TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Eleições 2008 - 05/09/2008 - 09h27

Eleitores indecisos vão decidir a eleição em Cuiabá




Por Rubens de Souza, da Redação do 24 Horas News, em Cuiabá

Faltando 30 dias para as eleições municipais deste ano, Cuiabá vive um momento de completa indefinição na disputa ao Palácio Alencastro. As várias pesquisas divulgadas nesta última semana mostram um crescimento do prefeito Wilson Santos (PSDB), que tenta a reeleição, e do empresário Mauro Mendes (PR), que tem o apoio do governador Blairo Maggi; e uma queda significativa Walter Rabello (PP). As pesquisas também mostram que os indecisos – cerca de 67 mil eleitores – definirão se a eleição será encerrada no primeiro turno com a vitória de Wilson Santos ou se haverá a realização de um segundo turno.
     
     Avaliando todas as pesquisas, no quesito espontânea, dá para se avaliar que os eleitores que ainda se dizem indecisos é que vão definir o futuro da eleição no maior colégio eleitoral de Mato Grosso, Cuiabá. Os marqueteiros dos candidatos já perceberam isso e começam a se movimentar no sentido de apimentar mais os programas eleitorais gratuitos de rádio e televisão. Percorrendo os comitês partidários já se percebe esta corrida por informações que podem desbancar favoritos e alavancar candidatos. “A eleição começa mesmo na segunda-feira. A partir desta data vamos ver programas diferentes nos rádios e televisão. Serão propostas mais agressivas e denuncias vorazes. Vamos começar a ver programas apimentados e novos rumos nesta eleição”, disse um cientista político.
     
     Analistas avaliam que a hipótese do segundo turno é muito grande. E sustentam esta possibilidade ao lembrarem que Walter Rabello vem tendo uma queda vertiginosa, com seus eleitores migrando para Wilson Santos e Mauro Mendes, os dois únicos candidatos que conseguiram apresentar crescimento nas últimas pesquisas. Para estes cientistas a tendência é que Mauro Mendes comece a apresentar um crescimento maior do que Wilson Santos nos próximos dias. “O prefeito cometeu um deslize ao dizer que 31 escolas municipais funcionam em período integral. Seu próprio secretário de Educação desmentiu esta informação. Com certeza seus opositores vão jogar todas as fichas neste erro e isso poderá provocar um baque em sua candidatura, freando a possibilidade de vitória no primeiro turno”, disse um jornalista político para confirmar sua previsão de que haverá segundo turno em Cuiabá. Ele só não arrisca quem estará no segundo turno com Wilson Santos. “Hoje Mauro Mendes está crescendo, mas Walter Rabello ainda tem uma boa dianteira. Vai depender do trabalho a ser apresentado entre os marqueteiros dos dois candidatos”, sustenta.
     
     Mas os programas eleitores gratuitos, que devem apresentar uma nova roupagem a partir da próxima segunda-feira, com ataques mais duros entre os candidatos e apresentações de propostas mais interessantes ao eleitor, cientistas políticos de plantão e jornalistas especializados apontam que podem mudar os rumos da eleição cuiabana. O primeiro fator serão os debates que se aproximam – dia 16, na TV Rondon, dia 28, na TV Record e dia 02 de outubro na TVCA – “Não tenho dúvida que quem mostrar mais preparo, mas agilidade e arrojo nos debates terá uma grande vantagem. O prefeito será muito criticado e qualquer deslize pode lhe custar perda de votos. Portanto, será um debate interessante e que pode garantir a realização do segundo turno. Estes programas vão influenciar, principalmente os indecisos”, avaliar um cientista.
     
     A outra questão que pode mudar as pesquisas são as inúmeras entrevistas programadas com os candidatos por rádios e televisões. “Os candidatos vão estar mais expostos, vão ser colocados em xeque. O eleitor gosta disso e terá como decidir”, conclui um jornalista especializado.
     
     Aliado a isso existe também o jogo de apoio de caciques da política mato-grossense aos candidatos. O DEM , por exemplo, tem demonstrado em Cuiabá uma falta de sintonia com Walter Rabello. O principal cacique do partido, senador Jayme Campos, que no início da campanha só falava em Rabello, mudou o discurso, atravessou a ponte e se fixou em Várzea Grande, seu reduto eleitoral, onde a ordem é tentar reverter a tendência de queda de seu irmão Júlio Campos e garantir a vitória. Com Jayme atravessaram a ponte várias eminências do partido, que vêem como obrigação do DEM garantir a eleição de Júlio Campos.
     
     O mesmo problema vem enfrentando o empresário Mauro Mendes (PR). Seu padrinho político, o governador Blairo Maggi vem procurando fortalecer a candidatura de Adilton Schetti, que tenta a reeleição em Rondonópolis. O governador não admite perder em seu reduto eleitoral e não esconde que a vitória em sua cidade é prioridade.
     
     Já Wilson Santos, que não quer a realização do segundo turno, vai jogar tudo para encerrar o pleito dia 5 de outubro. Para isso apela para a ajuda de astros tucanos. Dia 15 trará a Cuiabá o governador mineiro Aécio Neves, candidato do partido à presidência da República em 2010. Sua coordenação diz que a vinda de Aécio será para fechar o caixão dos adversários.
     
     Resta saber se os marqueteiros e coordenadores de campanha vão conseguir com suas novas estratégias cativar os 67 mil eleitores indecisos, estes sim que vão decidir se Cuiabá terá segundo turno ou se a eleição acaba em primeiro turno.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
05/03/2009 - 09h30
Presidente do TRE acompanha sorteio do horário eleitoral em corguinho (MS)
02/03/2009 - 07h22
Mulher de prefeito cassado é eleita em Patu, no Rio Grande do Norte
02/03/2009 - 07h15
Municípios maranhenses começam apuração para saber quem será novos prefeitos e vice
27/02/2009 - 07h50
Tropas federais vão garantir eleições em duas cidades maranhenses
24/02/2009 - 07h28
Eleição de Dalton é compromisso do PMDB, declara Moka
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.