zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 25/05/2009 - 08h25

Algozes da inocência




Por Luiz Leitão (*)


 

Observo a figura de Bento XVI e não vejo em seu olhar a bondade e a compaixão pregadas por Cristo. Não é todavia a expressão dura que me subtrai a simpatia que seria natural sentir pelo representante máximo da Igreja Católica, mas a sua incansável peroração contra a tolerância e a aceitação das diferenças, e o anacronismo de seu discurso.

Papas outros o precederam, e nenhum deles ergueu a voz a altura suficiente para conter os abusos cometidos por sacerdotes que deveriam acolher, compreender, e mitigar as aflições humanas.

Não é possível que 35 mil crianças tenham sido abusadas por padres pedófilos sem a conivência de instâncias superiores, do Estado, inclusive. De fato, e para surpresa de ninguém, a Igreja Católica fez de tudo para obstar a publicação de uma comissão de inquérito irlandesa sobre abuso infantil, que ouviu os depoimentos de milhares de ex-estudantes de mais de 250 instituições dirigidas pela igreja.

Ora, se até os piores criminosos condenam o estupro e a violência contra crianças, como pôde o governo irlandês propor a indecência de oferecer indenizações às vítimas sob a condição de não processarem a Igreja e o Estado? A compra, pelo Poder Público (e religioso) da impunidade!

E o que diz o papa de os autores dos mais abjetos crimes contra a inocência serem sistematicamente protegidos por seus pares? Sessenta anos de abusos, somente na Irlanda! Centenas de padres católicos, psicopatas acusados de maus tratos e abusos sexuais contra milhares de crianças de que deveriam cuidar e proteger. A Casa Pia de Lisboa, os índios do Alasca, os milhares de outros casos nos Estados Unidos...

Quando irá a Igreja compreender que casos como o do seminal ex-bispo paraguaio Fernando Lugo e o do frei Maurice Dillane, que aos 73 anos teve um filho com sua namorada, de 31 anos, escancaram a impossibilidade de o celibato refrear tão poderoso instinto, e aceitar a homossexualidade, quando o bispo dissidente Pat Buckley comprova que até 40% dos clérigos católicos na Irlanda são homossexuais e sexualmente ativos?

O ex-arcebispo Rembert Weakland disse que os bispos e o Vaticano se importam mais com os direitos dos padres abusadores do que com suas vítimas. É asqueirosa a prática de transferir padres abusadores para outras paróquias em vez de destituí-los da batina e denunciá-los à polícia. Homossexual, Weakland é um dos maiores críticos da política de celibato e ordenamento somente de homens.

Em que pesem as indenizações e uma ou outra condenação criminal, nada poderá resgatar a inocência perdida e a integridade física e psicológica dessas crianças, estraçalhadas pelo instinto animal descontrolado de quem delas deveria cuidar, prover e proteger.

Abusar de uma criança, ou mesmo de uma mulher, é invadir-lhes o corpo e a alma, uma brutalidade imperdoável que será lembrada pelo resto da vida, destruindo-lhes a sexualidade, aquela mesma que seus agressores perderam a chance de um dia conhecer quando violaram a intimidade alheia.

As evidências extraídas desses episódios de virar o estômago demonstram que nossas crianças, celebradas por Cristo na memorável frase “Deixai vir a mim as criançinhas”, não são adequadamente protegidas pelo Estado nem pela Igreja.

 

 

(*) Luiz Leitão luizmleitao@gmail.com

É Articulista

 

 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter: www.twitter.com/PantanalNews

 

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
29/05/2017 - 09h37
Fim de semana marcado pela prisão de condutores embriagados
29/05/2017 - 07h55
PMA prende dois por pesca predatória e por porte ilegal de pistola e munições
29/05/2017 - 07h30
Conab mostra uso de geotecnologia de safras em simpósio de sensoriamento remoto
29/05/2017 - 07h09
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
29/05/2017 - 06h46
Sisu abre hoje inscrições para o segundo semestre
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.