zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 20/05/2009 - 08h20

República de bananas




Por Luiz Leitão (*)

 

 Medido com a régua dos padrões éticos de razoável parcela dos congressistas brasileiros, o terremoto que sacudiu o Parlamento Britânico, cujo epicentro foi a orgia generalizada de gasto indevidos de dinheiro público patrocinada por substantiva parcela de seus membros, não seria motivo de tamanho alvoroço ao ponto de causar a queda de Michael Martin, presidente da Câmara dos Comuns – a ultima defenestração de um presidente da Câmara foi no longínquo ano de 1695.

A opinião pública inglesa é implacável com desvios éticos, mesmo aqueles considerados “menores”, aceitáveis porque “todo mundo faz”, ou por não serem explicitamente proibidos, a não ser pelo bom senso. Chocada, envergonhada do comportamento de seus representantes, a nação ouviu da ruborizada classe política pedidos de desculpas acompanhados da devolução dos recursos malbaratados, inclusive em anos passados.

David Cameron, líder da oposição, fez uma observação precisa: "Essa crise foi causada pelos políticos, por isso não acredito que os políticos possam resolvê-la sozinhos - o público tem de se envolver. Quero o envolvimento do maior número de pessoas possível, sejam partidários dos trabalhistas, dos liberais ou de nenhum deles."

Cameron quis dizer que os políticos não podem solucionar a crise sem ouvir os seus representados, sem encurtar a distância que os separa tanto da realidade quanto do eleitorado. Essa sábia a até banal alocução se encaixa perfeitamente à realidade do Parlamento brasileiro, e não deixa de ser uma lição, quiçá um alerta.

Se aqui no Brasil um episódio praticamente idêntico ao que colocou em polvorosa a Câmara dos Comuns na Grã Bretanha não causou a cassação de um mísero deputado do baixo clero sequer, que dirá a queda do homólogo de Michael Martin, o deputado Michel Temer (PMDB-SP) cuja responsabilidade pelos escândalos é ainda mais inegável depois de ele ter concedido uma exorbitante anistia ampla, geral e irrestrita aos autores de abusos passados, ele incluído.

Diante do que escreveu o colunista Simon Jenkins, do jornal inglês The Guardian “Este escândalo sem precedentes nas despesas dos parlamentares britânicos é digno de uma república das bananas”, nós, brasileiros, podemos vestir a carapuça, não só porque aqui os escândalos são recorrentes e acometem os Três Poderes, mas também por sabermos que eles se repetirão, pois o peso de nossa lixada opinião pública não é nem de longe comparável à dos britânicos.

Lá, os políticos sabem que dependem de uma imagem incólume para sobreviver; aqui, como cristalinamente demonstrado nas declarações, algumas desconexas, de deputados e senadores “ofendidos”, vítimas, segundo eles, não das próprias mazelas, mas das perfídias da imprensa, não há por que se preocupar com eventuais aranhões em suas imagens. Eles são tantos que um risco a mais ou a menos não será notado.

 

(*) Luiz Leitão luizmleitao@gmail.com

É Articulista

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
batista, em 20/05/2009 - 12h24

Politica &Politicagens-Aqui tudo acaba em pizzas para as castas e o cidadão paga a conta subservientemente.Mas as politicas (lá e aqui)tem algo em comum, ninguem sabia de nada,após o escandalo, se diz que vão consertar e moralizar as falhas e "tudo continua como dantes?".

 
Últimas notícias do canal
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
 
Últimas notícias do site
26/05/2017 - 12h16
Projeto prevê salas de amamentação em shoppings, aeroporto e igrejas
26/05/2017 - 11h48
Polícia Militar capturou quatro foragidos da justiça nos últimos dias
26/05/2017 - 10h59
PMA apreende meia tonelada de pescado e aplica R$ 33 mil em multas
26/05/2017 - 10h20
Fim de semana em MS tem eventos gratuitos na capital e no interior
26/05/2017 - 09h25
7º Batalhão da PM fecho o cerco contra assaltos à bancos
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.