zap
GOV EMPREGO 22-06
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 29/05/2009 - 08h35

O Coletivo nosso de cada dia




Por Prof Rosildo Barcellos


      A cada dia buscamos soluções para a nossa angústia no trânsito, muitas vezes queremos agir e não conseguimos.Parece que seria necessário uma tragédia em cada família para que possamos cuidar mais de nós e do próximo quando o assunto é trânsito.Por essa seara buscamos o beneplácito do Contran por ser o órgão normativo e consultivo máximo e responsável pela atualização permanente da legislação. Para tanto,por exemplo, está na pauta de discussões da câmara temática do referido órgão a questão do tempo de exposição da luz amarela nos semáforos.Quanto tempo fica o amarelo é uma preocupação antiga pois  cada município tem uma sistemática e um tempo e muitas vezes somos surpreendidos pelo sinal vermelho e lógico pela conseqüente infração ou no mínimo uma freada brusca ou o atropelamento de alguém.

      Enquanto alguns assuntos continuam em análise o Contran regulamentando uma outra preocupação antiga publicou a resolução 316/09 que estabelece requisitos de segurança para veículos de transporte coletivo de passageiros. Entre as principais novidades estão as especificações em relação à ancoragem e ao tamanho dos bancos. A norma anterior não definia, por exemplo, nem o tamanho nem a distância que as poltronas deveriam estar em relação às demais e por esse motivo encontramos pelo Brasil diversos espaços e medidas. A resolução resgata uma preocupação atual de mobilidade humana editando normas relativas à acessibilidade, como por exemplo, o sistema de retenção de cadeira de rodas para os veículos de aplicação urbana e as dimensões mínimas do corredor interno de circulação. Todos esses dados mormente revigorarão o conceito de conforto e da integridade dos usuários além de poderem usufruir um melhor gerenciamento do sistema de transporte coletivo. A norma precípuamente preconiza a harmonia entre os requisitos nacionais de segurança veicular com os requisitos internacionais equivalentes, atendendo à Política Nacional de Trânsito

      Destarte, a doutrina e a jurisprudência entendem que a validade do ato administrativo está condicionada ao preenchimento do requisito finalidade, ou seja, o objetivo de interesse público estabelecendo uma série de novos requisitos de segurança para veículos de transporte coletivo de passageiros, dos tipos micro-ônibus e ônibus, trazendo por exemplo a proibição da utilização de pneus reformados pelo processo de recapagem, recauchutagem ou remoldagem no eixo dianteiro- que está sendo buscado também para as motocicletas . Além disso, a rodas de todos os eixos não poderão apresentar quebras, trincas, deformações ou consertos. Os efeitos da Resolução 316 começam a vigorar para a maioria das condições em 1º de julho de 2009. O ensaio de estabilidade e a proteção anti-intrusão serão exigidos a partir de 1° de janeiro de 2010. Os procedimentos para avaliação estrutural de carroçarias passam a ser obrigatórios em 1° de janeiro de 2012.

      Ressalto ainda que entre os importantes requisitos de segurança estão as janelas de emergência dotadas de mecanismos de abertura, como o dispositivo "martelo"; saídas de emergência identificadas por cortinas ou displays; saídas de emergência obrigatórias no teto, do tipo basculante ou de vidro temperado destrutível com martelo de segurança (ou equivalente); proteção anti-intrusiva (choque) traseira nos ônibus de aplicação rodoviária e intermunicipal; sensor contra incêndio e de temperatura do motor; dispositivo refletivo para melhor visibilidade do veículo.Esse último item citado tem ajudado em muito na redução dos acidentes com os veículos automotores de carga e é o que esperamos com essas novas medidas implementadas e regulamentadas.Mais vida e menos acidentes.

(*) Prof Rosildo Barcellos

É articulista

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter: www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
23/06/2017 - 16h02
TVE em Maracaju: governador Reinaldo e prefeito Maurílio Azambuja reativam sinal neste sábado
23/06/2017 - 14h16
Projeto de Moka quer acabar com distorção na disputa por vaga a pessoa com deficiência
23/06/2017 - 14h06
Fim de semana será de clima seco, com noites frias e tardes ensolaradas
23/06/2017 - 12h41
PMA autua pecuarista em degradar nascentes e dois córregos e áreas protegidas de matas ciliares
23/06/2017 - 10h35
Deputado Dr. Paulo Siufi solicita recolhimento de livro infantil que aborda incesto
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.