zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artes e lazer - 13/04/2009 - 10h50

“Uma Semana pra Dança” terá atividades de 13 a 19 de abril




Divulgação

Por Moema Vilela, do Notícias MS

 

         Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) convida para a III Semana pra Dança, de 13 a 19 de abril, com programação que reúne espetáculos nacionais premiados, capacitação para criadores, mostras de vídeos e outras atividades. Na ocasião, será lançado ainda o livro “Vozes da Dança”, com perfis de bailarinos, coreógrafos e produtores culturais da dança sul-mato-grossense.  Toda a programação é gratuita.

          Nos dias 13, 14 e 15, haverá a mostra de vídeos “Dentro, perto e em algum lugar com a dança”, com documentários, videodanças e programação infantil. A proposta é unir produções locais com o que de melhor se tem produzido nacional e mundialmente. Entre as produções nacionais, estão videodanças premiadas no projeto Rumos, do Itaú Cultural, e o mais recente trabalho para televisão sobre a dança brasileira “Figuras da Dança”, parceria entre a Fundação Padre Anchieta e São Paulo Cia de Dança. Haverá ainda documentários do acervo do Goethe Institut, parceiro também da mostra, junto com o Curso de Pós Graduação em Dança de UCDB, Itaú Cultural, São Paulo Cia de Dança.

          Pela manhã haverá a mostra infanto-juvenil, das 9 às 11 horas no Sesc Horto, na rua Anhanduí, 200, Centro, com exibições de obras como “Pé de moleque”, do Rumos Itaú Cultural (2005) e “O que é Dança?”, da Ginga Cia. de Dança. À tarde, as apresentações serão livres, incluindo os vídeos da mostra infanto-juvenil e outras para público em geral, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Memorial da Cultura, das 15 às 17 horas. À noite, das 19 às 21 horas na Unidade Centro da Universidade Católica Dom Bosco, serão exibidos filmes mais específicos para o público apreciador da arte da dança, com obras históricas e experimentais.

         Nos dias 16, 17 e 18, o curso “Investigações Coreográficas” vai fomentar a capacidade investigativa na criação coreográfica de criadores e intérpretes. Promovido pela Funarte e ministrado por Esther Weitzmann e Roberto Pereira, o workshop de criação, composição e pesquisa coreográfica é voltado para profissionais e estudantes de dança. Realizado no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, das 15 às 19 horas na quinta e na sexta e no sábado das 9 às 13 horas e 15 às 19 horas.

          Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia (PUC/RJ, 2006), formada em dança pela Escola Angel Vianna e em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atualmente, integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade (RJ) além de ser professora de dança contemporânea na PUC/RJ. Roberto Pereira é crítico de dança do Jornal do Brasil e coordenador do Curso de Licenciatura em Dança da UniverCidade (RJ); doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e mestre em Filosofia (Universidade de Viena – Áustria), é autor de diversos livros sobre dança, entre eles A formação do balé brasileiro (FGV, 2003).

         Na quinta-feira (16), às 20 horas, o projeto Cena Som vai apresentar “Tudo o que imagino sobre a morte”, o mais novo trabalho de Esther Weitzman e convidados. O ensaio aberto apresenta três bailarinos-criadores experientes contracenando juntos, em um trabalho onde a questão da morte física e emocional acompanha toda a dramaturgia a partir de uma pesquisa minuciosa dos próprios corpos do grupo em cena. São profissionais com mais de quarenta anos de idade que, nesse momento, questionam sua relação com a dança, partindo de suas especificidades em relação ao uso do corpo no espaço e da consciência das transformações impostas pela passagem do tempo no corpo, e das mudanças daí advindas na movimentação. O espetáculo será no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453. Recomendado para maiores de 14 anos.

          Na sexta-feira (17), às 19 horas, no Memorial da Cultura e da Cidadania, será lançado o livro “Vozes da Dança”, que traz perfis de bailarinos, coreógrafos e produtores culturais que fizeram a história da dança cênica no Estado. Com objetivo de registrar e divulgar a memória da dança sul-mato-grossense, todos os textos da publicação foram produzidos a partir do depoimento destes 18 artistas, buscando reconstruir suas histórias de vida por meio de suas impressões pessoais, avaliações e lembranças, com pesquisa de diversos autores e coordenação da Assessoria de Comunicação da FCMS.

          No domingo (19), às 19 horas, é a vez de “Isabel Torres”, espetáculo do consagrado coreógrafo francês Jérôme Bel, colocando no centro do palco a bailarina do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Isabel Torres, promove, por meio de sua autobiografia – com histórias de vida e fragmentos de coreografias já encenadas por ela – uma reflexão maior sobre a dança e o dançarino.  O monólogo é uma recriação do espetáculo produzido, originalmente, para Ópera de Paris em 2004, tendo como bailarina escolhida Veronique Doisneau, e já foi apresentado, em sua versão francesa, nos melhores festivais europeus. “Isabel Torres” é a primeira criação deste coreógrafo para uma companhia da América Latina. Com patrocínio do Sesc de MS, o espetáculo será no Teatro Prosa/SESC Horto.

         “A Fundaç&atil

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
21/01/2014 - 15h45
Projeto oferece atividades em praças e parques de Campo Grande
25/10/2013 - 07h37
Academias ao ar livre têm orientação de professores em MS; veja horários
18/10/2013 - 10h23
Dupla formada em Campo Grande consegue vaga no The Voice
27/09/2013 - 15h29
CCI realizará uma semana de comemoração ao Dia do Idoso
23/11/2012 - 09h09
FCMS leva o artesanato sul-mato-grossense para a 23º Feira Nacional do Artesanato
 
Últimas notícias do site
23/10/2017 - 07h41
PMA e parceiros realizam Educação Ambiental para alunos em escolas ribeirinhas e indígenas
23/10/2017 - 07h40
Em oito dias, Mato Grosso do Sul registra queda de 55 mil raios
23/10/2017 - 07h02
Medidas anunciadas por Temer farão ressurgir o rio Taquari, diz Ruiter
23/10/2017 - 06h52
Ruiter participa de Encontro Carta Caiman com presidente Michel Temer
23/10/2017 - 06h45
Com um preparo super fácil, tomates recheados com queijo salvarão seu almoço
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.