zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Artes e lazer - 08/04/2009 - 13h40

“Uma Semana pra Dança” terá atividades de 13 a 19 de abril




Divulgação

Por Moema Vilela, do Notícias MS

 

         Para comemorar o Dia Internacional da Dança, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) convida para a III Semana pra Dança, de 13 a 19 de abril, com programação que reúne espetáculos nacionais premiados, capacitação para criadores, mostras de vídeos e outras atividades. Na ocasião, será lançado ainda o livro “Vozes da Dança”, com perfis de bailarinos, coreógrafos e produtores culturais da dança sul-mato-grossense.  Toda a programação é gratuita.

          Nos dias 13, 14 e 15, haverá a mostra de vídeos “Dentro, perto e em algum lugar com a dança”, com documentários, videodanças e programação infantil. A proposta é unir produções locais com o que de melhor se tem produzido nacional e mundialmente. Entre as produções nacionais, estão videodanças premiadas no projeto Rumos, do Itaú Cultural, e o mais recente trabalho para televisão sobre a dança brasileira “Figuras da Dança”, parceria entre a Fundação Padre Anchieta e São Paulo Cia de Dança. Haverá ainda documentários do acervo do Goethe Institut, parceiro também da mostra, junto com o Curso de Pós Graduação em Dança de UCDB, Itaú Cultural, São Paulo Cia de Dança.

          Pela manhã haverá a mostra infanto-juvenil, das 9 às 11 horas no Sesc Horto, na rua Anhanduí, 200, Centro, com exibições de obras como “Pé de moleque”, do Rumos Itaú Cultural (2005) e “O que é Dança?”, da Ginga Cia. de Dança. À tarde, as apresentações serão livres, incluindo os vídeos da mostra infanto-juvenil e outras para público em geral, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Memorial da Cultura, das 15 às 17 horas. À noite, das 19 às 21 horas na Unidade Centro da Universidade Católica Dom Bosco, serão exibidos filmes mais específicos para o público apreciador da arte da dança, com obras históricas e experimentais.

         Nos dias 16, 17 e 18, o curso “Investigações Coreográficas” vai fomentar a capacidade investigativa na criação coreográfica de criadores e intérpretes. Promovido pela Funarte e ministrado por Esther Weitzmann e Roberto Pereira, o workshop de criação, composição e pesquisa coreográfica é voltado para profissionais e estudantes de dança. Realizado no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, das 15 às 19 horas na quinta e na sexta e no sábado das 9 às 13 horas e 15 às 19 horas.

          Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia (PUC/RJ, 2006), formada em dança pela Escola Angel Vianna e em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atualmente, integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso de Teatro da UniverCidade (RJ) além de ser professora de dança contemporânea na PUC/RJ. Roberto Pereira é crítico de dança do Jornal do Brasil e coordenador do Curso de Licenciatura em Dança da UniverCidade (RJ); doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e mestre em Filosofia (Universidade de Viena – Áustria), é autor de diversos livros sobre dança, entre eles A formação do balé brasileiro (FGV, 2003).

         No dia 16, às 20 horas, o projeto Cena Som vai apresentar “Tudo o que imagino sobre a morte”, o mais novo trabalho de Esther Weitzman e convidados. O ensaio aberto apresenta três bailarinos-criadores experientes contracenando juntos, em um trabalho onde a questão da morte física e emocional acompanha toda a dramaturgia a partir de uma pesquisa minuciosa dos próprios corpos do grupo em cena. São profissionais com mais de quarenta anos de idade que, nesse momento, questionam sua relação com a dança, partindo de suas especificidades em relação ao uso do corpo no espaço e da consciência das transformações impostas pela passagem do tempo no corpo, e das mudanças daí advindas na movimentação. O espetáculo será no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453. Recomendado para maiores de 14 anos.

          No dia 17, às 19 horas, no Memorial da Cultura e da Cidadania, será lançado o livro “Vozes da Dança”, que traz perfis de bailarinos, coreógrafos e produtores culturais que fizeram a história da dança cênica no Estado. Com objetivo de registrar e divulgar a memória da dança sul-mato-grossense, todos os textos da publicação foram produzidos a partir do depoimento destes 18 artistas, buscando reconstruir suas histórias de vida por meio de suas impressões pessoais, avaliações e lembranças, com pesquisa de diversos autores e coordenação da Assessoria de Comunicação da FCMS.

          No dia 19, às 19 horas, é a vez de “Isabel Torres”, espetáculo do consagrado coreógrafo francês Jérôme Bel, colocando no centro do palco a bailarina do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Isabel Torres, promove, por meio de sua autobiografia – com histórias de vida e fragmentos de coreografias já encenadas por ela – uma reflexão maior sobre a dança e o dançarino.  O monólogo é uma recriação do espetáculo produzido, originalmente, para Ópera de Paris em 2004, tendo como bailarina escolhida Veronique Doisneau, e já foi apresentado, em sua versão francesa, nos melhores festivais europeus. “Isabel Torres” é a primeira criação deste coreógrafo para uma companhia da América Latina. Com patrocínio do Sesc de MS, o espetáculo será no Teatro Prosa/SESC Horto.

         “A Fundação de Cultura de MS celebra a semana da dança trabalhando-a em vários aspectos, da formação, informação e do registro, valorizando desta forma o trabalho e a atividade dos grupos que atuam em Mato Grosso do Sul”, comentou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

         Toda a programação é gratuita. Informações, ingressos e reservas por e-mail (releoni@gmail.com) ou telefone: 3316-9169.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
21/01/2014 - 15h45
Projeto oferece atividades em praças e parques de Campo Grande
25/10/2013 - 07h37
Academias ao ar livre têm orientação de professores em MS; veja horários
18/10/2013 - 10h23
Dupla formada em Campo Grande consegue vaga no The Voice
27/09/2013 - 15h29
CCI realizará uma semana de comemoração ao Dia do Idoso
23/11/2012 - 09h09
FCMS leva o artesanato sul-mato-grossense para a 23º Feira Nacional do Artesanato
 
Últimas notícias do site
20/10/2017 - 15h38
Asfalto entre Piraputanga e Camisão vai impulsioncar ecoturismo na região
20/10/2017 - 15h06
Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul
20/10/2017 - 14h13
PMA autua proprietária rural por exploração ilegal de madeira
20/10/2017 - 12h30
PMA autua jovem por manter ave silvestre em cativeiro
20/10/2017 - 11h33
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.