zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artigos - 08/04/2009 - 09h57

Pedras, cravo e lanças




Por Adilson Luiz Gonçalves (*)

 

A Paixão de Cristo sempre causa um sentimento de justa indignação aos que a relembram.

Como puderam condenar à morte alguém que pregava a paz e a igualdade entre os seres humanos?

Pensando bem, fazia sentido naquele contexto:

Os romanos podiam confrontar qualquer exército de seu tempo, mas não tinham como lidar com idéias tão “subversivas” como as pregadas por Jesus. Acostumados a liderar com o respaldo de miríades de regras seculares, os doutores da lei também temiam que o livre-arbítrio pregado por aquela doutrina ameaçasse seu poder.

Assim, Cristo era, de fato, muito perigoso, pois, se a força da violência física e psicológica submetia corpos, suas idéias libertavam espíritos.

Sua mensagem foi e é tão transformadora, que milhares de cristãos foram perseguidos e massacrados, até que o cristianismo se tornasse a religião oficial do Império Romano e se espalhasse pelo mundo ocidental.

A partir daí, e por vários séculos, os perseguidos passaram a ser outros... Os cristãos que fizeram isso foram diferentes dos que gritaram: “Crucifiquem-no!”?

Mas Jesus conhecia seu destino: quem o trairia; quem o negaria... Afinal, ele era a consumação de profecias do Antigo Testamento. As portas do céu estavam fechadas e só ele poderia reabri-las!

Mesmo assim, é impossível não ficar chocado com a forma como ele foi tratado: coroaram-no com espinhos; humilharam-no de todas as formas; fixaram-no com cravos na cruz; feriram seu lado com uma lança; e quando pediu água, deram-lhe vinagre... E ele aceitou tudo isso, sem nada objetar! Ele que, tempos antes, impedira que, por tradição, apedrejassem uma mulher, apenas apelando pela consciência dos que a queriam agredir: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra”. Todos tinham pecados! Em diferentes escalas, mas tinham.

Apesar de todo aquele sofrimento, Cristo, em seus derradeiros suspiros, ainda perdoou seus algozes e toda humanidade, para depois entregar-se aos braços de Deus.

Perdão e vida! Que grande lição ele nos ensinou! Lição que é repetida nas celebrações dos cristãos. Mas será que a humanidade realmente a aprendeu?

Cristo pregou a igualdade entre os seres humanos... Então porque tantos insistem em realçar ou estabelecer diferenças? Quantos já não foram humilhados e levados à morte por pensamentos, atos e palavras de gananciosos que se dizem cristãos? Quantos já se mataram em guerras foram feitas em nome do mesmo Deus?

Mas não é preciso ir tão longe, para encontrar outras contradições:

Fora e até dentro de seus templos existem “cristãos” que discriminam mesmo aqueles que chamam de “irmãos”, por sua origem, condição social, raça ou simplesmente por não pertencerem à mesma religião.

O discurso é belíssimo, recheado de citações bíblicas! Mas a prática... Quase sempre, o que se vê são aparências e o desejo de ascendência sobre o semelhante. Ser “mais igual”...

Será que as “pedras” que lançamos ou colocamos no caminho do próximo não são as mesmas não atiradas pelos que ouviram aquele apelo de Cristo ao bom senso? Será que não o estamos traindo e negando ao impor aquilo que ele facultou à consciência de cada um? Será que isso não é como se a marreta que pregou os cravos na cruz, ou a lança que feriu o lado de Jesus estivessem em nossas mãos?

A lembrança da Paixão motiva à reflexão. A celebração da Páscoa é a própria celebração da vida! Reflexão e celebração da vida: todo dia é dia!

Então, paremos de atirar pedras, de crucificar, de ferir, de humilhar, de pré-julgar!

Crer na vida! Crer no amor! Crer na paz! Viver sem medo! Viver em plenitude! Ressuscitar em vida e transformar o mundo!

Feliz Páscoa!

 

 

(*) Adilson Luiz Gonçalves

Mestre em Educação

Escritor, Engenheiro, Professor Universitário (UNISANTOS e UNISANTA) e Compositor

Home page: www.algbr.hpg.com.br

Músicas: br.youtube.com/adilson59

E-mails: adilson@unisantos.br e prof_adilson_luiz@yahoo.com.br

(13) 97723538

Doe sangue!

 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. redacao@pantanalnews.com.br

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
Arnaldo ou Israel, em 18/02/2010 - 10h35

Futuros Irmãos Espirituais em Cristo, sejam bem-vindos! (TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: Ele há de salvar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que acreditaram na verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna. Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim: (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS. Outro exemplo: (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM. (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

Arnaldo Ribeiro ou Israel, em 24/01/2010 - 17h53

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO: Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder do saber que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade. . (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO: E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem: E O FILHO DO HOMEM É O ESPIRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ. (MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta.

 
Últimas notícias do canal
24/07/2017 - 09h01
Atentado à Vida de Plácido de Castro
22/05/2017 - 09h01
Heraldo Pereira e Bosco Martins: um breve reencontro entre amigos
04/05/2017 - 14h30
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte VI
02/05/2017 - 11h08
O poeta de Sobral
24/04/2017 - 09h53
Dr. Francisco Cavalcante Mangabeira – Parte V
 
Últimas notícias do site
24/07/2017 - 18
Em Campo Grande, ministro autoriza migração de 36 emissoras AM para FM
24/07/2017 - 14h58
Enquete mostra Moka na frente para disputar reeleição ao Senado em 2018
24/07/2017 - 11h38
PMA autua fazendeiro por exploração ilegal de madeira e por incêndio em pastagem
24/07/2017 - 10h37
IFMS abre inscrições para dez vagas de professor substituto
24/07/2017 - 09h15
Polícia Militar atende ocorrências de perturbação do sossego e briga generalizada
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.