zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Sindicatos - 26/05/2009 - 14h17

Jovens de 16 Estados participam do I Encontro Nacional da CTB




Por Wilson Aquino


Jovens trabalhadores de Mato Grosso do Sul e de outros 15 Estados, do campo e da cidade, participaram do I Encontro Nacional da Juventude Trabalhadora da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), em Atibaia (SP), no último fim de semana (23 e 24). O objetivo foi definir iniciativas que orientarão as lutas da juventude trabalhadora representada pela central na cidade e no campo.

A mesa de abertura coordenada pela secretária de Jovens da CTB, Ana Rita Miranda, contou com a presença de Nivaldo Santana, vice-presidente da CTB; Danilo Moreira, membro do Conselho Nacional da Juventude Socialista (Conjuve); Marcelo Gavião, presidente da União da Juventude Socialista (UJS); e Igor Menezes, da Juventude Socialista Brasileira (JSB).

Ao saudar os presentes, Nivaldo Santana reforçou o caráter classista da CTB, que aposta num processo de renovação e fortalecimento do movimento sindical através da mobilização da juventude. "Nós temos que renovar o sindicalismo, os de "cabelos brancos" têm muito a ensinar para essa juventude, que tem que ocupar seu lugar nos sindicatos. Temos que unir as forças, afinar os pensamentos", explicou.

Para Nivaldo, essa união entre experientes e jovens sindicalistas é necessária e urgente para tentar mudar a realidade enfrentada pelo jovem. "Os dados não mostram uma realidade cruel existente, onde milhares de trabalhadores foram demitidos, afetando em sua maioria os jovens com menos de um ano de registro em carteira. Trabalhadores estes que, além da pouca experiência, se submetem a baixos salários e condições precárias de trabalho", afirmou o vice-presidente.

Danilo Moreira disse que é necessário pensar na geração de metas a serem cumpridas pelo governo, fomentando o investimento na juventude. "Nesse momento, além da luta, precisamos assegurar a autonomia do movimento. Estamos prestes a encerrar um ciclo político de nosso país, temos que pensar nesse ambiente e de como transformarmos isso e possibilidade mudança".

"Temos duas possibilidades: uma é a PEC da juventude, a aprovação de uma emenda à constituição que inclua a juventude. E a segunda é um plano nacional da juventude, criando metas a serem cumpridas pelo governo, para que o estado continue investindo em políticas da juventude", concluiu.

Mobilizar a juventude e continuar avançando para fazer a mudança que o Brasil precisa é o pensamento de Marcelo Gavião. Segundo Gavião, a CTB nasceu para unificar a lutados trabalhadores. "Tudo, na vida do trabalhador, sempre foi fruto de muita luta e muita mobilização. O desafio da CTB é fazer uma central jovem na sua capacidade de ação, pois é preciso repensar a forma, ser mais ousada que as demais", frisou o militante.

CTB EM MS

A CTB está procurando se fortalecer em Mato Grosso do Sul. No dia 27 de junho será realizado em Campo Grande um congresso para definir a diretoria da entidade, cuja presidência deverá ficar por conta do professor e advogado Ricardo Martinez Froes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no MS.

O objetivo da CTB é apoiar a luta sindical em Mato Grosso do Sul em benefício dos trabalhadores que atuam tanto no meio rural como urbano. "Não temos dúvida de que a CTB será a mais forte central sindical do Estado, sempre atenta aos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras dos diversos segmentos produtivos da região", comentou o professor  Eduardo Botelho, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino nos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, outro integrante da CTB no Estado e que deverá ocupar cargo na direção da entidade.

(* com a Assessoria de Imprensa da CTB)

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter: www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/10/2010 - 09h57
Greve dos bancários fecha 7.437 agências no País
01/10/2010 - 17h00
Com greve dos bancários, consumidor deve buscar alternativas para pagar contas, diz Procon
14/04/2010 - 15h45
Sindicatos industriais vão recorrer à Justiça para suspender pagamento do INSS sobre adicional de férias, auxílio-doença e auxílio-acidente
01/03/2010 - 15h09
Frigorífico de Nioaque pode fechar as portas, diz sindicalista
03/12/2009 - 08h29
Nova diretoria do Sindical assume com a proposta de atrair mais associados
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 09h54
Prefeito de Corumbá representa o Brasil em seminário internacional do FONPLATA sobre hidrovia
23/10/2017 - 08h55
Semana em MS começa com 169 vagas em concursos públicos
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.