zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 27/04/2009 -

Internando




Por Luciano Pires (*)


A internet est cheia deporcarias. Mas a revoluo tecnolgica que ela encabea est mudando ahistria da humanidade. Est nos devolvendo a oportunidade de escolher oque queremos ler ou ouvir, quando e como quisermos. Est libertando-nos datirania de alguns poderosos que escolhem as informaes que seroacessveis.
Eu, por exemplo, estouenvolvido at o pescoo com "podcasts". Virei um"podcaster", explorando essa ferramenta fascinante que muitagente ainda desconhece. O que podcast? Vou dar uma aulinhahoje.
Durante muito tempo, comobaixar msicas pela internet foi um problema, pois os arquivos eram grandesdemais. At que foram criados programas para compactar msicas, reduzindoseus tamanhos. Surgiu assim o MP3, um formato de compresso de udio quereduz o tamanho dos arquivos praticamente sem perder a qualidade. E vriossites comearam a disponibilizar msicas para download pela internet,horrorizando as gravadoras e artistas, que imediatamente posicionaram-secomo vtimas do que chamaram de "pirataria".
Logo a Apple lanou umaparelho chamado IPod que revolucionou a forma de copiar, armazenar e ouvirmsicas, usando computadores e a internet. Aos poucos o IPod e os tocadoresde MP3 foram substituindo os walkmen, que usavam fitas k-7 e cds. Quemaravilha, poder andar com 1000 msicas no bolso!
Por volta de 2004 surgiu otermo "podcast". O nome vem de "IPod" mais"broadcasting", ou seja, distribuio atravs do IPod. Qualquerinformao que puder ser gravada e distribuda como um arquivo de udiodigital pode ser usada como podcast. Podcast no o arquivo de udio emsi, mas a forma como ele distribudo, normalmente atravs de umaassinatura RSS. O que RSS? A sigla vem de Really Simple Syndication (emportugus fica algo como "distribuio realmente simples"), ummecanismo que dispara avisos cada vez que um site onde o usurio seinscreveu faz atualizaes. Assim voc no precisa ficar acessando ainternet para procurar novidades em podcasts. Se voc assinar o servio(que ainda gratuito), o programa faz isso por voc.
Como ouvir podcasts?Simples. Em seu computador, diretamente do site onde esto disponibilizadose que sempre tem um tocador. D uma olhada no www.podbr.com.br
Voc tambm pode assinargratuitamente o podcast. O mais popular software para esse tipo de operao o ITunes, que funciona com o IPod. O ITunes pode ser baixadogratuitamente. Normalmente as pginas que trazem podcasts tm um cone parao ITunes. Basta clicar nele e o programa abrir na pgina do podcast. Vocento simplesmente clica em "subscribe" ou equivalente -epronto. Dali pra frente, toda vez que voc abrir o ITunes ele buscar asatualizaes em sua lista de podcasts e as baixar automaticamente. Temcontedo para qualquer gosto. E voc s paga se escolher podcasts quecobram para ser baixados. Simples, no mesmo?
 
Eu viciei. Quando chega ahora de atualizar os podcasts que assino, sinto-me de novo um garoto nosanos setenta correndo pra ligar a televiso na hora do Tnel doTempo...
Tem gente que baixa para ocomputador e depois grava cds que d de presente para amigos. Tem gente queouve na academia enquanto faz esteira. E em casa, na cama, antes de dormir.E mesmo que voc no tenha um IPod, pode baixar os programas para ouvir emqualquer tocador de MP3, que j podem ser comprados bem barato. Facilidade,flexibilidade, portabilidade. Inconvenincia zero na comunicao. Isso opodcast.
Para saber como baixarpodcasts visite www.lucianopires.com.br/cafebrasil/podcast .
A internet estsubvertendo a ordem mundial. Ela a verdadeira revoluo ao proporcionaraquela coisa preciosa chamada liberdade de escolha.
Mas bom voc aproveitar.Isso no deve durar muito mais tempo.
Luciano Pires

 

 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
20/04/2017 - 15h12
Adolescentes em risco de suicídio e o jogo da Baleia Azul
18/04/2017 - 15h00
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte IV
18/04/2017 - 14h55
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte III
18/04/2017 - 14h50
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte II
 
Últimas notícias do site
24/04/2017 - 13h30
Polícia prende jovem com maconha e cocaína em Aquidauana
24/04/2017 - 12h55
Clima muda e entressafra faz preço do leite subir 8% ao produtor de MS
24/04/2017 - 10h39
Corpo do cantor Jerry Adriani é velado no Rio
24/04/2017 - 09h56
Declaração do Imposto de Renda termina sexta; fique atento ao prazo
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.