zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Meio ambiente - 21/05/2009 - 07h42

Parque dos Poderes será revitalizado; levantamento das melhorias já começou




Moisés Silva

Por Waldemar Hozano, do Notícias MS

 

                O Parque dos Poderes vai passar por uma completa revitalização. A obra deve ser bancada com recursos federais.  A Secretaria Estadual de Obras Públicas e Transporte iniciou levantamento de todas as intervenções necessárias. De acordo com o secretário Edson Giroto, o principal objetivo é adequar o local ao trânsito de pedestres, devido ao grande número de pessoas que utilizam a área para caminhadas, corridas e ciclismo. “A nossa preocupação é realizar uma série de obras garantindo a mobilidade urbana. Estamos concluindo o projeto e vamos encaminhá-lo a Brasília para captar os recursos necessários”, ressaltou.

                 O secretário de Obras lembrou que quando o parque foi concluído, em 1988, não se esperava o volume de pessoas que hoje circulam por ele fazendo atividade física. Por causa desta deficiência no projeto original, é grande o número de pessoas obrigadas a dividir a via com carros para praticar exercícios. “Há uma necessidade urgente de adequar o espaço para pedestres, ciclistas e veículos”, informou.

                De acordo com o projeto, as melhorias serão muitas: reestruturação da iluminação pública, construção de pista para circulação exclusiva de pedestres e ciclistas, reforço da arborização, recapeamento asfático, nova sinalização vertical e horizontal e acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outros tipos de intervenção.

                            Lixo e ciclovia

                Para a advogada Rosana Oliveira, 39 anos, há necessidade urgente de realizar essas melhorias. “Caminho aqui há anos. Fico preocupada nossa segurança e com os animais que vejo atravessando essas ruas. É preciso tomar medidas para reduzir a velocidade dos motoristas. Existe também outro problema enorme: pessoas que se reúnem no posto de combustível existente aqui dentro do parque e espalham latinhas e garrafas de cerveja nas proximidades, por onde nós fazemos caminhada”, denuncia.

                A arquiteta Daniela Azevedo, 34 anos, que este mês resolveu fazer caminhadas diárias pelo Parque dos Poderes, reclama da  dificuldade em praticar exercícios no local. “O reparo realizado nas calçadas já melhorou bastante a nossa vida, mas aqui existe necessidade de se fazer uma ciclovia. Isso iria garantir maior segurança, devido ao trânsito intenso de veículos. Essa reivindicação é ratificada pelo motorista José Moreira, 48 anos, que usa sua bicicleta há anos para chegar ao local de serviço, na Mata do Jacinto. “Para encurtar o caminho, atravesso o Parque dos Poderes todos os dias. Nós, ciclistas, enfrentamos grande dificuldade para atravessar as vias existentes no local. Precisamos de uma ciclovia”, reclama.
 
               Manutenção

           O prefeito do Parque dos Poderes, José Carlos Alves Mira, informou que enquanto o projeto de revitalização do Parque dos Poderes não for executado, o governo do Estado está realizando manutenção das calçadas existentes no local, que possui uma área total de 286 hectares. Trinta e cinco funcionários são mobilizados diariamente para realizar o reparo, além da pintura de meio-fio, roçada e limpeza, entre outros tipos de serviços.

            “Estamos iniciando agora a implantação do projeto de fiscalização eletrônica em vários pontos do parque, pois verificamos que muitos motoristas estão abusando do acelerador”, informou o prefeito. O objetivo é limitar a velocidade dos veículos em 60 quilômetros por hora. “Além do risco de atropelamento de pessoas, existem muitos animais silvestres que circulam por essa área e que são ameaçados pelo excesso de velocidade dos motoristas”, explicou José Carlos. De acordo com ele, os equipamentos serão instalados nos próximos meses, incluindo radares fixos e móveis.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
Eduardo de Oliveira, em 21/05/2009 - 10h30

Sr. Jose Carlos. Bom dia. Solicito, se possível, informar se já existe algum projeto para implantação de retorno para veículos que se dirigem à Diretoria Geral de Polícia, Unifisco, Depósito da Secretaria de Saúde e tambem ao residencial que ali existe. Sou funcionário ds Secretaria de Fazenda e sempre que me dirijo ao trabalho, tenho que fazer o contorno em frente ao prédio do clube do servidor quando que poderia fazer esse contorno em frente à TV Cultura se houvesse um retorno naquele local. Com esse projeto de revitalização do parque dos poderes, poderia ser construido ali o referido retorno ? Obrigado pela atenção. Eduardo de Oliveira Secretaria de Fazenda 3318-3629

 
Últimas notícias do canal
18/05/2017 - 15h17
Cartilha informa pescadores e turistas sobre legislação e regras de pesca em MS
08/05/2017 - 09h13
Projeto Arara Azul é finalista em prêmio nacional
05/05/2017 - 06h08
Rota das Monções: passeio em MS para conhecer exploração dos índios e do ouro no século XVII
19/04/2017 - 13h18
Entidades do setor florestal de MS promovem campanha de combate a incêndios
18/04/2017 - 15h15
Fenômeno natural, decoada começa no rio Paraguai causando morte de peixes
 
Últimas notícias do site
22/05/2017 - 09h33
Rotai apreende drogas e armas durante o fim de semana em Aquidauana
22/05/2017 - 08h59
Governo divulga período de inscrição para o Programa Vale Universidade
22/05/2017 - 08h00
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
20/05/2017 - 11h35
Eventos e negócios impulsionam turismo em Mato Grosso do Sul
19/05/2017 - 16h22
Zeca do PT: nota sobre a citação na delação do JBS
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.