero, Corpo e Sexualidade da Mulher Contemporânea serão discutidos no Cineclube
12/03/2013 - 17h00
UEMS em Campo Grande promove mostra de cinema e literatura portuguesa
08/03/2013 - 17h00
Rota Cine MS inicia suas atividades em 2013 com sete anos de existência
01/03/2013 - 15h45
Festival de Cinema CurtAmazônia abre inscrições
22/02/2013 - 07h57
Nova temporada do projeto Cine Clube aborda obesidade infantil
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 06h39
Com poucas chances de chuva, 6ª-feira será de sol e altas temperaturas
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.