zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 29/05/2009 - 12h46

A 330° Palestra




Por Hiram Reis e Silva (*)


Por coronel Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 29 de Maio de 2009

 

“Entre morros desta serra do Rio Grande

Superenses que labutam sem parar

Nas lavouras inclinadas onde plantam

Mostram garra de quem deve prosperar”

(Estrofe do Hino de Sobradinho)

Realizei, dia 22 de maio, no Sobradinho Piscina Clube, em comemoração ao 17º aniversário da Loja ‘Aor e Harmonia de Sobradinho Nº 116’ a palestra de número 330. Um número impregnado de energia e simbolismo.

- O número 33

“El número 33 representa la madurez del hombre espiritual en um compromiso responsable y voluntario por la salvación de su humanidad, a través de la entrega total en el servicio desinteresado y consciente. El 33 es la clave numérica del sello de la estrella y de la cruz interior”. (Sampiac)

Companheiro ‘Instalado’ - 33 anos

Brinco com os irmãos (Ir:.) maçons que sou Companheiro ‘Instalado’ (C:.I:.). Fui iniciado na maçonaria há 33 anos e, por diversas circunstâncias alheias à minha vontade, tive de me tornar um maçom ‘adormecido’ (não praticante).

REAA - 33 graus

“O Rito Escocês Antigo e Aceito é uma prática ritualística estabelecida em 1802, nos Estados Unidos da América do Norte, com 33 graus, sendo 30 oriundos do Rito de Perfeição e do Rito Antigo e Aceito e 3 das Lojas azuis da maçonaria norte americana. O Rito de Perfeição foi criado em Paris, em 1758, com 25 graus, no Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente. O Rito Antigo e Aceito com 33 graus originou-se do Rito de Perfeição, em Bordéus, em 1786, no Conselho de Grandes Inspetores, que elaboraram a Constituição, os estatutos e regulamentos do Conselho e do rito”. (Oficina Restauração do REAA)

Coluna vertebral - 33 vértebras

O número de vértebras que compõem a coluna vertebral humana é de 33. Nas regiões superiores da coluna encontramos vinte e quatro vértebras agrupadas em: sete cervicais, doze torácicas e cinco lombares. As outras nove, são formadas pelas cinco que se encontram fundidas e formam o sacro, e as quatro coccígeas. Totalizando 33 vértebras.

Cristo - 33 anos

Embora alguns historiadores levantem dúvidas a respeito da idade em que Jesus foi crucificado no monte Gólgota a crença popular é categórica e a reconhece como 33 anos. O evangelho de Lucas, em seu capítulo III, afirma: “quando Jesus começou o seu ministério, tinha cerca de 30 anos”. O livro de João, por sua vez, relata três Páscoas nas quais Jesus foi até Jerusalém.

- Sobradinho

“O povoamento da sede teve início no ano de 1901. Seus habitantes primitivos eram de origem alemã. Possivelmente a chegada do homem branco deu-se por volta de 1808, na região hoje denominada Campo de Sobradinho, com criação de gado. O paulista João Lopes teria em 1825 construído nessa região um pequeno sobrado que deu origem ao nome do município: ‘Sobradinho’. A história liga-se ao trabalho fecundo dos descendentes de imigrantes italianos e alemães vindos das cidades de Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul em 1900.

Por volta de 1825, o paulista João Lopes, com numerosa família e escravos, teria se estabelecido no local com comércio de secos e molhados, construindo pouco mais tarde, um pequeno Sobradinho de madeira, além de galpões, currais e um monjolo tocado pelo arroio. João Lopes comprava erva-mate dos moradores das redondezas e levava para vender em Rio Pardo. Mais tarde, por volta de 1840, João Lopes teria regressado a São Paulo, onde faleceu. O Sobradinho por ele construído passou a ser ponto de referência de todos quantos viajassem por aquela estrada ou aportassem àquelas paragens de forma que, com o tempo, a denominação ‘Sobradinho ‘passou a ser atribuída ao local.

Segundo pesquisa do Padre Pedro Luiz Bottari, publicada em 1940, o local do ‘Sobrado’ teria sido Campo de Sobradinho. Por esse relato, o sítio onde se erguia o sobrado, situava-se numa região de aproximadamente 550 metros de altitude ao nível do mar, sendo o ponto mais elevado da redondeza, de onde se avistava ao longe os campos de Soledade. Assim sendo, o ‘Sobradinho’ situava-se em ponto estratégico que permitia ser avistado de distâncias muito grandes, servindo, por isso mesmo, de ponto de referência.

Ainda do relato do Padre Pedro Luiz Bottari, que prima pela descrição romanticamente minuciosa da flora, fauna, clima e relevo da região, consta que o construtor do sobrado teria sido Vicente Veloso de Toledo (ou Joaquim Vicente de Toledo), baseado em depoimento oral de Florisbela Luiza de Castro (Belinha Balinas) e que o referido sobrado teria sido consumido por incêndio por volta de 1840.

Nessas duas versões, coincide o fato de que o nome ‘Sobradinho’ originou-se de um ‘Sobradinho de madeira’ que por muitos anos serviu de ponto de referência aos viajantes da região, no caminho entre Rio Pardo e Soledade, subindo a Serra Geral.

Verifica-se, entretanto, que as duas versões são contraditórias em dois pontos:

1º   O local onde teria se situado o sobrado em Campo de Sobradinho, segundo o Padre Pedro Luiz, seria o mesmo local logo após a subida da Serra Geral, descrito em ‘As Missões Orientais e seus Antigos Domínios’?

2º   Mesmo que se confirme a interrogação anterior, qual teria sido o construtor do sobrado: João Lopes ou Vicente Veloso de Toledo ?

A respeito da 1ª indagação, existe um fato a considerar. Em 1958 foi construída em Campo de Sobradinho, no interior do município, um monumento com a finalidade de servir de marco para o local do histórico sobrado. Entretanto, a geografia do local não coincide com nenhuma das descrições anteriormente relatadas. Esse fato vem corroborar a suspeita de alguns estudiosos do assunto, de que não teria sido procedida a competente investigação, necessária para a determinação do verdadeiro local e que o marco teria sido colocado baseado apenas em vagas informações de proprietários interessados na valorização de suas terras.

A pesquisa ainda em andamento, a respeito da redução missionária de São Joaquim, deverá lançar luzes sobre vários aspectos da história de Sobradinho. Não é de todo descartada a possibilidade de que o ‘sobrado’ tenha sido construído pelos Padres Jesuítas e, se for levada em conta também esta hipótese, chega-se a compreensão da necessidade e importância de ser desvendada a origem histórica do município”.

(http://www.sobradinho-rs.com.br)

- Maçonaria

 

“Da luz, que si difunde, sagrada filosofia

surgiu no mundo assombrado, a pura maçonaria.

.....................................

Da razão, parte sublime, sacros cultos merecia

altos heróis adoraram, a pura maçonaria”.

(Hino da Maçonaria - D. Pedro I)

A maçonaria é uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa, de caráter universal, que cultiva os princípios da liberdade, igualdade e fraternidade. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, conhecidas como Lojas.

A história da maçonaria, participando de todos os momentos importantes de nossa pátria, se confunde com a própria nacionalidade brasileira. Sob o lema da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os irmãos maçons foram os principais mentores intelectuais e atores de todos os grandes movimentos pátrios. Sua ação foi fundamental na Inconfidência Mineira, Independência, Revolução Farroupilha, Lei do Ventre livre, Libertação dos escravos e a criação da República. Dentre tantos personagens importantes de nossa história podemos citar alguns ilustres maçons como: Álvares Maciel, Barão de Mauá, Bento Gonçalves, Castro Alves, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Frei Caneca, Garibaldi, Gonçalves Ledo, Joaquim Nabuco, José Bonifácio de Andrada, Marechal Deodoro, Padre Feijó, Quintino Bocaiúva, Rui Barbosa…

Sempre atualizada em relação às grandes questões nacionais, a maçonaria desenvolve, hoje, uma agressiva campanha em defesa da questão Indigenista-Ambientalista que aflige a nossa Amazônia e que ganha corpo graças à omissão e cooperação do governo federal.

- Planejamento?

Quando aceitei o convite para a palestra de número 330 este número não me saía da cabeça. Resolvi me deixar arrastar pelo imponderável e contrariando minha formação castrense não calculei distâncias, não estudei trajetos ou li históricos que me dessem maiores informações sobre a cidade de Sobradinho. O táxi providenciado pelo Ir:. Marcos chegou pontualmente na hora combinada e na rodoviária o motorista do ônibus já me aguardava. Cada curva do caminho cada paisagem era uma grata novidade.

- Recepção em Sobradinho

Aguardavam-me, na rodoviária, os Ir:. Marcos Roberto Marini e Remar de Franceschi (venerável da loja) que me conduziram até residência do Marcos onde fui recepcionado pela cunhada Soraia Khaled Abd Saleh Marini, esposa do Marcos, com um saboroso almoço. A residência dos Marini é de um bom gosto invulgar e em cada detalhe nota-se o toque mágico de Soraia.

Outro detalhe que me chamou, positivamente, a atenção foi a ascendência de Soraia, filha de pai árabe e mãe italiana, mostrando a saudável miscigenação que tanto enfatizo nas minhas palestras. Naquela família amiga estava muito bem representada a nossa ‘Nação Mestiça’.

Após o almoço fui levado até o Hotel Hermes onde o atendimento e as instalações foram igualmente irretocáveis. O Ir:. Franceschi fez um tour pela cidade e me conduziu à rádio Sobradinho para uma entrevista. A Loja ‘Aor e Harmonia de Sobradinho Nº 116’ preparou um jantar memorável no Sobradinho Piscina Clube, cuja decoração e ‘bufet’ primorosos foram idealizados pela cunhada Soraia. Na oportunidade, fui presenteado pelo Ir:. Celso Souza com o belo CD ‘Voltando à Querência’, de sua autoria, que ouço enquanto escrevo este artigo. Na manhã seguinte, o Ir:. Franceschi deu continuidade ao ‘tour’ antes de nos conduzir à rodoviária. Retornei a Porto Alegre com saudade das belas pessoas que conheci na hospitaleira cidade de Sobradinho.

 


(*) Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Acadêmico da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Telefone:- (51) 3331 6265

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E-mail: hiramrs@terra.com.br


Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter: www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
Marcos Marini, em 29/05/2009 - 21h12

Hiram C.:I.: podes ter certeza que esta não será tua última visita a nossa cidade. Tu já entrou para nossa história e de nossa Loja. Te saludo Marcos

 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/06/2017 - 10h15
Rotai captura mais dois foragidos da justiça em Aquidauana
26/06/2017 - 09h40
Concursos em MS reúnem quase 300 vagas e salários de até R$ 14,9 mil
25/06/2017 - 15h13
Em Furnas do Dionísio, governador entrega obra de R$ 315 mil e anuncia novos investimentos
24/06/2017 - 10h02
Em época de festas juninas, cuidado com fogos e fogueira; confira dicas de segurança do Corpo de Bombeiros
23/06/2017 - 16h02
TVE em Maracaju: governador Reinaldo e prefeito Maurílio Azambuja reativam sinal neste sábado
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.