especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Sindicatos - 18/05/2009 - 13h25

Fim do fator previdenciário será discutido na Plenária da Força Sindical amanhã




Por Wilson Aquino

O fim do fator previdenciário, que reduz em mais de 30% o valor das aposentadorias, é um dos assuntos que vai a debate amanhã (19) pela Força Sindical, durante sua 5ª Plenária Estadual, onde diversos assuntos internos e nacionais serão discutidos com sindicalistas sul-mato-grossenses. O encontro começa às 9 horas no auditório da Feintramag (Federação Interestadual dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), em Campo Grande , na Rua Simon Bolívar, 332 (rua do Motel Lua) no Jardim Paulista.

Além de discutir temas nacionais, esse encontro servirá também para debate de algumas questões internas que buscam o fortalecimento da entidade na luta pelos interesses dos trabalhadores em suas diversas áreas de atuação.

 

O presidente da Força em Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima informou que a plenária estadual contará com a presença de representantes da nacional: Sérgio Luiz Leite, 1º secretário da executiva nacional e Marcos Perioto, assessor político da entidade.

O diretor da Força Sindical MS, José Lucas da Silva disse que o encontro vai discutir também a participação de sindicalistas do Estado no 6º Congresso Nacional da Força Sindical, que será realizado em Praia Grande (SP), dias 29, 30 e 31 de julho. Já temos a confirmação de dezenas de sindicalistas de nosso estado para participar desse encontro. Dois ônibus já estão reservados para a caravana de Mato Grosso do Sul, comentou.

Fator Previdenciário

José Lucas da Silva informou também que o fator previdenciário pode estar com os dias contados. Um projeto que tramita no Congresso Nacional pede seu fim, já que é nocivo aos interesses dos trabalhadores. A Força Sindical e demais centrais sindicais estão vigilantes e exercendo muita pressão para essa mudança, comentou Lucas.

O sindicalista explicou que o Fator Previdenciário foi aprovado em 1999, como parte da Reforma da Previdência iniciada em 1998 no governo FHC. A Lei Nº 9.876, que cria o Fator Previdenciário, modificou os critérios de cálculo dos benefícios e foi um dos maiores ataques aos direitos do trabalhador no Brasil. Ele reduz de 25 a 40% as aposentadorias e prejudica principalmente os mais pobres e aqueles que começam a trabalhar jovens.

Com o Fator Previdenciário, um trabalhador urbano que possui 60 anos de idade e 25 anos de contribuição, e quiser se aposentar por idade, não receberá o valor integral de sua aposentadoria. Para recebê-lo, terá que trabalhar mais alguns anos para completar o tempo de contribuição mínimo. Irá se aposentar aos 70, sendo que a expectativa de vida média do brasileiro é 71 anos, segundo o IBGE.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
Carlos Lima de Alencar, em 13/05/2013 - 14h46

Esse fator previdenciário é uma grande injustiça para quem trabalha a vida inteira pelo Estado, pela Nação. É lamentável que um "câncer" desse precise de tanta pressão e tanta insistência para acabar com ele. Insisto: uma grande injustiça para aqueles que deram sua vida pela Nação.

JOSE ALVES DA SILVA, em 11/02/2013 - 08h55

eu comecei a trabalhar resgustrado ao l6 anos a ecabei levando ferro

Roque Benini, em 16/08/2012 - 21h04

Ola a todos. Digo que tanto pprometem estes politicom que tanto enganam o povo e aprovam leis que so serve para o povo onesto e trabalhador e que deu sua juventudo para esse paiz teve que trabalhar bem mais cedo e contribuiu tanto a previdencia e agora que deveria receber seus direitos ai iventam outras leis para roubar o povo. Só queria saber quando acaba esta vergonha de que adianta acabar com o maldito Fatoe Previdenciario e criar outro que na verdade e outra enganação coitado desse povo. Um dia terão que dar esplicasões a alguem que esta esperando...Deus esta vedndo e a cruz de cada um estara pronta para carregar e muitos não consiguirão de tão pesada caregala.

mateus, em 28/05/2012 - 21h42

FORÇA SINDICAL. O POVO BRASILEIRO ESTÁ "CLAMANDO" PELO FIM DESSA "SAFADEZA" QUE É O "FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO". OS CIDADÃOS BRASILEIROS, PRECISAM E MUITO DA FORÇA SINDICAL, PARA ACABAR COM ESSA VERGONHA NACIONAL. FORA "FATOR PREVIDENCIÁRIO fora 85- 95. passa a mesma p/ os políticos.

mari, em 24/03/2012 - 20h53

Nao entendo de lei, mas entendo da formacao de moral que minha mae me deu, nao podemos pagar pelo rombos da incompetencia no qual nos elegemos para nos representar bem. vergonha e dignidade ja.

ELIANE, em 15/11/2011 - 20h51

PRESIDENTE DILMA O POVO CLAMA PELO FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO. POR FAVOR! FAÇA JUSTIÇA POR ESTE POVO QUE ACREDIDITOU E LHE COLOCOU COMO PRESIDENTE DO BRASIL. É INJUSTO QUEM CONTRIBUI COM A PREVIDENCIA POR 36 ANOS E NÃO PODE SE APOSENTAR INTEGRAL, PORQUE AINDA NÃO TEM 60 ANOS ( MULHER).

Lucimar Cardoso, em 19/10/2011 - 18h24

Ainda bem que existem entidades que estão aí, firmes, lutando pelos interesses dos trabalhadores. Nesse caso, pobre dos aposentados que depois de uma vida inteira de luta e labuta, são aposentados com recursos ínfimos. Lamentável realmente. Até quando a maioria será esmagada pela vontade da minoria?

Ronilda, em 12/09/2011 - 14h53

SRS. PARLAMENTARES. Mas, quando será que vai ACABAR esse "CÂNCER" que é o "FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO". Por que é uma "MOROSIDADE INFERNAL" para tomar essa decisão sobre o "MALDITO FATOR PREVIDENCIÁRIO".

Alexandre Petri , em 05/09/2011 - 17h36

É DE ARREPIAR ESSE FATOR PREVIDENCIÁRIO. A PESSOA TRABALHA A VIDA INTEIRA, CONTRIBUINDO COM PESADAS CARGAS DE IMPOSTOS E QUANDO CHEGA O MOMENTO DE DESFRUTAR DE SUA APOSENTADORIA DE TRABALHO, VEM O GOVERNO E CRAW LEVA BOA PARTE DO QUE ELE DEVERIA RECEBER PARA TER UMA VIDA TRANQUILA. O QUE FALTA PARA REVERTER ISSO?

Arlindo Vitorino de Matos Filho, em 05/09/2011 - 12h08

De fato concordo plenamente com Sr. JOSÉ LUCAS, pois o partido político e o governo de FHC, sempre procuraram acabar com os direitos adquiridos dos trabalhadores.

MANOEL , em 16/08/2011 - 13h22

INFELIZMENTE PELO QUE ESTOU PERCEBENDO A NOSSA GOVERNANTE MAIOR ESTA QUERENDO MATAR OS APOSENTADOS DE FOME NÃO DANDO O AUMENTO REAL PARA OS APOSENTADOS QUE GANHA MAIS DE UM SALARIO MINIMO. SE GANHAMOS MAIS DE UM SALARIO É PORQUE CONTRIBUÍMOS COM O INSS CONFORME GANHÁVAMOS E ASSIM MESMO EU PERDI MAIS DA METADE DO QUE QUANDO ME APOSENTEI. SENHORA DILMA PENSE BEM E NOS AJUDE, ESTAMOS PEDINDO O QUE É NOSSO DE DIREITO.

Jorge, em 13/08/2011 - 09h28

FORÇA SINDICAL. O POVO BRASILEIRO ESTÁ "CLAMANDO" PELO FIM DESSA "SAFADEZA" QUE É O "FAMIGERADO FATOR PREVIDENCIÁRIO". OS CIDADÃOS BRASILEIROS, PRECISAM E MUITO DA FORÇA SINDICAL, PARA ACABAR COM ESSA VERGONHA NACIONAL. FORA "FATOR PREVIDENCIÁRIO".

Alzir, em 12/08/2011 - 00h19

Srs. PARLAMENTARES. Para vocês ter uma idéia esse "FATOR PREVIDENCIÁRIO" é uma desgraça generalizada para o povo brasileiro. Srs. PARLAMENTARES. O Povo já não suporta mais ouvir nesse tal de "FATOR PREVIDENCIÁRIO". Espero que desta vez, não seja necessário esperar as próximas eleição.

Alzir, em 12/08/2011 - 00h18

Srs. PARLAMENTARES. Para vocês ter uma idéia esse "FATOR PREVIDENCIÁRIO" é uma desgraça generalizada para o povo brasileiro. Srs. PARLAMENTARES. O Povo já não suporta mais ouvir nesse tal de "FATOR PREVIDENCIÁRIO". Espero que desta vez, não seja necessário esperar as próximas eleição.

Francisco Fabian, em 23/06/2011 - 22h05

Se o FHC foi um covarde chamando os aposentados de vagabundos e criando o Fator Previdenciário, o PT e a turma dos espertos são mais covardes ainda porque não acelera o fim do fator, prejudicando quem trabalhou muito nesses 35 anos e nunca deixou de contribuir. ACORDA PT porque afinal, fomos nós, o povão trabalhador, quem acreditou na mudança.

Regina, em 14/06/2011 - 11h52

Gostaria que nossos líderes de governo, refletissem sobre o aspecto que segue: o fim do fator previdenciário, decisão tão ansiada por brasileiros, que iniciaram suas atividades laborativas na infância ou adolescência, sem nenhuma lei que os protegesse, não passa apenas por uma decisão de cunho econômico. É muito mais do que isso: é o resgate da dignidade e auto-estima de trabalhadores que se dedicaram ao desenvolvimento da nação, e que assim como estavam desamparados pelo estatuto de adolescentes, que naquela época não vigorava, sentem-se também agora desamparados pelo descaso dos que tem o poder de decidir. Respeitosamente, peço aos nossos governantes que avaliem o quanto seria próspero, contar com uma população aposentada, feliz e saudável, saisfeita com o resultado de sua dedicação e trabalho. Certamente teremos menos doentes; menos depressivos; mais empreendedores; mais voluntários em ações sociais; mais turistas de 3ª idade; mais crianças e jovens melhor educados,por estarem amparados pelos cuidados de seus avós; mais leitores; mais artesãos;mais jardineiros; mais floristas; mais contadores de estórias; mais poetas; mais escritores; mais promotores culturais, e muito, muito mais coisas boas neste país. Sim senhores, estamos em nosso momento de realizarmos nossos sonhos e sentirmo-nos úteis e independentes. Queremos ser parte de uma população ativa, ainda que mais idosa, mas para isso precisamos da remuneração justa, sem fator de redução para o benefício da aposentadoria. Não queremos representar um peso à nação, não queremos ser dependentes de familiares, ou donos de um viver angustiado, adiando até a morte (por desgosto), o momento de mudar a rotina e curtir um pouco da vida, que nesta altura já é tão breve. Pensem nisso...

Manoel Monteiro Cavarches, em 30/04/2011 - 18h43

EU ME APOSENTEI COM 5.85 SALARIOS E HOJE NÃO RECEBO NEM 3 SALARIOS E O MEU SALARIO FOI CAINDO DEPOIS QUE APARECEU ESSE TAL FATOR PREVIDENCIARIO. POR ISSO ESPERO QUE ESSE DEPUTADO O PAULIHNO DA FORÇA SINDICAL ACABE LOGO COM ISSO.PELO MENOS É O QUE ELE PROMETE AO POVO.

Pedro Almodovar de Britto, em 25/04/2011 - 14h47

Parabéns centrais pela luta em nosso favor, dos aposentados. Esse fator precisa sumir, desaparecer pois tira a dignidade do trabalhador aposentado. Para quem pensa ao contrário que responda: Como é possível trabalhar os últimos anos de vida ganhando 3 mil reais e perder, depois que se aposenta, mais de 1 mil reais? O que deveria ser um prêmio acaba sendo um castigo. Um absurdo realmente que não pode continuar. Precisamos ajudar as centrais nessa luta

Cleuber, em 25/04/2011 - 09h43

Infelizmente, pelos comentários neste post, vemos que os aposentados ficam, como que esperando a compreenção e comoção dos governantes, como se estivessem implorando ao gorverno que tenha dó e mude as regras, penso que os representantes dos aposentados deveriam organizar manifestações eficazes junto ao governo, não pensem que por ser o PT, eles olharão por nós, pois se lembrar-nos, foi o PT que sancionou esta lei elaborada por FHC e depois traiu descaradamente o aposentado vetando a lei que extinguia a mesma.

expeditolourenço, em 04/04/2011 - 17h48

gostaria que os nosso governante principalmente adilma penssase mais nos aposrntado e aqueles quevam aposenta que ela anossa dilma acabace com este terrivel fator grato

Maria Zeliade almeida camerini , em 23/02/2011 - 20h48

Infelismente em nosso Brasil os homens do poder só criam leis em seus proprios beneficios.Haja vista a aposentadoria de mtos deles com meses ou até dias se serviço,Onde está então o fator Previdenciario? Mas , a justiça de Deus está não falha nunca .Esperemos por ela........

luiz antonio da silva, em 21/02/2011 - 14h02

E um absurdo que fizeram com nos trabalhadores, considerando que os valorosos Politicos, que tanto faz por este pais necessita apenas de dois mandatos para aposentar-se

manoel monteiro cavarches, em 12/02/2011 - 00h20

SENHORA PRESIDENTE DA REPUBLICA MÃE DE UM POVO,NOS APOSENTADOS PEDIMOS SOCORRO A SENHORA, ACABE DE UMA VEZ POR TODAS COM ESSE FATOR PREVIDENCIARIO QUE DEFASOU E CONTINUA DEFASANDO COM O SALARIO DOS APOSENTADOS. UM ABRAÇO E QUE DEUS A ILUMINE EM SUAS DECISÕES E LHE DE MUITA SAUDE A SENHORA E TODOS SEUS FAMILIARES. MANOEL MONTEIRO CAVARCHES

José Felipe Pereira Neto, em 01/02/2011 - 16h41

Entendo que o fim do fator previdenciário é apenas a devolução ao trabalhador o direito como ser humano. Esta lei é a maior falta de respeito que pode considerar com o trabalhador brasileiro.

Wilson Aquino, em 28/01/2011 - 16h08

Vejam o release publicado hoje (28/01) na mídia de Mato Grosso do Sul: Aposentados de Mato Grosso do Sul começam a se movimentar para entrar com novas ações contra o fator previdenciário que reduziu em até 40% o valor das aposentadorias. Só na Capital são 70 ações impetradas na justiça e dezenas de outras no interior do Estado. A infomação é do professor Jânio Batista de Macedo, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical – Sindnapi, Sub-sede Regional Mato Grosso do Sul. “Vamos retomar com força total as ações jurídicas contra esse famigerado fator previdenciário que tem provocado muita dor-de-cabeça nos aposentados brasileiros”, afirmou Jânio Batista. Na próxima semana ele vai visitar as regiões de Dourados, Ponta Porá, Ivinhema, Jardim, Corumbá e Três Lagoas para montar novos processos e contar com a união dos aposentados para eventuais manifestações em Brasília ou em Campo Grande. Jânio Batista informou que pelo menos 120 novas ações deverão ser impetradas contra o fator previdenciário em Mato Grosso do Sul. “Temos que lutar. Não há outro meio de revertermos esse quadro se não nos unirmos e mostrarmos nossa indignação com tamanha injustiça social contra quem trabalhou a vida inteira para o progresso e desenvolvimento do País”,comentou o professor que conta com o apoio da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul nessa luta. Idelmar da Mota Lima, presidente da central em MS também tece duras críticas ao fator previdenciário que “come” boa parte do dinheiro que os aposentados teriam direito. Jânio Batista pede aos aposentados de Mato Grosso do Sul que entrem em contato com a entidade através dos telefones: 3344-2165 ou 8145-2519. Veja também informações através do site: www.sindicatodosaposentados.org.br.

sonia regina rodrigues dos santos, em 25/01/2011 - 02h39

sena dor paim passou a campanha dele toda prometendo o fim do fator previdenciario quero saber quando termina esta novela eu ja esperava para fevereiro de 2011 eu pergunto ate quando vai isto?

JOSE GONÇALVES, em 03/01/2011 - 23h31

Não consigo entender... Quando nós estamos contribuindo, a Lei dizia que deeriamos contribuir 35 anos. Mudaram a regra do jogo! O tal fator previdenciaria deveria ser aplicado para quem começasse a contruir agora. O pior é que essa Lei passou pelo Congresso Nacional e nós ainda votamos novamente neles. Esperamos que uma mulher consiga entender isso, pois toda a nossa vida contribuimos rigorosamente, de acordo com a Lei para ter-mos um descanço merecido e agora essa esperança nos é tirada sem dar-nos pelo menos o poder de questionr.

manoel monteiro cavarches, em 20/12/2010 - 12h15

DOMINGO DIA 19/12/2010 ASSISTI UMA ENTREVISTA REPRISE COM O LULA NO TEMPO QUE ELE ERA DEPUTADO, MAS JÁ PENSANDO EM SER PRESIDENTE DA REPUBLICA NO PROGRAMA SILVIO SANTOS E O QUE ELE DISSE, COMO IRIAM VIVER OS APOSENTADOS SE ELE FOSSE PRESIDENTE, SERIA BOM DEMAIS PARA SER VERDADE.POIS BEM ELE GANHOU PARA PRESIDENTE 2 MANDATOS E OS APOSENTADOS CONTINUAM ESQUECIDOS, OS QUE GANHAM UM SALARIO NÃO DÁ NEM PARA PAGAR ALUGUEL E OS QUE GANHAM MAIS QUE UM SALARIO CADA VEZ SEU SALARIO VAI SE DEFASANDO. ASSIM NÃO DÁ, VAMOS VER SE A NOVA PRESIDENTE FAZ ALGUMA COISA POR NÓS. UM FELIZ NATAL A TODOS OS APOSENTADOS DO BRASIL MANOEL MONTEIRO CAVARCHES

Joao Lisboa de Oliveira, em 19/12/2010 - 21h31

No meu entendimento quem sabe quando eu vou morrer é Deus e não o Presidente Lula nem o Ministro da previdencia, para calcular aposentadoria dizendo o tempo de Vida qua a pessoa vai viver. é até engraçado.

Cleuber, em 04/12/2010 - 21h47

Exixte algum orgão nacional de proteção ao aposentado que entre com uma ação coletiva a nivel nacional, como fez o colega descrito abaixo? Juiz declara fator previdenciário inconstitucional; cabe recurso Decisão foi tomada em ação movida por segurado contra o INSS 02/12/2010 - 21:00 Globo.com/G1 Alterar o tamanho da letra A+A- O fator previdenciário – mecanismo criado em 1999 para inibir a aposentadoria precoce no setor privado – foi considerado inconstitucional por um juiz federal de São Paulo. Segundo a Justiça Federal de São Paulo, a sentença é válida apenas para o autor da ação contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Outros segurados, no entanto, podem se apoiar na decisão para recorrer à Justiça pela eliminação do fator previdenciário do cálculo da aposentadoria. Ainda cabe recurso da decisão. Na decisão, o juiz federal Marcus Orione Gonçalves Correia, da 1ª Vara Federal Previdenciária em São Paulo/SP, afirma que o fator é inconstitucional por introduzir “elementos de cálculo que influem no próprio direito ao benefício”. De acordo com o juiz, o fator cria limitações para obtenção do benefício além daquelas impostas constitucionalmente, “em especial, da aposentadoria por tempo de contribuição”. Com a decisão, o juiz determinou que o INSS refaça o cálculo da aposentadoria do beneficiário, sem incidência do fator previdenciário. Entenda o fator O cálculo do fator previdenciário leva em conta a idade, o tempo de contribuição, a expectativa de sobrevida e a média dos 80% maiores salários de contribuição desde 1994. Na prática, o fator reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso de homens, ou 60, no caso das mulheres. O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e 30 para mulheres. Para quem se aposenta por idade, a aplicação do fator é opcional – é usado apenas quando aumenta o valor da aposentadoria. Quanto maior a idade do beneficiário no momento do pedido de aposentadoria, maior o fator previdenciário, e portanto maior o valor do benefício.

wilson pereira, em 03/12/2010 - 14h21

na sua carteira e seu contrato de trabalho nao consta idade, e sim sua contribuiçao de 35 anos de trabalho . isto e um abuso

valter senello, em 29/11/2010 - 20h15

Amigos....o tempo,passa muito depresa.....estamos sendo enrolados a muito tempo....tive colegas que JÁ foram para o outro lado,na esperança de que o MALDITO FATOR PREVIDENCIARIO ACABAÇE. Temos que fazer uma cruzada e cobrar agora sim, dos políticos que acabem logo com este genocidio geríatrico.Quem se aposentar, esta condenado a passar fome,nos últimos anos de suas vidas.MAS NINGUEM LIGA PARA ISSO.

AILTON SAMPAIO, em 16/11/2010 - 01h17

Os Sindicatos tem de convocar este povo para ir até o Presidente em Brasilia Urgente Isto é uma vergonha r

KINA-JOEL 1999NA VIDA GOSTO, em 12/11/2010 - 14h32

A VIDA CEM LIVERDADE E UMA SELVA E CEM AMIGOS E UMA TORTURA .

Manoel Monteiro Cavaches, em 02/11/2010 - 20h25

EM NOME DE TODOS OS APOSENTADOS QUE SE APOSENTARAM COM MAIS DE UM SALARIO MINIMO,EU FAÇO A PERGUNTA QUE TODOS DESEJARIAM FAZER:QUANDO O PRESIDENTE DA REPUBLICA ACABARÁ COM O FATOR PREVIDENCIARIO QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS ENGOLINDO NOSSA APOSENTADORIA. AFINAL SE SOMOS APOSENTADO COM MAIS DE UM SALARIO, É PORQUE CONTRIBUÍAMOS COM O INSS DE ACORDO COM O QUE GANHAVAMOS QUANDO ESTAVAMOS NA ATIVA. ESPERANDO A SOLUÇÃO:ABRAÇOS. MANOEL MONTEIRO CAVARCHES-ITU-SP

Sonia Chieppe, em 01/11/2010 - 09h52

Ola,Bom Dia. Estou com 49 anos, com 30 anos de contribuiçao do INSS, fiz uma simulaçao da aposentadoria e por causa do fator previdenciario perco 44% de imediato.Isto é um absurdo, nao consigo aceitar, agora que trabalhei tanto perder quase a metade fora a perda que depois vai tendo com este reajuste. Tem que ser tomado uma ATITUDE DE IMEDIATO. ESTE FATOR TEM QUE ACABAR. SONIA

manoel monteiro cavarches, em 29/10/2010 - 13h07

O fator previdenciario tem que acabar logo, pois eu me aposentei com 5.85 salarios e hoje não recebo nem 3 salarios. Os candidatos a presidente deveriam pelo menos resolverem isso se ganharem a eleição pois o Lula quando candidato prometeu o mundo eo fundo, que aposentado não precisaria mais trabalhar e viver bem. nada disso aconteceu. Manoel Monteiro Cavarches.

fernando a a balduino, em 28/10/2010 - 18h33

Boa tarde. Resolver o problema do fim do fator previdenciario ou mudar para a modalidade de 80/85 para amenizar.Pois isto também é direitos humanos.28/10/2010.

Gilberto, em 27/10/2010 - 19h12

Concordo em tudo o que o Otto comentou em 29/09/2010. Fator previdenciario é um absurdo. Pessoal, o PT é uma quadrilha especializada em enganar os trabalhadores e não entendo os trabalhadores em apoiar a Dilmandona. Nâo aguento as patifarias de Genoino, é genuino de quê? temos o Vacareza, ou seja, um tremendo vagareza e outros que me enojam em citá-los. Temos que votar de acordo com os nossos interesses, se vocês precisarem de bolsa familia, o melhor é a Dilmandona, comprando os pobres miseráveis e incitando a vagabundagem, caso não precisem, votem em outro candidato pois, nenhum presta, mas essa que está ai, já sabemos que não é flor que se cheire.

JOSE CARLOS , em 26/10/2010 - 11h43

LULA VOCÊ É UM MENTIROSO, SEMPRE VOTEI EM VOCE E ACREDITEI QUE VC IRIA ACABAR COM O FATOR PREVIDENCIARIO, MAS QUANDO CHEGOU A VEZ DE AJUDAR O TRABALHADOR VOCE VIROU AS COSTAS. VOCÊ É UM SAFADO CORVARDE. PT NUNCA MAIS. TENHO 29 ANOS ANOS DE TRABALHO E O QUE CONSIGO É UMA APOSENTARIA DE 52%, ISTO POR SUA CAUSA E DO F H C , VCS DOIS SAO UM CORVADE , LULA SAFADO , DILMA JAMAIS , PT NUNCA MAIS . GRATO: CARLOS ...

Sonia Chieppe, em 21/10/2010 - 09h49

Ola, Bom Dia. Ainda da tempo nesses 10 dias que falta pra eleição, resolver o problema do fim do fator previdenciario ou mudar para a modalidade de 80/85 ou 90/95 para o amenizar. E GANHAR AS ELEIÇOES. OK SONIA

Wasser Hansa, em 20/10/2010 - 22h47

Na ditadura militar também houve muitos problemas, mas que eram filtrados, censurados, enfim, o que os olhos não veem, o coração não sente, né! Agora na atual conjuntura espero que seja derrubado o fator previdenciário, pois os direitos humanos precisam também valer na pratica o que dizem em teoria. abraços.

maria, em 15/10/2010 - 06h27

fora LULA;no presidente militar nao tinha roubo quero um militar ncomo presidente para consertar o brasil .

Leopoldo Luiz Colvero, em 13/10/2010 - 21h46

Os familiares, aposentados/ aposentandos do RGSul, foram gratos ao Senador Paim através do voto, superando até a votação da "lobista" Ana Amélia. Garanto que o Presidente assinasse logo o fim do fator ou algo parecido, elegeria a Dilma com mais de 65%. Certamente os familiares de todo o Brasil seriam reconhecidos, como o foram aqui no RS.

mauricio, em 12/10/2010 - 00h10

precisará o governo lula perder as eleições para entender o quanto fez mal à classe trabalhadora que o colocou no topo da política nacional, TRAIRAGE, NINGUEM ACEITA

Joao Lisboa de Oliveira, em 10/10/2010 - 21h09

No meu entedimento é uma vergonha, essa pervesidade que Fernando Henrique, fez com os trabalhadores, pior ainda foi Lula que falava tanto dessa vergonha e continuou, espero que o proximo Governo tenha Vergonha e acabe. ATT Joao Lisboa

maria de fatima s c catarino, em 09/10/2010 - 13h16

cansei desses politicos que a tanto tempo aí estão, e o povo sem muitas opções não consegue selecionar melhor, ou por falta de interese ou por motivos escusos tambem. tô de saco cheio, tá na hora de acordarmos.

Zezinho Assis paiva, em 08/10/2010 - 22h09

Pelo amor de Deus para acabar com este maldito assalto ao trabalhador brasileiro.Contamos com todas asforças Sindicais que realmente defende os trabalhadores brasileiros .Abracos

Otto Rastoldo de Souza, em 08/10/2010 - 10h57

Sr. Wilson Aquino. Espero que você não seja eleitor desta quadrilha. Você acha que ele iria deixar para sancionar o fator previdenciario e aprovar após a eleição e porque? Burro ele não é e sabe que vai perder as eleições principalmente por causa desta insanidade. o PT não gosta de quem trabalha, haja visto o que vem fazendo com o FGTS a Aposentadoria, não fez nada. Não fez reforma agraria, reforma previdenciaria, reforma politica, reforma fiscal, sua plataforma de governo é baseada na bolsa familia, que foi criada pela D. Ruth Cardoso. Politica não é igual a time de futebol, se meu botafogo decer para 3 divisão, continuo sendo botafoguense, politica, temos que votar de acordo com os nossos interesses. Fora PT- Partido dos trambiqueiros.

Paulo Brito, em 08/10/2010 - 07h33

Se ficamos com o PT somente para dar vida ao Lula e ser igualsinho ao PSDB prefiro votar no Serra(Porque nao acabou com o fator previdenciario?nao valoriza o trabalhador? e o que fez o Sr.Lula pela saude e educaçao? chega!!!

Wilson Aquino , em 07/10/2010 - 22h34

Atenção Eduardo Branco de Andrade - que pediu ajuda nos comentários abaixo, no dia 29/09 - Você pode ligar para o professor Jânio, presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso do Sul, através dos telefones: (67)8145-2519 ou 3344-2165. Pode ligar também para Estevão Rocha dos Santos, vice-presidente da Força Sindical MS, fone 9959-2998. Boa sorte com sua aposentadoria.

Edison, em 05/10/2010 - 19h43

Será que o PT(Lula) vai deixar de sancionar o Fator Previdenciário antes das eleições para Presidente. Nós aposentados, pensionistas e familiares somos eleitores suficientes para decidirmos as eleições para o PT ou para o PSDB. Se o fator Previdenciário não for sancionado, vamos votar para o PSDB, com certeza absoluta.

Wilson Aquino, em 30/09/2010 - 10h22

Tenho informação de que Lula não vetou o fim do fator previenciário. O assunto teria sido guardado para voltar a ser discutido depois das eleições.

EDUARDO BRANCO DE ANDRADE, em 29/09/2010 - 19h50

TENHO 59 ANOS, FAREI 60 EM MAIO FALTAM 05 MESES PARA ME APOSENTAR POR CONTRIBUIÇÃO,COM O FATOR PREVIDENCIARIO, PERDEREI MUITO, GOSTARIA MUITO DE UMA INFORMAÇÃO, QUE ME DEIXE TRANQUILO E O QUE DEVO FAZER GRATOS, MUITO OBRIGADO

Carlito Mantovani, em 29/09/2010 - 19h02

Vergonha,que país é este?, onde tudo se paga e nada se tem,até quando vamos suportar a classe politica nos explorando e rindo na nossa cara. Fim do Fator já!!!!

Otto Rastoldo de Souza, em 29/09/2010 - 13h03

Fator previdenciario, é um absurdo, pagamos por um apartamento da Barra e recebemos uma casa na Rocinha. Gente PT é uma quadrilha especialista em enganar o trabalhador, como se você uma milicia. Temos que votar deacordo com os nossos interesses, se vocês precissam de bolsa familia o melhor é a Dilma, comprando os pobres miseráveis e incitando a vagabundagem, caso não precisem votem em outro qualque, nenhum presta, mas esse que esta ai, já sabemos que é mentiroso e traidor dos trabalhadores.

vera Lucia Guimaraes dos santos, em 28/09/2010 - 09h19

Gostaria de saber se a CANDIDATa a presidencia e os demais Candidatos a Senadores, Deputados Federais e Estaduais não vao precisar dos VOTOS dos trabalhadores e de suas familias que tanto estao prejudicando com este MALDITO Fator Previdenciario

eronides severo da costa, em 27/09/2010 - 21h48

atenção aposentados e futuros aposentados, dia 03/10/10(eleição)é o dia do ultimo capitulo do teatro intitulado fator previdenciarios, os senadores e deputados votaram contra,para livrarem suas futuras reeleições, mas que na verdade já sabiam do veto, pois é tudo combinado, como o teatro e o trabalhador é a pleteia.que só paga para assistir.

fuad felex amaro, em 27/09/2010 - 19h56

boa noite eu tenho 59 anos recolho inss desde os 13 anos nesse tempo fiquei apenas 2 meses em auxilio doença por ter feito cirurgia no ombro direito tentei me apozentar por duas vezes ja e nao consequi tenho preçao alta e diabetes quase nao enchergo mais acho que vou morrer sem ver meu direito de me apozentar fuad felex amaro

GILSON, em 22/09/2010 - 22h04

Estamos prestes a ir às urnas e até agora nenhum dos candidatos sequer tocou no assunto sobre uma provável extinção do fator previdenciário. O que significa que nenhum deles tem coragem nem determinação e tampouco vontade para levantar essa bandeira, deixando que este verdadeiro confisco "legalizado" penalize aqueles que uma vida toda trabalharam honestamente para garantir um futuro digno e descobriram que no final de suas vidas profissionais, precisam colaborar com grande parte de sua aposentadoria para justificar a incompetência da administração dos recursos arrecadados durante toda a existência da Previdência.

DOMINGOS HENRIQUE , em 22/09/2010 - 14h11

EU ESTOU INDIGNADO COM VETO DO FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO. É UM ABSURDO ESTE FATOR CRIADO PELO FHC,E MANTIDO PELOS SUCESSORES,TRABALHAMOS UMA VIDA PARA SER ROUBADOS NO FIM DE 30 E 35 ANOS DE TRABALHO, Sr PRESIDENTE NOS DECEPCIONOU VETANDO A EXTINÇÃO DESTE ROUBO,NÃO JUSTIFICA DIZER QUE A PREVIDENCIA QUEBRARIA OU ESTA QUEBRANDO EU ESCUTO ISTO HA 40 ANOS,MAIS É FACIL É SÓ PEGAR DINHEIRO NA CUECA, NA MEIA,NAS LICITAÇÕES SUB FATURADAS QUE A PREVIDENCIA SOBRA DINHEIRO PARA DAR UMA DIGNA APOSENTADORIA PARA QUEM MUITO FAZ PELO PROGRESSO DO NOSSO PAIS DEPOIS DE UMA LONGA CAMINHADA,QUANDO MAIS PRECISAMOS GANHAR É MENOS GANHAMOS. APROVEITEN VAMOS COBRAR DOS POLITICOS O FIM DESTE ABSURDO.

DONIZETI, em 22/09/2010 - 12h28

será que ja esqueceram do fator previdênciario, comecei trabalhar com 12 anos, ácho que andar de bengala e não vou me aposentar, isto é um absurdo a aposendoria deles com serteja ao final do mandato deve sair.

Eliana, em 16/09/2010 - 17h21

Por favor quando será que vão acabar com esse maldito fator previdenciário? Isto já virou uma novela sem fim, todo ano prometem e nada fazem.O congresso bem que poderia vetar o veto do Sr. LULA!!!

Adauto Chagas, em 31/08/2010 - 17h58

Eu faço parte dos brasileiros que começou a trabalhar com 13 anos. A maior parte começa a trabalhar aos 18 anos. Acho que o pré-requisito de direito ao trabalhador para se aposentar seria 35 anos de contribuição, ou seja, quie seria a idade miníma de 53 anos, correspondente em média 18 anos do inicio do trabalho mais 35 anos de contribuição. Em condições precarias como trabalha os brasileiros, em profissões sacrificosas, na poluição, transportando pesos, maus alimentados, etc. Aos 53 anos estes trabalhadores estão doentes e acabados que consequentimente terão poucos anos de vida para usar sua aposentadoria. Esta ideia de somatorio de 95 anos será uma escravidão, um massacre. Se o cidadão inicia trabalhar aos 18 anos, para se aposentar aos 65 anos terá que trabalhar 47 anos, mesmo aos 60 anos terá que trabalhar 42 anos, isto será um massacre.

julio cesar fonseca sampaio, em 30/08/2010 - 14h50

por que o governo nao pune com rigor as georginas da vida que saqueam a previdência - por que não usar a fortuna do pré-sal e colocar na previdencia para que seja distribuida esta riqueza dos brasileiro igualmente para todos porf que só os funcionários publicos tem isonomia na aposentadoria e aposentam com ultimo salário - a constituição fala que somos todos iguais

Cleuber - MG, em 26/08/2010 - 19h32

Infelizmente no Brasil, as classes e entidades são separadas, ou seja, cada um se preocupa só com o seu problema, por isto as manifestações não tem força, os aposentados lutam sozinhos, os trabalhadores tambem, os medicos, os profissionais da educação, bom seria se todos ajudassem na luta do outro, como os humoristas foram censurados nesta eleições, fizeram uma manifestação sozinhos onde não há força, bom se todas as classes se inissem para ajudá-los, assim eles tambem ajudariam em outras manifestações. Os politicos sabem desta desunião das classe brasileiras e comemoram, pois riem das nossas manifestçãoes. Não à Dilma, ao Serra (Filhote e fantoche do FHC)

Luiz Adriano de Andrade, em 21/08/2010 - 09h17

para me aposentar contribui sob 03 salaria hoje recebo R$558.00 mesmo sendo deficiente trabalhei 30 anos e não recebo sob o que contribui

Maria Conceicao de Oliveira, em 17/08/2010 - 22h17

Os Deputados, Senadores com seus salarios altos, é um absurdo deixar rolar por mais tempo, pois os assalariados tem que continuar sofrendo com a miseria do salario minimo e mesmo assim ainda tem que aceitar a reducao na aposentdoria isto é o fim da picada será que conseguem dormir tranquilo, vendo tantas familias ficarem mais pobres. e o Presidente que se dizia a favor dos assalariados,que vergonha de País.

Gerson, em 15/08/2010 - 20h05

- Nossos políticos infelizmente não mercem mais nossa confiança. Esta lei Burra criada pelo FHC e hoje, mantida por um outro Presidente que lutava pelo povo quando não era Presidente, pisa diretamente na parte menos priveligiada da população. O Lula deveria ter riscado esta lei já no seu primeiro mandato.

ANA JANDIRA SLVA SANTANA, em 15/08/2010 - 11h08

sera que ainda temos chances deste fim do fator previdenciario mesmo com o veto de lula, poderam vetar o veto

Mara, em 04/08/2010 - 12h38

Nosso país precisa de um Presidente, que de credibilidade ao seu povo! Não adianta termos um presidente que faz politica externa, fazendo os outros rirem de seu linguajar e das besteiradas que fala, sem ter sentido e nem conhecimento do assunto. Votar está muito difícil em nosso país, pois não sabemos em quem acreditar! Olha só o Sr.Lula, que ia para as portas das fabricas defender o direito dos trabalhadores, para aumento de salário e demais benefícios; e agora quer ver o povo pelas costas, pessoas que precisam se aposentar ou aposentados, tem que morrer de fome, sem plano medico, pois alem do salário ser minguado, ainda veta a proposta do fim do fator previdenciario, para o povo receber menos ainda. Que vergonha Sr.Lula, eu tenho da sua pessoa, e de todos os seus. Nosso presidente acredita que por dar um reajuste de 7,72% para os aposentados ele é maravilhoso. Será que ele pensa que engana o povo! Vamos ter vergonha dessa hipocresia, enquanto ele vive no luxo, nós o "povo", vivemos que nem lixo.

jorge luiz da silva, em 24/07/2010 - 20h59

espero que cege aprovado pois esta perto da minha aposentadoria vou esperar a aprovaçaõ

Paulo Roberto Marques Pereira , em 19/07/2010 - 12h47

As lideranças sindicais estão de parabéns ,por uma conquista dos trabalhadores , que o famigerado FHC e seus comparsas sem a mínima sensibilidade humana realizaram , mas a luta continua e com certeza com apoio nacional de todos trabalhadores brasileiros ,quanto ao déficit da previdência e outras lendas , não existiria se todas as empresas pagassem o que devem e também o Estado Brasileiro sempre usou recurso da previdência para realizar obras deste dos tempos que a previdência social foi criada , enfim os maiores devedores da previdência social são as grandes empresas e o Estado Brasileiro .Fim do fator previdenciário Já, se for necessário porque não realizar uma greve nacional ,com apoio de todos segmentos de trabalhadores , a hora é agora , de corrigir esta injustiça .

Ilma Gimenes Nunes, em 14/07/2010 - 09h03

Tabalho desde criança,primeiro em lavouras,empregada doméstica, escritórios,educação, e hoje com 56 anos de idade não posso aposentar com salário integral,apesar de ter contribuido por mais de 33anos. Fora os anos que trabalhei sem registro.Preciso parar e cuidar de minha saúde, mas tem o malfadado fator previdenciário a travar!

jose antonio, em 12/07/2010 - 15h29

TODOS OS TRABALHADORES TEM DIREITO EM SABER O VALOR ARRECADADO . E NO QUE E GASTO O DINHEIRO DA PREVIDENCIA CADE A TAL TRANSPARENCIA

NIVALDO, em 12/07/2010 - 12h19

Não deixem aprovar o fim do fator previdencias com os 85/95 do famoso e esperto projedo do Deputado Pepe Vargas, se tiver que aprovar seria um caminho a aprovaçao baseado na media dos 80 maiores salarios de contribuiçao sem a fórmula irritante que tem hoje.

joel olegario da silva, em 10/07/2010 - 18h35

estou com 35 de trabalho contribuo com o inss no teto a mais de 25 anos hoje não tenho o direto de pensar em aposentar pois temho 55 anos de idade se sair perderei 30% do teto hoje, que triste isso.

pedro, em 10/07/2010 - 13h39

Lula não era você que criticava os governos anteriores,com forma tratadas em relação os aposentados o que você fez para melhorar há situação do mesmo nada?

Vicente, em 08/07/2010 - 21h39

alberto SS O calculo é : 35 anos x 13 meses x 2 x 577,00 = R$ 525.070,00 de deposito do patrão e empregado, o salario pago no maximo é 3.150,00 , isto é 525.070 / 3.150,00 = 166 meses isto 13 anos, sem contar o juros e correção . KD.. São uns ladrões, safados Proponho, fator previdenciario a todos Presidente, Senador, Deputados, Vereadores, Juizes etc.

Djjair quintanilha, em 08/07/2010 - 15h47

SR.PRESIDENTE E MINISTROS O desconto do fator previdenciário não é economia e sim um tributo que pagamos covardemente a 10 anos. [tributo inconstitucional] Recado: voce que esta p/se aposentar,cuidado que o golpe e covarde. obrigado

baldoino zoti, em 06/07/2010 - 20h19

gostaria de saber sobre a volta da proposta do dep pepe vargas de 85/95 seria uma saida para a proximas aposentadorias baldoino zoti

Luiz Borloth, em 05/07/2010 - 14h54

Sr Lula, deixa de viajar um pouco, de oferecer dinheiro a outras nações,fazendo média, faça algo de concreto e acaba com esta palhaçada do fator previdênciário que rouba o trabalhador brasileiro, nota zero pra você presidente.

Alberto SS, em 30/06/2010 - 21h06

FATOR PREVIDENCIARIO!!!! Todos os politicos só defendem interesses proprios e de seus familiares. Pergunto se algum deles ganham salario minimo. Somos nós o Povo Brasileiro que pagamos todas as contas, e também o salario alto de militares, politicos e outros. Absurdo um politico aposentar com oito anos de gestão!!! E nós contribuimos com 35 anos e nosso salario cai para um terço do que contribuimos. Já fizeram as contas de quanto pagamos para o INNS? Em 35 anos para quem paga o teto, vai para a PREVIDENCIA miseros R$ 4875,00 ( quatro mil e oitocentos e setenta cinco reais ), isso sem juros, em 35 anos de contribuição a PREVIDENCIA arrecada os miseros R$ 170.625,00 ( Cento e setenta mil, seiscentos e vinte cinco reais. E ao aposentar com 50 anos, o trabalhador recebe R$ 1600,00 ( hum mil e seicentos reais ). Facil de contabilizar ( NÃO RECEBEMOS NEM 1% UM POR CENTO do nosso proprio dinheiro!!!! Isso não é nem os juros de poupança!!! SE VIVERMOS ATÉ OS 75 ANOS, NÃO VAMOS RECEBER NEM O NOSSO DINHEIRO DE VOLTA ( ESSE QUE CONTRIBUIMOS POR 35 ANOS ), FACIL DE CALCULAR!!! "NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS ABRIR OS OLHOS COM OS GOLPES QUE RECEBEMOS A VIDA TODA" BRASILEIROS VOCÊS ACHAM QUE AS EMPRESAS IRÃO CONTRATAR PESSOAS ACIMA DOS 50 ANOS???

joao maria silverio de morais, em 30/06/2010 - 21h05

Boa noite Temos que lutar pra dar fim esse fator que tira do nosso salrio de aposentadoria + de 30% é apena tem eleiçao este ano, eles vao pedir voto trabalha a vida inteira e quando via se aposentar nao tem o direito d receber salario integrau abraço

feliciano emerick garcia, em 29/06/2010 - 20h14

O LULA E UM TRAIDOR NUNCA MAIS VOTO NO PT E EM NENHUM POLITICO MAIS PREFIRO A DITADURA TUDO QUE PROMETERAM DEPOIS DA DITADURA NÂO COMPRIRAM ,SO CRIRAM IMPOSTOS PARA O POVO BRASILEIRO PAGAR PARA MANTER A MAIORIA DOS POLÌTICOS QUE NÂO FAZEM NADA EM BENEFICIO DO POVO POR ISSO O MEU VOTO E NULO

Leonir, em 28/06/2010 - 09h08

Votar na DILMA é aprovar o roubo que o LULA está fazendo com os aposentados e aposentandos. Porque ele não faz os ladroes que estão infiltrados no seu governo a devolverem o que roubara "dinheiro na cueca - dinhjeiro na meia - dinheiro na bolsa - mensalões etc.etc.etc." e o governo nunca sabe de nada. que vergonha ter um presidente deste tipo.

aeide brasil, em 28/06/2010 - 06h53

Manter esse fator é uma covardia com o trabalhador que começou trabalhar cedo, desempregador que esta acima de 50 anos esta fora do mercado, como sobervive, se tem uma perda de 30% do que poderia ganhar.

Mauro Lopes da Silva, em 25/06/2010 - 09h33

Esse cidadão chamado de Lula, enganou a todos nós, pois, provou que é farinha do mesmo saco. Sua atitude em vetar o fator previdenciário, mostrou sua verdadeira cara. Vamos dar o troco nele e sua legenda.

amarilio oliveira, em 24/06/2010 - 14h14

vamos votar nulo. sr presidente com veto do fator

calastro, em 24/06/2010 - 14h09

INFELIZMENTE NÃO DÁ PARA CRER NO0S HOEMNS, ASSIM DIZ A BIBLIA, "MALDITO É O HOMEM QUE CONFIA EM OUTRO HOMEM" INELIZMENTE FOMOS MALDITOS POR CRERMOS NOS BLA BLA ´BLA DE LULA E SUA CURRIOLA. CHEGA DISSE CHEGA E EU PEÇO AOS QUE ESTÃO PARTICIPANDO DESTE BLOG, NÃO VOTEM EM DILMA E NEM NO SERRA (POIS FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E SERRA AMBOS SÃO PSDB) E DILMA É PT.PARTIDO DOS TRAIRAS. CASO AINDA SE JA POSSIVEL A DERRUBADA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO, AI SIM PODEMOS PENSAR EM VOTAR EM DILMA, CASO CONTRÁRIO VAMOS TODOS PROTESTAR VOTANDO EM MARINA SILVA. BRAÇOS A TODOS ET. NÃO VOTEM EM BRANCO OU ANULEM SEUS VOTOS VOTEM EM ALGUEL QUE NÃO SEJA SRRA OU DILMA...

MARTINS, em 24/06/2010 - 10h38

LULA VOC~E TEM QUE SER ESPURGADO DO MUNDO POLITICI. VOCÊ E O FERNANDO HENRIQUE CARDODOSO. O FERNANDO HEENRIQUE QUE INVENTOU. E O LULA DEU CONTINUIDADE. VOCÊ LULA, GOSTOU DO PROJETO DO FERNANDO HENRIQUE NÃO É ? ACHO QUE VOCÊ VOTOU NELE PARA PRESIDENTE. BRASIL, VAMOS TIRAR O LULA E DILMA E JOSÉ SERRA DO SENÁRIO POLITICO. PENA QUE SO SOBRA A MARINA QUE NÃO SE PRONUNCIOU A NOSSO FAVOR. MAIS MESMO ASSIM SENADORA MARINA SE PRONUNCIIE LOGO QUE ESTÁ AO NOSSO FAVOR, QUE É PARA NOS BRASILEIROS INICIAR PELA INTERNETE UMA CAMPANHA INTENSA PARA VOCÊ SAIR VITORIOSA E NÓS TAMBÈM. pRESIDENTE LULA , NEM O SINDICATO TE QUER MAIS. ISSO É JUDIAÇÃO COM OS BRASILEIROS, VEJA VOCÊ FOI ELETO PELOS BRASILEIROS, NÃO FOI PELOS OUTROS PAISES NÃO. CAI FORA URGENTE. LEMBRA ? CAD~E SUA PALAVRA QUEPROMETEU SANSIONAR O PROJETO FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO, E SE PASSARAM 10 ANOS NA LUTA E VOCÊ SINICAMENTE VETOU EM MINUTOS. SENADORES E DEPUTADOS ESTAMOS COM VOCÊS QUE ESTÃO CONOSCO. OBRIGADO . QUERO QUE TODOS OS BRASILEIROS SE PRONUNCIE UM CON OS OUTROS UNIDO PARA RETTIRAR DO PODER QUEM NOS PREJUDICAM. ESTÁNA HORA BRASIL. O GOOL É NOSSO ESTA COPA É NOSSA.""!!!!!!! FALO DA COPA T

Jorge Eli da Silva, em 22/06/2010 - 09h26

O Presidente Lula, fez uma safadeza com o seu veto ao "Maldito Fator Previdenciário". O Fator Previdenciário é a escravidão dos trabalhadores mais desfavorecidos do país. O Presidente Lula, fez alarme para dar 7,7% para os aposentados, enquanto que pelo outro lado, o Presidente tira de uma só vez, de uma pessoa que vai se aposentar em torno de 30% a 40%. Vocês acham que isto é justo. Precisamos acabar com está desigualdade nacional. Onde os pobres pagam mais e os ricos menos. Deveria ser o contrario no modo geral. Mas quando estes políticos vão contar os seus votos nas urnas, todos os votos são iguais. É o tipo de coisa que aborrece os companheiros e companheiras deste país. É lamentável o que estes políticos estão fazendo com o povo brasileiro.

João Mario Cesar Barbosa, em 22/06/2010 - 08h08

É muito triste a forma como os políticos brasileiros, através da mídia, nos repassa a impressão da falta de comprometimento pelo seu povo, em epspecial pelos aposentados do Brasil, vimos que o clamor pela queda do Fator Previdenciário era e é esmagadora, quero dizer, o descontetamento por essa Lei nociva aos nossos direitos conquistados pelo trabalho. Como forma de repúdio, peço para que não haja votos em favor do governo.

martha, em 21/06/2010 - 19h58

FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO JÁ. FIM DO FATORPREVIDENCIARIO JÁ.

martha, em 21/06/2010 - 19h55

porque estes benemeritos seguidores de lula nao aplicam o fator previdenciario em seus salarios e aposentadorias. outra: porque lula e seus comparsas tem dinheiro para aumento de funcionalismo publico e nao pode dar fim ao fator previdenciario.

Helenice Cabral, em 21/06/2010 - 18h14

Porque eles não aplicam o fator nos salarios do alto escalão deste pais?Será que o trabalhador tem que pagar tudo.O apartai está bem ai.O Lulu que espere ele terá o troco dos trabalhadores deste pais.E se o veto não cair ,que possamos todos fazermos uma grande campanha contra o Temer e o Sarney.Que tambem são contra os trabalhadores

Neuza Kroth, em 20/06/2010 - 19h15

Muito triste saber que Luta vetou a retirada do Fator Previdenciário, mas também seu partido perde todos os votos da minha família e amigos que não são poucos. Confiávamos no presidente Lula, mas ele foi muito injusto com todos que esperavam por uma decisão favorável. Esse partido deu o que tinha que dar, é hora de dar o troco nas nas eleições.

Gerson, em 18/06/2010 - 01h20

TRABALHADORES BRASILEIROS Acordem procurem saber o que é esse famigerado Fator Previdenciário, criado por FHC e rebatizado por LILS (LULA) no dia 15/10/2010, quando vetou o seu fim. Este Fator é o verdadeiro roubo ao trabalhador brasileiro.

carlos a maiello, em 17/06/2010 - 18h34

lula traidor dos trabalhadores sua hora ea do pt vai chegar fora lula fora pt nunca mais vai ter meus voto e dos meus familhares fora lula traira fora pt traidores do trabalha dor fora fora raposas

HUGO ELCIO MACHADO, em 17/06/2010 - 15h12

Temos que lutar até fim para acabar com o que se chama - Fator Previdenciário - isso está nos tirando o direito que tinhamos quando começamos a contribuir para o INSS, se eles quiserem mudar tem que ser para a frente e não retroagir. abraços Hugo Elcio Machado Oliveira-MG.

Rosana Navarro, em 17/06/2010 - 13h15

Trabalho desde os 17 anos de idade e estava esperando a queda do fator previdenciario para me aposentar, com o valor da aposentadoria nunca vou poder me aposentar vou ter que trabalhar até morrer. Lula se prepare pois nunca mais voceis terão meu voto. O veto do fator previdenciario foi um absurdo, voce e seu partido mostraram a verdadeira cara e atiraram no proprio pé.

GILBERTO DA COSTA, em 16/06/2010 - 20h59

LULA vetou o fator previdenciario,vamos dar a resposta no dia da eleiçao.

ROSA mEIRI, em 14/06/2010 - 18h04

Tenho lido e ouvido mtos aposentados dizerem que vão votar no Serra caso Lula vete o fator previdenciário, lembro a todos que tão ruim como votar em quem vai manter esse fator é votar em que criou esse fator. OPSDB deve estar rindo até as orelhas pensando ganhar votos com essa situação. Votem na Marina, algo novo ou Anulem o voto por favor.

carvalho, em 14/06/2010 - 17h35

Concordo que o fator previdenciário é pernicioso para o trabalhador brasileiro. Chega a ser desmotivador para quem está trabalhando desde os 17 anos de vida, sem os direitos a licença especial ou mesmo a saúde respeitados pelas empresas. Me sinto enganado pelo governo do Brasil, que modifica as leis trabalhistas sem consultar o povo. Somos nós que sustentamos o país contribuindo com 11% do nosso vencimento para a previdência social e agora que vou completar o tempo de contribuição, sem ter faltas no trabalho, mesmo doente pois os pobres não tem direito a tratamento médico e ainda tenho que ir além. Fico a pensar nossos políticos geralmente pensam que temos a mesma qualidade de vida que eles. Deveriam pensar no cansado trabalhador que precisa ser substituído pelo jovem que aguarda a primeira oportunidade de emprego. Obrigado pela oportunidade e que seja colocado um ponto final nessa corrente da escravidão chamado de fator previdenciário.

Luiz carlos adão, em 14/06/2010 - 15h35

covardemente o presidente lula empurra com a barriga sua decisão quanto ao fim do fator previdenciario. Digo covardemente pois já era para ter tomado tal decisão há muitos dias para acabar com a angústia de milhares de cidadãos e cidadãs brasileiros que não merecem ficar nessa expectativa deprimente. Se é para vetar, que vete logo e mostre sua cara e seu caráter. Prove que estávamos todos enganados quando confiamos por duas vezes em suas promessas que seria diferente dos que antecederam o seu governo, ou sancione e deixe que continuemos a crer que este governo é mesmo diferente e ai sim, elegeremos sua candidata à sucessão. Caso contrario, desista da política Lula e Dilma. O povo trabalhador deste País quando quer decide. Tenha essa certeza Sr. presidente.

APARECIDA COIMBRA, em 13/06/2010 - 18h15

ESSE GOVERNO LULA É PIOR QUE O FHC PROMETEU MUNDOS E FUNDOS, PRINCIPALMENTE REGATAR OS ABUSOS CONTRA O APOSENTADOS DESSE PAÍS. SE LULA NÃO SABE QUE O ELEGEU COMO PRESIDENTE NO PRIMEIRO E SEGUNDO MANDATO, FOI OS APOSENTADOS, SEUS FAMILIARES E OS SINDICATOS QUE LHE DERAM UM VOTO DE COMFIANÇA, QUE FORAM TRAÍDOS DISCARADAMENTE. LULAS DEFENDE OS BANQUEIROS, QUE PROMETEU QUE NO SEU GOVERNO NÃO SERIA COMO O DE FHC. HOJE TODOS OS BRASILEIROS PRINCIPALMENTE OS APOSENTADOS NÃO SABEM DIFERENCIAR UM DO OUTRO. QUEM É O MAIS PIOR LULA OU FHC. SE VETAR O FATOR PREVIDENCIÁRIO ELE VAI DAR A SETENÇA DE MORTE PARA ELE , DILMA E O PT. VAI SER CAÇADO COM O SEUS COMPARSAS DO PT E A SRA. DILMA. QUE NÃO TEM NENHUM PERFÍL PARA GOVERNAR ESSE PAÍS. LULA TERÁ A SUA A MAIOR DERROTA ELEITORAL E MORAL NAS URNAS. QUE SÓ PENSA NOS SEUS INTERESSES, DOS BANQUEIROS E SEU COMPARSAS SAFADOS E LADRÕES DO PT. FICA ESPERTO LULA POIS O JOSÉ SERRA VAI GANHAR TODOS OS VOTOS DOS APOSENTADOS. FAMILIARES, SINDICATOS E DE QUEM ESPERA UM DIA SE APOSENTAR, QUE É MAIS DE 70% DESTE PAÍS. SE VETAR ESSE MALDITO FATOR PREVIDENCIÁRIO NA INTEGRA CRIADO PELO MALDITO FHC O PIOR PRESIDENTE DEPOIS DE COLLOR. LULA VOCÊ VAI GANHAR O TITULO DO PIOR PRESIDENTE DESSE PAÍS. DEPOIS DE COLLOR E FHC.

MARCOS COIMBRA, em 11/06/2010 - 18h20

O GOVERNO LULA SEMPRE METEU O PAU NO GOVERNO DE FHC, HOJE LULA FAZ PIOR,SE VETAR, COM CERTEZA VAMOS CAÇAR O MANDATO DELE E DE DILMA A SUA PREFERIDA. NAS URNAS NOS APOSENTADOS E FAMILIARES VAMOS MONSTRAR A ESSE GOVERNO LEZADO QUE NÃO SE BRINCA COM OS APOSENTADOS DESTE PAÍS.

NILTON VIEIRA GARCIA, em 11/06/2010 - 14h56

Acredito no bom senso do nosso Presidente LULA, e não vetara o fator previdenciario. Será um ato digno de um Presidente, que devolveu o poder aquisitivo para os aposentados. Assim esperamos, os aposentados e os que se aposentaram daqui a pouco.

Futuro Aposentado, em 10/06/2010 - 14h55

Acho que esta preucupação não deveria ser somente de quem esta aposentado, ou presetes a se aposentar,creio que a questão é de todos os trabalhadores do Páis independentemente de qual o tempo que falta para se aposentar.Se o Lula vetar o Fator e o aumento, sua candidata não merece vótos de todos os trabalhadores, pois todos se aposentaram um dia.

Rubens Cruz, em 10/06/2010 - 13h52

Trabalho desde os 16 anos já completei 36 anos de trabalho, e não consigo me aposentar devido esse maldito fator. Quem comelou a ralar logo cedo está penalizado. Cuidado Sr.presidente!!!!

VANDERLEI PEREIRA DA SILVA, em 09/06/2010 - 22h09

SR.PRESIDENTE, TENHO 55 ANOS DE IDADE, TRABALHO DESDE SETEMBRO DE 1973, COM MAIS DE 35 ANOS DE CONTRIBUIÇAO, MAS NAO POSSO ME APOSENTAR POR CAUSA DO TAL FATOR PREVIDENCIARIO, ESTOU COM PROBLEMAS NA COLUNA CERVICAL,ME AJUDE, E A TANTOS OUTROS TRABALHADORES, QUE COMO O SR.CARREGOU ESTE PAIS NAS COSTAS. POR FAVOR, SANCIONE A QUEDA DESSE FATOR. NAO CONSIGO MAIS TRABALHO PORQUE "SOU VELHO" DEMAIS PARA TAL. CONFIO EM DEUS, E CONFIO NO PRESIDENTE DO POVO.

antonio elcio alves silva, em 09/06/2010 - 17h14

Caso o lula vete o fim do fator, mande menssagem a todos os aposentados pedindo para não votarem na Dilma os aposentados e seus familiares. Assim a gente mostra nossa força.

Antonio Pedro de Assis, em 09/06/2010 - 12h07

Agora é Copa do Mundo, torço contra a Seleção Brasileira para, não ser campeã,pois ai vai ser so brincadeira.Os aponsentados que se fodam. O presidente não ta nem ai, pois nunca trabalhou.

João J. Alves, em 08/06/2010 - 16h25

O fator previdenciário é um verdadeiro assalto ao bolso do aposentado. É preciso ter vergonha na cara e derrubar essa aberração.

JOSE CANABRAZIL, em 07/06/2010 - 11h05

Sr. Presidente voce não pode da bolça familha com dinheiro do nosso inss tire do otro luga pois amaor parte que resebem não precisa eu conheso gente que tem ate fazenda e recebem e outros gastão no buteco como e chamado no nordeste porque eu estive la e vi com meus propios olhos. desculpe tenho poca leitura.

GERUSA TELLES DA SILVA, em 06/06/2010 - 18h11

Sr. Presidente, Eu votei no Sr. acreditando que não havia pessoa melhor para governar o nosso País,. Até então não fui decepcionada mas o Sr. precisa ouvir o grito dos brasileiros que estão contando com a queda do fator previdenciario, não deixa esse grito se perder no ar.Eu trabalhei tanto na minha vida, não aguento mais..., se o Sr. vetar vou ter que trabalhar mais 10 anos ou sei lá mais quanto, acho que até morrer.Não veta a queda do fator previdenciario, todo mundo sabe que isso não vai ser problema para o País, não é o fator previdenciario que prejudica o Brasil e sim o monte de corruptos, desonestos.Tenho certeza que posso confiar que o Sr. Presidente Luis Inácio Lula da silva O GRANDE HOMEM não vai nos decepcionar.

João feliciano., em 06/06/2010 - 14h11

sr.presidente comecei traballar com 13 anos de idade. Hoje com 44 anos de idade,e com 30 anos traballado, e com inssaluble 36 anos.O sr. acha certo, tirar esse mesmo sonho de homens como eu,que sempre apoiou o Sr.O que realmente quebla o pais, sâo as corrupissôes que tem acontecido.sem mais.

elias de oliveira, em 05/06/2010 - 11h20

sr: presidente apenas cumpra o que prometeu em campanha a favor dos aposentados.não foi vssa excell. que inventou esse tal fator, se caso a prev. ficar em dificuldade por essa causa, nos aqui embaixo vamos ralar pra deixar o pais em ordem,nos somos valentes, trabalhadores,honestos,esperançosos e acima de tudo confiantes na nossa bandeira chamada Luiz Inacio Lula da Silva. que Deus o ilumine.

neusa rodrigues siva, em 04/06/2010 - 20h53

senhor presidente ja esqueceu a sua origem parece que sim pois esta querendo vetar o fator previdenciario ja esqueceu como e duro viver com salario que ganhamos ainda mais descontando40/.da aposentadoria

JOSE CARLOSJ ANUARIO, em 04/06/2010 - 10h53

Sr. presidente, sou um trabalhador com 54 anos de idade, comecei a trabalhar muito cedo na roça com 10 anos de idade, mudei para a cidade em 1973 em um serviço no qual exerço a função de Técnico em Contabilidade até hoje,ou seja,44 anos de trabalho, 37 anos de contribuição,lógico,iniciar a atvidade cedo foi simplesmente pura necessidade,por isso Sr. presidente,coloque um fim no fator previdenciario,pois, o que é melhor para a previdencia,um trabalhador contribuir 37 anos ou em outros casos a pessoa contribuir 15 anos e aposentar-se,com o fim do referido fator,será uma forma de incentivo para as pessoas contribuirem mais cedo e obviamente aposentarem mais cedo,confiarei na descisão de V.Excia,em não vetar, pois mostrará o quanto é generoso e bom para com o trabalhador brasileiro. Obrigado..

Emilio Carlos, em 04/06/2010 - 08h55

Sr. Presidente, mostre sua cara seja saco rocho,onre sua barba na cara, faça justiça , com o velhos deste PAIS , tire esta matematica chamada fator previdenciario, que rouba dos trabalhores 30 a 40% seus direitos adquiridos, o déficit e o setor publico isto é um assalto a naçãoa brasileira

Luiz Carlos Adão, em 03/06/2010 - 19h48

Não duvido que o lula vetará o fim do fator previdenciário, senão, porque tanta demora em tal decisão, está empurrando com a barriga para no último momento vetar, alguém tem dúvida? O ditado é certo e verdadeiro: quer conhecer o verdadeiro caráter de um homem, dê-lhe poder. Bons tempos aqueles em que acreditávamos que o lula era realmente a esperança do trabalhador brasileiro, mas hoje vemos que a única diferença dele para o FHC é que ele ainda, repito, ainda não chamou os aposentados de vagabundos, apesar de tratar a todos os aposentados e demais contribuintes da previdência como vagabundos responsáveis pelo déficite naquele órgão.O importante é unirmo-nos todos, aposentados, aposentáveis, familiares e amigos e dar um basta nesse PT de araque começando por dar uma banana para a candidata a presidente por aquele partido. Não somos vagabundos e não sejamos otários a nação de trabalhadores e aposentados pode decidir qualquer eleição neste País, basta cada um fazer a sua parte nesse sentido.

Milton Oliveira das Neves, em 03/06/2010 - 13h28

SR Lula.vc fez um pacto com Fernando Henrique,de continuar com o fator previdenciario?, mas, E as promessas de campanha, já esqueceu ou não sabe o que prometeu?Aumento digno para aposentados, e fim do fator previdenciario. Responda; por politicos tem aumento exorbitantes e nós com estes salários miseraveis.

davi, em 03/06/2010 - 11h40

SR PRESIDENTE LULA PENSE NOS TEMPOS QUANDO VOSSA SENHORIA FOI SINDICALISTA QUE DEFENDIA O TRABALHADOR ,QUE POR SINAL COLOCOU VOSSA SENHORIA NA PRESIDENCIA DA REPUBLICA PARA CONTINUAR DEFENDENDO O TRABALHADOR ;POR FAVOR NÃO MUDE SEUS IDEAIS AGORA QUE ESTAIS EM CIMA . TRABALHADOR COTINUA SENDO TRABALHADOR .POR SINAL CONTINUA VOTANDO PENSE NISTO .

leda figueiredo, em 02/06/2010 - 19h46

Trës de outubro de 2010 está perto. Aguardem !!!!

Cláudio, em 02/06/2010 - 16h48

Como poderei confiar ou esperar nesses sanguessuga, que estão mamando na teta do governo, é claro que estão preocupados somente com o deles.

MARIO XAVIER DOS REIS, em 02/06/2010 - 16h43

o presidente lula tem que sancionar o fator previdenciário porque os trabalhadores brasileiros não aguentam mais a redução dos seus salarios.

Ana maria Silva da Conceição, em 02/06/2010 - 16h03

Senhor Presidente, a Previdência Social primeiro tem que atender os direitos do trabalhador o que foi conquistado com muita luta!!! muitas vezes o Senhor como lider de sindicato estava em meio a esta luta!!!será que tá pra chegar um dia o Presidente que lutará com verdade pelo povo!!! se chegar vai ficar na história!!!!!!

rosane m c, em 02/06/2010 - 12h46

sr.presidente eu queria ver o sr e esses bando de ministro que são conta o fim do fator previdenciario se aposentase com um salario minimo gostaria muito de ver os filhos de vcs pedirem roupa,calçado,ate mesmo uma comida diferente e ñ ter dinheiro para comprar pois ganha só uma merreca de salario minimo, vcs deveriam trabalhar 35 anos igual todo o brasileiro e trabalhar duro para depois se aposentar dom esta merreca de um salario minimo,pense bem SR presidente este povo merece curtir um pouco mais e velhice com um pouco mas de tranquilidade e ate mesmo com a bariga cheia,ñ bolso nem cuecas cheia de roubo tenha um pouco mais de dignidade e olha para o povo que colocou o SR ai na precidencia por 8 anos demorou o SR atender esses pessoas,por favor acaba com este fim de fatos previdenciario coloca a mão na cabeça pensa bem se fose teu pai ou tua mãe que tivese passando por isso? nos ajude

REGINALDO ANTONIO DE OLIVEIRA , em 02/06/2010 - 10h26

Você acaba de receber um depoimento pelo site Paulo Paim. Clique aqui para moderar. Nome : REGINALDO ANTONIO DE OLIVEIRA E-mail : regysddos@hotmail.com Mensagem : Fim do Fator Previdenciário : Sr. Presidente da República LUIZ INACIO LULA DA SILVA , Eu minha família e meus amigos, sempre estivemos com Sr. Em suas lutas, tenho 12 Irmãos e 2 filhos, o Sr, Pode imaginar como foi difícil para nós... Hoje estou com 51 Anos de Idade e 33 Anos de contribuição junto ao INSS . Comecei a trabalhar em JANEIRO DE 1975. Com 15 anos de idade .Estou desempregado e com pressão alta, Eu ENVIO e-mails, para as usinas aqui da região de Dourados – Ms. onde moro, mas não estão admitindo pessoas com mais de 50 Anos. Hoje estou recolhendo o INSS ,com Dinheiro que ainda resta do acerto trabalhista, FGTS da SEARA Alimentos S/A , onde trabalhei durante 15 anos. Peço que DEUS , ilumine o Sr. Para que não veta o FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO, é minha única esperança de receber o que paguei durante toda minha vida. PENSE ! SR. PRESIDENTE, QUANTOS BRASILEIROS ESTAO NAS MESMAS CONDIÇÕES QUE A MINHA ? O SENADOR PAULO PAIM , Fez a Parte dele, e sei que vai ficar na História do Brasil, Meus Filhos meus Netos, Vão Ler e Lembrar, de como foi IMPORTANTE O SENADOR PAULO PAIM PARA O POVO BRASILEIRO .... REGINALDO ANTONIO Dourados - Ms regysddos@hotmail.com

Ana Maria Silva da Conceição, em 02/06/2010 - 09h33

gente!!!! calma!!! Deus é fiel!!! o diabo vai ter que nos entregar o que nos roubou!!! a grande Marina tá vindo ai!!!!!

ESTRELA, em 01/06/2010 - 22h49

Por favor, trabalhem pela queda do fator.Fa,cam valer o clamor da naçao derrubando este famigerado fator previdenciario.Obrigado.

Luiz Paulo, em 01/06/2010 - 21h27

Sra Maria de Lourdes, que tristeza ler sua postagem. Saber que vc tem um sujeito como este como exemplo. Vc querendo se aposentar com alguns reais, e o filho dele se enriquecendo a cada dia. Só por Deus.

SONIA MARIA , em 01/06/2010 - 18h38

Senhor Presidente, precisamos do fim do Fator Previdenciário. O brasileiro ou a brasileira que adquire o seu direito à aposentadoria pelo tempo de contribuição, não pode ser lesado com um prejuizo tão grande. O tal Fator é uma vergonha e desrespeito ao trabalhador que ajudou no progresso deste país.Aguardamos a coerência dos seus discursos em favor dos trabalhadores. Sônia Iturama-MG

Maria de Lourdes M.M.de souza, em 31/05/2010 - 13h49

Sr. Presidente. Eu que o tenho como um exemplo não nos decepcione, nos ajuda queremos manter o PT no poder, para isto aprove o fim do fator previdenciário Nos ajude por favor

José Ribamar Lopes, em 28/05/2010 - 16h59

Não vamos perder essa oportunidade, lutaremos com toda garra pelo fim do perverso fator previdencario, Q esta aniquilando o nosso poder de compra. Viva os aposentados. Sds. Ribamar Lopes

rosa Meiri F Vander Velden, em 27/05/2010 - 20h44

Estamos tdos esperando o fim dessa vergonha chamada Fator Previdenciario. Se isso não acontecer agora será uma decepção e aí teremos de vez a confirmação de q estamos abandonados a propria sorte. Que ironia qdo temos um presidente q já foi operario e provavelmente pediu a DEUS MTAS VEZES melhores condições pra sobreviver exatamente o q estamos fazendo agora depois de tantos anos de doação ao País.

valdir p j., em 26/05/2010 - 21h01

Shr. presidente voce era o primeiro a estar nas portas de fabrica para nos defender.BONS TEMPOS NAO E, NOS COLOCAMOS VOCE AI EMCIMA PARA ISTO. PENSE BEM AS ELEIÇOES ESTAO AI, SE VOCE LIBERAR ESTE FATOR TAO EPERADO POR NOS NAO TENHA DUVIDA E DILMA NA CABEÇA.ESTAMOS ATENTO.

antonio pedro de alcantara, em 26/05/2010 - 16h12

sr.presidente nao esquesa daqueles que depende da aposantadoria para sobreviver grato pedro

izabel, em 25/05/2010 - 21h43

fizeste tua campanha em cima do fator previdenciario sr presidente o aposentado reverte gasta o que ganhou e os impostos se multiplicam-assine a lei aurea ou faça com que ao menos atingir a idade de 60 e 65 anos possa reverter a aposentadoria de contribuiçao por idade nao tem cerebro nesta cachola olha que a marina vai dar um banho se algo nao acontecer pra melhorar a vida dos aposentados lula falta e fibra

vania, em 24/05/2010 - 11h04

Sr Presidente, Não se esqueça que não foi avisado, quando chegar la em cima, ou la em baixo vai ter que prestar contas do que foi afanado dos aposentados, vou lhe dizer , o senhor pode votar o fim do maldito fator previdenciario e sabe com qual o dinheiro que vai ser pago, com o dinheiro do proprio povo que é descontado para isso, no meu caso desde 16 anos, acha pouco a sua mordomia as custas do trabalhador , faça a coisa correta, já chega ninguém fala nada do fernando henrique cardoso aposentado desde 42 anos e colocou este fardo em cima dos pobres, acorda enquanto a tempo, fazer justiça deveria ser sua meta, nem que seja pelo menos pelos que votaram no senhor .

Solange, em 20/05/2010 - 20h50

Senhor Presidente, não quero ser punida pelo meu voto. Espero ter a certeza que a nós, brasileiros e brasileiras, será garantido o direito de usufruirmos de nossas aposentadorias, sem aquela impressão de que depositamos, ao longo de nossa jornada, foi uma grande ilusão em um País que não respeita os nossos direitos trabalhistas. É hora de reconhecer quem promove o crescimento desta Nação. NÃO AO VETO!!!!!

Mariane da Aparecida S. Kalisto, em 19/05/2010 - 20h56

São tantas pessoas clamando para o presidente, e o tempo está expirando, se Lula não ceder infelizmente não o teremos mais à frente da nação pois até as famílias que recebem bolsas de auxílio (escola,família,baixa renda) estão mais interessados no fim do fator previdenciário mesmo.¨Fica esperto Presidente¨.

joaquim leocadio da silva, em 19/05/2010 - 16h57

tenho 37 anos de contribuição e 56 anos e estou a espera do fim deste famigeradofator previdênciario, ai terei um salario mais ou menos digno pelo que paguei nos meus últimos 16 anos te teto máximo. se o lula não acatar o voto do senado teremos que esmagar a cabeça da dilma. O LULA SEMPRE DIZIA QUE ESET FT ERA UMA AFRONTA AOS TRABALHADORES MAIS HOJE ELE NÃO É MAIS TRABALHADORNÉ. VAMOS FICAR DE OLHO. ABRAÇOS E TORCENDO POR ESTE FIM JOAQUIM LEOCADIO UBERABA/MINAS GERAIS

William Vieira, em 19/05/2010 - 10h37

Prezados Senhores, o que não se fala, é que a previdência já arrecadou mais de 10 bilhões de reais com essa garfada nas aposentadorias do trabalhador brasileiro e que além disso o trabalhador que se aposenta e continua a trabalhar continua descontando para a previdência, isso é uma barbaridade e como uma das consequências os mais jovens ficam sem emprego. O BRASIL, PRECISA URGENTEMENTE DE UM CHOQUE DE ORDEM.

Altimar, em 19/05/2010 - 10h31

Parabéns aposentados pela manifestações. O presidente, sendo justo, não vetará o fim do fator previdenciário, pois é reanimar o monstro que agoniza. É ser o padrasto do famigerado câncer que corrói o salário dos aposentados. O Sr.Lula, em quem votamos, não vai ser o Judas do partido dos traidores. O veto será também nosso em outubro, caso aconteça.Perder arrecadação é deixar de nos roubar. Pela isonomia, dignidade e fim da discriminação.

Ana Maria Silva da Conceição Acadêmica de Serviço, em 18/05/2010 - 10h44

Senhor Presidente Lula não se esqueça que a ferramenta de trabalho dos subaltenos é o seu corpo físico,essa estatística de longividade para o brasileiro está completamente errada,visto que a massa, aqueles que usam o seu corpo como ferramenta de trabalho ou uma máquina sem reposição de peças porque não pode parar a máquina, muitas vezes trabalham doentes porque se parar perdem o emprego e quando se aposentam essa máquina está completamente danificada. Então que hitória é essa de longividade para esses aposentados com os salários que mal dá pra matar a fome quanto mais comprar os alimentos necessários pra essa longevidade conforme propaganda enganosa da mídia. Ainda bem que hoje temos voz e voto e a resposta vai ser lá na boca da urna. Fala de uma aposentada defraudada pelo fator previdenciario, tendo que voltar a estudar para talvez conseguir um trabalho para a sobrevivência própria!!!

marina, em 18/05/2010 - 09h21

Vamos, Sr. Lula não decepcione quem confiou e votou em vc. Esta é nossa oportunidade.O fim do fator previdenciario é necessário!

Ricardo Goecking, em 17/05/2010 - 13h34

Srs. Deputados federais, Senadores e Presidente da Republica, (Sr. Lula), Venho acompanhando o governo Lula desde o primeiro dia de trabalho, para fechar o seu governo com chave de ouro e darmos a opurtunidade de continuação com a Sra. Dilma só falta acabar com este fator previdênciario criado na epoca do governo FHC e cia., metodo este que para mim não resolve o deficit da previdência, o trabalhador é quem consegue o desenvolvimento do pais e com isso mais divisas, beneficiando a todos deste pais, que ja deveria ser o primeiro do mundo. Estamos caminhando corretamente, vamos dar as mãos e seguir juntos. Abraços.

cenira nunes, em 16/05/2010 - 22h08

Sr.Presidente,prove que o Senhor é do lado dos menos favorecidos até quando vão aposentar-se,acabando então com o maldito fator previdenciário deixado pelo governo dos ricos.Acreditamos no seu bom coração.

ROBSON HERCULANO, em 16/05/2010 - 17h03

SR.EXCELENTISSIMO PRESIDENTE LULA VOCÊ TAMBÉM JÁ FOI UM DOS NOSSOS TRABALHADOR EM PISO DE FABRICA/INDUSTRIA,PENSE EM NÓS E TAMBÉM NA CANDIDATA DO PT A PRESIDÊNCIA DA REPÚBICA SRA.DILMA.....

VICENTE CARVALHO, em 13/05/2010 - 09h25

É REPUGNANTE, CONTRIBUIR DESDE OS 16 ANOS DE IDADE E TER QUE APOSENTAR QUANDO NÃO ESTIVER PRESTANDO PARA MAIS NADA. "Os melhores anos de minha vida em prol do país e o retorno é aposentadoria fora do tempo e ainda miserável.

VANDERLEI PEREIRA DA SILVA, em 06/05/2010 - 00h58

SR.PRESIDENTE LULA, FAÇA VALER A HONRARIA DE PRESIDENTE DO POVO TRABALHADOR E VOTE AO NOSSO FAVOR, ACABE DE VEZ COM ESSE MALDITO FATOR PREVIDENCIARIO, NOS DEIXADO DE PRESENTE PELA CORJA DO PSDB, FHC E CIA....

CILENO CLOVIS PEREIRA, em 05/05/2010 - 09h30

ALEM DE ACABAR COM O FATOR PREVIDENCIARIO, TERIA QUE RETROCEDER OS QUE JA TIVERAM ESTA PENALIDADE,E PAGAR AOS QUE JA SE APOSENTARAM, POR TEMPO DE SERVIÇO ATÉ PORQUE JÁ TEM CAUSAS GANHA NA JUSTIÇA E ALEM DO MAIS QUE APOSENTA POR ACIDENTE DE TRABALHO OU DOENÇA É INTEGRAU, PORQUE POR TEMPO DE SERVIÇO NÃO É, MAS TENHO CERTESA QUA COMO JÁ UMA PESSOA GANHOU NA JUSTIÇA O RESTANTE SERÁ BENEFICIADO UM ABRAÇO

Robinson, em 26/04/2010 - 14h41

Alguns senadores falaram que iam paralizar a pauta de votação até que votassem(deputados) os projetos dos aposentados, incluindo o fator previdenciáio. Discurso para boi dormir. Eleições chegando, VAMOS VOTAR EM QUE FAZ, QUEM PROMETE NÃO.

neusa rodrigues silva , em 25/04/2010 - 15h22

vamos senhor presidentevotar na extiçao previdenciario esqueceu que viveu de salarioe quase passou fome lembe-se de dar vida digna aos aposentados afinal pagamos o inss para isso veja bem as eleiçoes esta porvir

laura marques, em 22/04/2010 - 22h45

Só votarei nessa eleição se, for extinto o fator Previdenciário. O maldito FHC, caso contrário; sujiro a todos anular o voto, não dar poder aos maus politicos

camilo, em 22/04/2010 - 00h11

Boa noite! Eu gostaria de saber quando deve ser votado o projeto fim do fator previdênciário na câmara dos deputados.

João Manoel dos Santos, em 20/04/2010 - 07h23

A Força é nossa derradeira esperança, já que a cut, atrelada a esse governo mentiroso, nada faz pelo trabalhador. Trabalhadores e aposentados, vamos dar a esse governo a resposta que ele merece. Vamos demonstrar todo o nosso desprezo, VOTANDO NULO.

VANDERLEI PEREIRA DA SILVA, em 19/04/2010 - 21h00

"BRASILEIROS E BRASILEIRAS", "COMPANHEIROS", NAO VOTEM NESSES "VAGABUNDOS" QUE NOS ROUBAM DISCARADAMENTE COM ESSE TAL FATOR PREVIDENCIARIO. OUTUBRO, LOGO CHEGARA, VAMOS A LUTA.

lourdes, em 19/04/2010 - 16h50

gostaria de saber quando vai ser sancionado a lei que regulariza o fim do fator previdenciario.

alberto caetano grolla, em 16/04/2010 - 11h28

Estou na expectativa da queda deste maldito fator. Os politicos que se cuidem. Tanto situação qto oposição.Estão empurrando com a barriga este assunto que está na pauta p/ votação há muito tempo. Cuidado. Outubro está chegando.

MARCO AURELIO, em 07/04/2010 - 21h30

A votação do fator vai influenciar as eleições do meio do ano.SEM VOTAÇÃO,VOTE EM BRANCO OU ANULE, NÃO DÊ SEU VOTO.

Wasser Hansa, em 07/04/2010 - 13h33

Sou a favor do fim do fator previdenciário, mas tem uma coisa! Caso o fim do fator ocorra, o calculo da aposentadoria das pessoas que irão se aposentar será dos ultimos 36 meses, referente em até aos 48 ultimos meses. Moral da história: - Aqueles que contribuiram sobre o teto maximo em 90% de todo o tempo do trabalho e que agora estão desempregados, pagando como autonomo o carne GPS para o INSS, referente ao minimo, serão lesados! Pois é... Querem o fim do fator previdenciário, mas o justo é sempre calcular sobre a media das contribuições que foram pagas ao INSS. Abraços.

Ivone antunes, em 07/04/2010 - 11h21

Isto tem que ser decido ainda antes do dia 1 de maio. Será um resgate do que foi tirado do trabalhador. Se ocoorer dia 1 os que aposentarem na primeira quainzena terão direito ou a lei não pemitirá. Uma resposta ficaria imensamente grata

Elberto Gonçalves de Souza, em 06/04/2010 - 08h46

Presidente Lula, votei em você todas as eleiçoes para presidente, porque sempre confiei na sua personalidade e agora que dependo de seu apoio para me aposentar estou desepicionado com sua decisão.

fernando de castro, em 26/03/2010 - 04h32

A securidade social tem que parar de financiar a política pública do governo federal e permitir uma aposentadoria dígna aos trabalhadores no final de vida.Retirem o recurso de outros ministérios para financiar o social. A Previdência é e sempre foi superavitária.

LEONIO SPERAFICO, em 24/03/2010 - 17h05

SUGIRO NÃO REELEGEREM NENHUM DEPUTADO FEDERAL SE ELES NÃO VOTAREM O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO. O FH NOS ROUBOM E O LULA CONTINUA.

David E. Schier, em 23/03/2010 - 11h39

È inacreditável que desde 2008, quando o Senado aprovou o fim do Fator, a Câmara Federal não tenha ainda votado o fim do mesmo. Sugiro que ninguém vote em nenhum Deputado Federal até que a Câmara vote o pelo fim fator.

mary vania maia santos, em 22/03/2010 - 20h46

Para exercer a democracia só temos duas forças poderosas a palavra e o voto. Com certeza não devemos nos calar tampouco votar nos que atrapalham os aposentados. Se não respeitam aos idosos, a quem os politicos vão respeitar? Todo cuidado é pouco com as armadilhas de deixar assuntos importantes das aposentadorias para 2011. Não podemos entrar nesse barco sem rumo...

paulo pereira jorge filho, em 21/03/2010 - 14h50

assinei minha carteira de trabalho aos 16 anos,hoje estou completando 50 anos de idade, e mais de 35 anos de contribuição aonde esta os direitos do trabalhador, se os politicos tem seus direitos de uma aposentadoria integrau por que nós vamos perde os nossos direitos.

Clovis, em 19/03/2010 - 17h45

A única maneira deles entenderem, é que se não votarem até antes das eleições, nós que vamos nos aposentar e os aposentados naõ votaremos nesse governo e nesses políticos que se querem a aposentadoria deles integral e a nossa?, se eles querem continuar na mamata, vão que aprovar o fim do fator previdenciário. ou vão ter que trabalhar.

paulo gouveia de araujo, em 17/03/2010 - 20h31

Se o presidente Lula,extinguir essa desgraca que e o fator previdenciario antes da eleicao qualquer candidato a presidencia da repulblica ganhará essa eleicão de 2010.

Belisario Jaco de Morais, em 16/03/2010 - 20h16

Gostaria de saber se ja tem data marcada para a votação do Fator Previdenciario.

Camilo, em 14/03/2010 - 10h06

Quando começamos a trabalhar a muito tempo atraz,contribuimos com o INSS com uma regra para se aposentar. No meio do caminho os governos mudam as regras, sem se quer consultar a população. Todos nós sabemos que Deputados e Senadores Fazem o jogo de seus partidos politicos mais nunca o da população. O nosso presidente Lula, quando postulante ao cargo de presidente, defendia inumeras coisas, sempre em apoio aos trabalhadores, e o fim do fator previdenciario seria um deles. É injusto contribuirmos por longos anos um valor x para receber um valor Y quando se aposentar e quando chega a hora de se aposentar o governo diz que não pode pagar uma aposentadoria no valor daquelas regras pelas quais voce contribuiu a vida toda. PROPONHO A TODOS OS APOSENTADOS E OS ESTÃO PARA SE APOSENTAR....CASO NÃO SEJA APROVADO O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO ATÉ AS ELEIÇÕES...QUE TODOS VOTEM CONTRA O GOVERNO E SEUS PARTIDARIOS...É A UNICA RESPOSTA A ALTURA QUE PODEMOS DAR.

Carlos Alberto Silva, em 12/03/2010 - 09h15

Chegou o momento do governo tomar as devidas providências e corrigir as distorções verificadas com os salários dos aposentados, bem como derrubar por vêz o fator previdenciário, pois não é justo que as autoridades exijam o registro em carteira de um funcionário de 18 anos e quando completar 35 anos de recolhimento, tendo 53 anos não pode ser aposentado integralmente. Então estenda o início do registro em carteira para 30 anos de idade, trabalhando 35 anos aprosentará com 65 anos. Da forma que o governo haje, as pessoas estão dando 12 anos de contribuição sem nenhum retorno para o Estado. Dinheiro o Estado tem para pagar melhor os aposentados e funcionários públicos.

Rozilene Costa, em 08/03/2010 - 22h20

Presidente Lula, mostre que que é um bom presidente pensando tambem nos pobres e nas pessoas que te elegeu, porque se fosse ainda um operário sofreria a mesma desgraça,faça cumprir o que prometeu de melhorar para os aposentados,acredita em Deus?Então faça o certo porque ele é muito justo,e existe a lei do retorno.

Nancy, em 04/03/2010 - 20h04

É insana essa enrolação, porque este bando de cangaceiros desqualificados que são os maus políticos, não colocam um fator previdenciário nos próprios salários? E o sr. Presidente que se elegeu por ser operário (porém pouco trabalhou), prometeu e não cumpriu, sem vergonha, safado.

Ilza maria malta da silva, em 03/03/2010 - 19h11

Óla, não é possivél que essa novela não chegue ao fim. Essa novela começou no programa do Silvio Santos. Quando o Sr.Lula disse que botaria um fim caso fosse eleito e ai, vai ter eleições. Espero que ele cumpra o que prometeu. Fica ai meu protesto. Abraços

maria de lourdes teixeira soares, em 03/03/2010 - 09h28

será que o presidente Luiz Inacio Lula da Silva não via ter pena de nos trabalhadores e resolver este problema da extinção do fator previdenciario o mais rapido possivel. Pois estou aguardando sua decisão desde o ano passado e até hoje.

Vilmar, em 04/02/2010 - 17h52

Me dirijo ao povo brasileiro que um dia vai querer se aposentar e aos hoje aposentados, para que estes energumenos que estão protelando o direito a aposentadoria real ou seja, aquela de 100% pelo qual o trabalhador contribuiu durante a vida toda, somente será verdadeiramente levada em conta se nos fizermos ouvir, ou seja vamos a midia (falada,televisiva, escrita) determinar, isso mesmo, determinar que se desenterre as investigações dos mensalões e daquela investigação do psdb chamada tucano, lembram que as últimas informações traziam que o desviou foi da ordem em torno de U$200.000 milhões ou bilhões não me recordo, pois não se falou mais nada a respeito. AGORA ESTE ESTELIONADO CONTRA A APOSENTADORIA DO TRABALHADOR NÃO TEM A MENOR CONSIDERAÇÃO DESTES TIPOS DE PESSOAS, OU SEJA FHC E LULA.

LEVI ACIOLI DE ARAUJO, em 04/02/2010 - 13h41

Rui Barbosa disse que o importante éra a FORÇA DO DIREITO E NÃO O DIREITO DA FORÇA" Infelizmente ainda hoje vigora o DIREITO DA FORÇA.Os mais fracos( o povo ) é quem tem que se privar, se sacrificar, enquanto os que estão no poder de nada se privam,nem fazem sacrificio nenhum pela Nação, muito pelo contrário estão cada vez mais cheios de regalias e vantagens, inclusive nas suas aposentadorias pomposas com apenas 8 anos de mandato, e sem limite de idade. O que fazer? Eles tem a força e o poder nas mãos.Para eles somente prejudica a economia brasileira o dinheiro gasto com o trabalhador que se aposenta após 35 anos de contribuição e não o dinheiro gasto em beneficio deles que se aposentam com apenas 8 anos.Só Deus poderá nos ajudar.

paulo cesar gonçalves santos, em 31/01/2010 - 15h16

o fator previdenciario,se olhar-mos por outro lado é um roubo ao bolso do trabalhador brasileiro,amparado por uma lei criada por um cidadão chamado Fenando Henrique Cardoso,que todos nós sabemos foi o presidente da elite brasileira,esta lei agente desmembrando ela nada mais é de tirar dos pobres e dar para os ricos,Sr presidente atual eleito pela classe trabaladora a qual lhe confiou dois mandatos por favor acabe com este fator que é a desgraça dos nossos velhinhos,acredito que voces todos tenham pais e maes,chegou a hora o brasil esta bém de finanças estamos emprestando dinheiro até para o fmi,mandamos milhões de dolares para o haiti,porque não se olha os haiti que temos no brasil,o nosso nodeste pessoas passando fome e em outras regiões que não sabemos,sr pesidente dinheiro a mais no bolso do trabaqlhador siguinifica mais compras,isso gera mais imposto então todos saimos ganhando antes de o sr sair de este presente a este povo ordeiro e trabalhador que confia em sua pessoa,inclusive este que escreve.

luis antonio fernandes maciel, em 27/01/2010 - 22h05

mentirosos,egoistas,e fazedor de leis a si proprio, filhos do diabo, ainda bem que existe a morte,e vcs terao que um dia ir embora, se nãovcs queria mandar no mundo.

genaro campos, em 27/01/2010 - 15h32

este assunto me entereca muito,porque já tenho 35aa10mm,gostaria muito de fica a par de tudo que acontece e sobre a outra modalidade: tempo de serviço + idade = 95 anos.

JORGE ROSA MENDONÇA, em 17/12/2009 - 21h33

porque o fator previdenciário não afetou ous politicos?

pedro ascari, em 01/11/2009 - 15h54

Por que é tão difisil votar um projeto que benefecia os aposentadoe e quado é para almentar os seus beneficos ele fazen tão rapido/

jose garcia de franca, em 29/10/2009 - 19h22

otimo si nâo passar o pt pode dar adeus a ao governo

Fatima Regina Mathias Magosso, em 13/10/2009 - 09h49

Não sei onde é feito estas pesquizas pois nunca participei nem conheço ninguem , minha familia tem uma media de vida bem diferente da que o governo aponta ,a media de vida da minha familia não passa dos 60 anos.onde é que encontraram 71 anos deve ser para classe que não tem estress e nem doenças e que não precisa da aposentadoria que pagamos deste cedo, e agora não temos direito a nada. eu terei vergonha de ser um governante e deixar as pessoas passarem por esta humilhção e nosso direito pagamos temos direito de receber dignamente. e so o governo começar a andar um pouco de onibus trem e o deputados deixarem estes gastos abusivos que sem duvida da para pagar a aposentadoria justa a cada um que contribuiu. Se liga Sr Lula, o senhor não disse que ja foi da classe tabalhadora, tenho duvidas. Queremos respeito.

Ivete A. Carneiro, em 30/09/2009 - 20h40

Tomara que caia o fator previdenciário.Um professor trabalha 25 anos em sala de aula, na educação infantil, a lei diz que ele pode se aposentar, daí,multiplicam por esse tal fator previdenciário,que reduz 30% do salário. Então porque plano de carreira para o professor? Que lei é éssa?

André Luiz de Oliveira, em 02/09/2009 - 15h50

Gostaria que alguém me respondesse como fica a situação de quem foi vitima deste devastador fator previdênciário.

kassia-, em 19/08/2009 - 15h15

TOMARA QUE CAIA MESMO ESSE FATROR PREVIDENCIARIO, JA ESTOU EM AUXILIO DOENÇA HA 6 ANOS, SOFRO COM PROBLEMAS SERIOS DE SAUDE, E TODO MES PERICIA E NADA, AGORA VAI FAZER 30 ANOS, TENHO O DIRIETO ADQUIRTIDO,MAIS SE ESSE FATOR CONTINUAR EU VOU MORRER DE FOME, PELO AMOR DE DEUS, QUE ESSE FATOR SEJA EXCLUIDO ISSO E UMA VERGONHA, O NOSSO QUERIDO PRESIDENTE LULA, DISSE QUE IA AJUDAR A NOS POBRES, PORQUE ELE TB JA SOFREU, E AGORA ESQUCEU DISSO, DEPOIS QUE FICOU BEM DE VIDA??? sai fator previdenciario, fora...

Eduardo, em 18/07/2009 - 23h05

Srs. politicos o fim do fator previdenciario, voces precisam enxergar que vai gerar mais arrecadação dos impostos como ICMS,IPI,IPVA,entre muitos outros impostos alem da qualidade de vida dos cidadões aposentados que se dedicaram em beneficio do país,35 anos conforme estatuto de lei, confiando nos Srs. Porém fomos todos enganados pela mafia do governo e politicos que continua desde 1998 até os dias de hoje. Tenham credito com seus eleitores. Hoje voces estão nos devendo muito.

Edson Fossati Chaves, em 25/06/2009 - 14h02

O fator previdenciario foi criado com base na expectativa de vida. Porém, os nossos "responsáveis!, legisladores não verificaram a "expectativa de morte" do cidadão, pois como deveriam saber: o ser humano tem uma carga genética que gera uma expectativa de vida ALEATORIA, não podendo, assim, ser taxativa.Na verdade o que o governo quer é que o cidadão pague durante longo tempo por algo que não irá ser ressarcido, pois ao longo do tempo - valendo-se de regime jurídico e expectativa de direito, lesa o trabalhador não devolvendo o que o mesmo pagou durante todo o seu tempo de labor. Ainda mais: a lei previdenciária é de caráter solidário e atuarial: o que quer dizer que rateia-se entre os segurados o que foi arrecadado. POR QUE?, ao salario dos nossos políticos não se aplica o mesmo critério?. E vejam bem, os politicos não alimentam qualquer fonte de custeio:ao contrário,sugam as mesmas!.

Robson, em 20/06/2009 - 20h17

Sindicalistas,cade a sua voz, cade a movimentação, acorde!!! não fique embernando que nem um urso o povo esta de olho... e os tiranos que leva o povo a degradação para saciar os seus desejos estão acesos.

claudio uchoa, em 30/05/2009 - 12h30

SE É TÃO IMPORTANTE, A VOTAÇÃO PARA O FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO, PORQUE ESTA DEMORANDO TANTO ASSIM. EXISTEM MILHOES DE PESSOAS QUE ESTAO AGUARDANDO ESSE FINAL FELIZ.

 
Últimas notícias do canal
06/10/2010 - 09h57
Greve dos bancários fecha 7.437 agências no País
01/10/2010 - 17h00
Com greve dos bancários, consumidor deve buscar alternativas para pagar contas, diz Procon
14/04/2010 - 15h45
Sindicatos industriais vão recorrer à Justiça para suspender pagamento do INSS sobre adicional de férias, auxílio-doença e auxílio-acidente
01/03/2010 - 15h09
Frigorífico de Nioaque pode fechar as portas, diz sindicalista
03/12/2009 - 08h29
Nova diretoria do Sindical assume com a proposta de atrair mais associados
 
Últimas notícias do site
23/11/2017 - 07h34
Governador lança plano de combate ao Aedes aegypiti e painel sobre ações
23/11/2017 - 06h24
Chuva dá trégua e máxima chega a 36ºC em MS, prevê meteorologia
22/11/2017 - 11h35
PMA autua fazendeiro por erosão e assoreamento de córrego
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
22/11/2017 - 09h23
Projeto Florestinha completa 25 anos formando cidadãos responsáveis
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.