zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 27/05/2009 - 08h53

Coisas que Acontecem




Por Farid Yunes

 

 

Trem tartaruga

            Bernardo Hess, presidente da América Latina Logística-ALL, disse em entrevista ao Jornal Correio do Estado, que metade do transporte ferroviário de produtos, inclusive minérios, que chega a um milhão e meio de toneladas, é feito em Corumbá, só que das três inscrições estaduais no Mato Grosso do Sul dessa poderosa empresa, nenhuma pertence ao município pantaneiro, o que causa fuga do ICMS de Corumbá, que acaba sendo recolhido em outra localidade, lembrando que onde tem inscrição estadual, a empresa goza de regime especial, ou seja, não faz pagamento antecipado como ocorre com a maioria das firmas do nosso Estado.

Anotem aí os nomes das três cidades de MS em que a ALL possui I.E.: Campo Grande, Dourados onde não tem ferrovia e em Chapadão do Sul.

 

Ainda o Trem

            O presidente da empresa América Latina Logística, Bernardo Hess, diz que a chegada do Trem do Pantanal a Corumbá dependerá do estudo de viabilidade técnica turística a ser feito pelas autoridades competentes. Então por que não fizeram o mesmo antes e se fosse na época considerado inviável, lançariam o Trem do Cerrado ou da Serra de Maracaju, de Campo Grande e só até Miranda.

Com isso faríamos um convênio com a empresa que explora o trem na Bolívia, para que estendesse seus serviços até Miranda e ficaríamos com o verdadeiro Trem do Pantanal. Fica aqui lançada a idéia.

             O gozado disso tudo é que o interesse é nosso, de Corumbá, e até agora os Vereadores da nossa Câmara não se manifestaram ser contra ou a favor, se está tudo certo ou não, quando ficará pronto esse estudo para que o trem venha até a Capital do Pantanal. 

E se algum deles se movimentou nesse sentido, até agora não houve divulgação nem pela assessoria particular que dizem ser composta por mais de dez assessores e tampouco pela assessoria oficial do próprio legislativo.

Portanto, até agora a omissão é total. Gostaríamos que os Vereadores de Corumbá questionassem a quem de direito. Até agora, o deputado Paulo Duarte sozinho se manifesta nesse sentido.

Mata o velho...

            Essa reclamação nos faz lembrar daquele antigo personagem da TV que ao avistar um mulherão exclamava: “Mata o véio!”.

            Os aposentados e pensionistas estão se queixando que toda vez que é dia deles receberem o que lhes é de direito, via de regra o elevador do Banco do Brasil, agência de Corumbá, está com defeito ou em manutenção.

Com isso, todos com mais de 60 anos, outros beirando os 90, são obrigados a subirem aquela escadaria toda em busca do minguado salário de aposentadoria. É castigo? O tempo de tortura foi na ditadura.

Puccinelli e o Biruta de Aeroporto

             O governador de Mato Grosso do Sul, o italiano Andréa Puccinelli, disse há vários dias atrás que iria apoiar Dilma Rousseff para presidente da República.

 Agora em sua última entrevista mudou de idéia, dizendo que apoiará o atual governador de São Paulo, José Serra.

 Tudo isso porque Lula pediu a Andréa as duas vagas ao Senado para o PT em uma possível aliança com o Partido dos Trabalhadores.

  Puccinelli tem uns costumes estranhos, inclusive o de humilhar seus semelhantes, não poupando nem os parceiros de alto escalão.

 Imaginem só os “pequeninos”. Se ele não quer adversários em 2010 é porque algo de estranho estará acontecendo.

Lula e a força

             No dia 21 de maio de 2009, quatro mil pessoas protestaram contra a CPI da PETROBRAS no Rio de Janeiro.

            Os manifestantes alegaram que a intenção de se instalar essa CPI é uma disputa eleitoral para 2010, envolvendo PT e PSDB, o partido dos tucanos.

            Segundo Aloísio Mercadante, está em jogo desde agora uma possível privatização da PETROBRAS, a partir da eleição de José Serra a presidente da República. O grande mote do PSDB é a privatização, assim como fizeram com a VALE em 1998, quando venderam a empresa por apenas 4 bilhões de reais e, logo em seguida, a empresa teve um faturamento de 8 bilhões de reais.

Pesquisa

              O programa do apresentador Ratinho, no SBT, fez uma pesquisa consultando os telespectadores sobre o terceiro mandato para o presidente Lula.

          A pergunta era a seguinte: “Você acha que o presidente Lula merece um Terceiro Mandato? Setenta e um por cento responderam serem favoráveis, oito por cento estavam indecisos e vinte e um por cento declararam-se contra.

               Nunca um presidente da República teve índice favorável tão elevado como Lula e que seguidas pesquisas vêm divulgando.

 
         Não seria esse o motivo que levou a oposição aprovar a instalação da CPI da PETROBRAS?  Ao final veremos se deu ou não algum resultado a Comissão Parlamentar.

 Engano          

            A Perfil Engenharia não pertence ao empresário Heráclito, como informamos na edição anterior. Heráclito Figueiredo, além de ser um homem idôneo, a sua empresa também o é, desfrutando de merecido conceito em nosso Estado.

          Heráclito é um exemplo de profissional e empresário respaldado em décadas de profícuo trabalho em prol da sociedade e do povo sul-mato-grossense.

            Não estou enaltecendo em vão, apenas colocando com justiça e no seu devido lugar.

            Portanto, parabéns Heráclito Figueiredo pelos excelentes serviços prestados a nossa sociedade e aos seus cidadãos.

 

Injustiça

 

            Zeca quando Governador, proporcionou a Corumbá e ao nosso Estado, grandes serviços.

            Começando pelo Porto Morrinho e a ponte sobre o rio Paraguai. Em segundo lugar, a instalação do escritório da Msgás em Corumbá, que proporciona um lugar de destaque na arrecadação de ICMS.

 Uma outra realização de agora graças a sua iniciativa, foi à volta do Trem do Pantanal, si bem que esse que está aí ainda não é o trem dos sonhos de Zeca. Hoje é um pesadelo! É o trem tartaruga. De Campo Grande até aqui no atual estado em que se encontra a ferrovia, levará 30 horas.

Aí tem que ter cabines com o mesmo circulando somente durante o dia, de preferência no período matutino para se apreciar a fauna pantaneira.

         A rota bioceânica com a Transcarreteira será outra obsessão de Zeca a ser concretizada brevemente.

 Roubos e furtos

            Tudo indica que por conta da chamada crise financeira mundial e o alto índice de desemprego, vem aumentando consideravelmente em Corumbá, a quantidade de assaltos à mão armada, com os larápios levando principalmente motos para serem vendidas no vizinho país da Bolívia, outros em estabelecimentos comerciais, inclusive em plena luz do dia, uma vez que entram de capacetes que são equivalentes às antigas máscaras usadas antigamente, quando existiam pouquíssimas motos.

Geralmente os amigos do alheio usavam meia de mulher para encobrir o rosto. Hoje basta o capacete, mesmo sem viseira escura.

           As residências também continuam sendo alvos dos ladrões, que arrombam as mesmas, sejam pelas portas, principalmente dos fundos ou pelo telhado.

          Os mais audazes chegam junto com o dono da casa na hora de abrir a garagem, sempre de arma em punho, rendendo todos que por ventura se encontram na casa, conforme ocorreu com o prefeito de Campo Grande, que inclusive tem segurança.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter: www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
20/11/2017 - 09h13
Sem-terras são autuados em R$ 11 mil por exploração ilegal de madeira
20/11/2017 - 08h50
Terreiros saem pelas ruas com oferendas para lembrar Oxum e pedir respeito
20/11/2017 - 08h43
Governador entrega e lança novas obras em Caarapó e Amambai
20/11/2017 - 08h40
PMA resgata turistas e piloteiros que naufragaram durante temporal
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.