zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 27/05/2009 - 08h30

O Velho Piano




Por Silva Neto(Tim) (*)


Acho que já se passaram pouco mais de 4 anos da inauguração do Moinho Cultural de Corumbá, na Rua Manoel Cavassa-Porto Geral.   Era,  então,  apenas uma esperança de grandes realizações.    E essa esperança se concretizou após assistir no dia 12 de maio do corrente ano, na Praça Generoso Ponce, situada na Avenida Marechal Rondon, com vista para o Pantanal, a Orquestra Sinfônica Brasileira, cuja preliminar foi aberta por uma orquestra integrada por crianças e adolescentes do nosso Moinho Cultural.   E foi naquela época que escrevi a crônica a seguir.

“Os bons acontecimentos trazem sempre alegria e crença num futuro promissor.  Às vezes, entretanto, muito de saudade. No dia primeiro deste mês recebi atencioso convite para a inauguração de uma sala de música, no prédio do Moinho, no Porto Geral de Corumbá.  O local, que está sendo cuidadosamente reformado pela Petrobras, em parceria com o Estado e a Prefeitura Municipal, já possui várias salas de arte, com muitas crianças freqüentando os cursos de danças, de violino, de piano, com preparativos para outras modalidades de arte. Além da satisfação que tive por ter sido lembrado para participar daquele evento, fui surpreendido pelo anúncio da Chefe do Cerimonial, segundo a qual a nova sala para estudos de piano, foi instalada com o antigo instrumento do meu saudoso pai – Silva Filho - o PEQUENINO que, durante quase toda sua existência alegrou com a sua música, com os seus solos, as noites musicais de nossa cidade. Confesso que, ao reconhecer a autenticidade daquele instrumento que eu não via há mais de 25 anos e que foi a alegria e a vida do meu pai, senti uma sensação FELIZ de SAUDADE. Naquele instante tive a impressão de ainda estar ouvindo os repertórios de Tangos, de Valsas, de Chorinho, de rasqueados que o Pequenino tocava freqüentemente com maestria, no velho piano SWARTZMANN - de procedência alemã - que servirá, daqui para diante, para treinamento de alunos que ele nunca teve.

Dizem que a SAUDADE dói! Mas naqueles instantes no interior do Moinho, tive, sim, uma enorme sensação de FELICIDADE, mesmo porque, tinha certeza, o velho Pequenino estava bem próximo a mim, sorrindo, alegre, por ver seu piano ajudando a educar crianças com vocação para a música.

As noites de música na casa dos meus pais eram freqüentes. Ao seu lado, com o meu violino, atraíamos toda vizinhança, quando a "tocata" começava.

Quantas lembranças! Quanta saudade!

E em meio ao vozerio das crianças desejosas de ouvir a sonoridade do piano, fiquei pensando na falta que fazia os ensinamentos musicais que, daqui para diante serão ministrados por professores contratados, alguns já em atividade no Moinho Cultural de nossa Corumbá”.

Estão de parabéns quantos têm contribuído em favor do desenvolvimento desse projeto. Ele já é autêntica realidade.    A prova foi dada na noite de 12 de maio último, quando aquela orquestra de jovens vindos do Moinho Cultural de Corumbá, abriu, com galhardia e competência, o programa da Orquestra Sinfônica Brasileira, em nossa cidade.

Bom dia, crianças que estão semeando a cultura musical em Corumbá.

Bom dia Mestres que já estão em franca atividade no Moinho da Cultura!

 

(*) Silva Neto(Tim), escritor, compositor, historiador, contabilista, cantor e músico de Corumbá-MS. 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter: www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
ney ribeiro malheiros, em 20/08/2009 - 23h14

Olá TIM! Tive imenso prazer de ler sua crônica e viajei na desenvoltura da mesma relembrando seu pai PEQUENINO -que saudade! Evidentemente sou testemunho para endossar esse fato vivido naquela ocasião - voce ao violino ele ao piano, dito cujo serve à sociedade, ou à juventude que dele faz o uso no sentido de aprender esse instrumento musical... TIM,apesar distancia que nos separa, sua lembrança é algo bom que gosto de ter, pois,muitas vezes participamos dos eventos musical no studio da ZYA2, lembras? Que o velho piano esteja bem guardado naquele local, um dia, quem sabe eu irei tocar os meus dedos naquele piano só para sentir as notas de saudade do saudoso Silva Filho- PEQUENINO...mas,grande pai e amigo.

 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
25/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
25/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
25/09/2017 - 16h38
Preço do botijão de gás terá reajuste de 6,9% a partir de amanhã
25/09/2017 - 15h47
Petrobras anuncia redução nos preços da gasolina e do diesel
25/09/2017 - 15h24
Governo decide manter o horário de verão a partir de outubro
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.