especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 30/05/2009 - 09h25

Engenharia Florestal - 49 anos do primeiro curso do Brasil




Por Painel Florestal


No mês em que se comemora 49 anos de engenharia florestal no Brasil, apresento neste texto, um breve resumo da história do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, do qual tenho a honra de ser o Coordenador, já em segundo mandato.

As pesquisas efetuadas, lideradas pelos professores do curso Dr. José Henrique Pedrosa de Macedo e Dr. Sebastião do Amaral Machado, relatam que desde o início do século XX já se verificava a necessidade de que o Brasil tivesse profissionais capacitados e devidamente preparados para exercer atividades relacionadas aos recursos florestais.

Foi com a criação, em 1926, do Serviço Florestal dentro do Ministério da Agricultura, que ficou evidente a escassez de profissionais competentes para executar as ações que se faziam necessárias para a correta administração e gestão dos recursos florestais. A meta então foi a de criar um curso de Engenharia Florestal de nível superior.

Muitas discussões e manifestações, em vários níveis, se estenderam até 1940 e, após várias tramitações, em 1958, o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek determinou que fosse constituído um grupo de trabalho para executar um plano de ação que permitisse equacionar o problema florestal no Brasil, pois na Europa, América do Norte, Chile e Venezuela já existiam cursos de Engenharia Florestal.

Com os resultados obtidos, destacando-se os trabalhos entusiastas dos Engenheiros Agrônomos Prof. Paulo Ferreira de Souza e Prof. David de Azambuja, seguiu-se a trajetória e em 30 de maio de 1960 foi criada a Escola Nacional de Florestas da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, com sede em Viçosa. Após divergências políticas entre a esfera estadual e federal e vários problemas operacionais, mediante o Decreto de 14 de novembro de 1963, a Escola foi incorporada e transferida para a Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Em 1964 com sede no Centro Politécnico, iniciou os seus primeiros passos, passando mais tarde para a nova sede, no bairro do Juvevê, onde permaneceu até os seus 40 anos de existência.

Atualmente funciona em uma sede de aproximadamente 10.000 metros quadrados, no campus III da UFPR, no Jardim Botânico, em instalações adequadas contando com modernos equipamentos para que possa continuar contribuindo na formação de profissionais qualificados para preservação e progresso da ciência florestal no Estado e no País.

Além de ser o primeiro curso de engenharia florestal do Brasil, foi pioneiro na pós-graduação em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Vem recebendo tradicionalmente as melhores qualificações nos resultados das avaliações educacionais do país e, para manter essa tradição, está em processo de modificação do seu currículo, com uma proposta modernizada de projeto político e pedagógico. Tal projeto está otimizado em sua carga horária para um período de 5 anos, voltado às realidades presentes e futuras do mercado de trabalho e também oportunizando aos alunos, além de estágios profissionalizantes sob a tutela do seu corpo docente, disciplinas complementares aos conhecimentos obrigatórios adquiridos.

Na comemoração dos seus 49 anos, o Curso de Engenharia Florestal da UFPR já formou 1896 engenheiros, sendo que em 1964 formou a primeira engenheira florestal do Brasil, Alcina Morici.

Neste dia 30 de maio de 2009 iniciamos os preparativos para os 50 anos do Curso de Engenharia Florestal da UFPR onde comemoraremos MEIO SÉCULO DE ENGENHARIA FLORESTAL NO BRASIL, em benefício da preservação do ambiente, da sustentabilidade dos recursos florestais e naturais assim como da qualidade de vida do ser humano.

Parabéns aos engenheiros florestais aqui formados, aos colegas coordenadores que me antecederam, a todos que participaram na construção do curso e àqueles que hoje colaboram visando à continuidade da sua brilhante trajetória.

Fica aqui registrada a nossa homenagem aos colegas que já nos deixaram, os quais com certeza, com o orgulho ter pertencido a esta Escola quando estavam entre nós, estarão sempre nos acompanhando espiritualmente.

Prof. Dr. Dartagnan Baggio Emerenciano
Coordenador do Curso de Engenharia Florestal da UFPR


Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter: www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
valdir alves pereira, em 13/01/2010 - 11h51

Admiro muito quem faz manejo sutentavel, por isso eu, gostaria d fazer esse cursso para ajudar a preservar as florestas Brasileira, parabens Panatnal News.

Maria Elza Aviz Santos, em 03/06/2009 - 20h01

Caros colegas, fiquei muito orgulhosa em poder conhecer mais um pouco como tudo começou nesta profissão(Engenharia lorestal) a qual também faço. Att, Maria Elza

 
Últimas notícias do canal
01/12/2017 - 07h52
Após ser atropelado, tamanduá-bandeira é resgatado de rodovia
24/11/2017 - 07h52
Pecuarista é multado por exploração e uso ilegal de madeira
16/11/2017 - 13h00
PMA, entidades, prefeituras e comunidade realizam limpeza do rio Amambai
13/11/2017 - 11h23
PMA autua fazendeiro por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
10/11/2017 - 15h20
PMA recolhe filhote de cervo-do-pantanal em fazenda
 
Últimas notícias do site
08/12/2017 - 15h54
Final de semana será de chuva e temperaturas altas em todo MS
07/12/2017 - 10h30
Comando do 6° Distrito Naval comemora o Dia do Marinheiro
05/12/2017 - 11h16
Prefeito discute corredor bioceânico e gás natural com Evo Morales
04/12/2017 - 15h51
Em Brasília, prefeito busca recursos para saúde e infraestrura
04/12/2017 - 07h44
Confira as vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador de Aquidauana
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.