zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Correio de Corumbá - 08/04/2009 - 07h05

Histórias que o Rádio Conta




Por Farid Yunes


Transmissão esportiva

            Lá pelos idos de 1970, a Rádio Clube de Corumbá imperava na radiofonia corumbaense e tinha uma grande equipe esportiva. Aliás, sempre teve. E um dos narradores era o Arruda Filho, que tinha entre os repórteres a sua disposição, o João de Oliveira Neves, o famoso Joãozinho Gente Boa(JGB).

 

            Numa narrativa vibrante, em um lance de perigo de gol, Arruda teria chamado JGB e perguntado o que teria visto naquele lance emocionante. Como Joãozinho estava distraído e não viu o lance, teria respondido: “Arruda, eu vi o mesmo que você viu”...

 

Transmissão esportiva II

            Em um outro jogo de futebol, o narrador Antônio Ávila, que até hoje domina o microfone com habilidade, na transmissão de um jogo emocionante do Campeonato Amador(que saudade), em uma dessas costumeiras confusões em campo, o Ávila teria pedido a intervenção do J.G.B. para explicar o lance, pois ele estava mais próximo e indagou: “Joãozinho, como foi o lance?”. E o saudoso “pequeno-gigante” respondeu: “Espera um pouco que agora estou comendo chipa”...

 

Depois o carnaval

            Antigamente era uma estratégia tremenda, uma expectativa grande por ocasião de transmissão do carnaval de rua pelas emissoras de Corumbá: Rádio Clube e Rádio Difusora. Existiam somente as duas naquela época.

 

            O comunicador Antônio Ávila se postava na Avenida, próximo da Rua 7 de Setembro e, o repórter Ramão Dolores, o popular “Poróca”, já falecido, se encontrava em frente do renomado La Barranca, hoje Boate 1054.

 

            As escolas de samba desciam pela Frei Mariano e entravam na Avenida General Rondon. Ávila de longe avistou uma briga ou confusão, só que Poróca estava de costas para o sururu. Ávila quis saber: “Poróca, o que houve aí?” e este distraído, sem perceber o rolo formado, respondeu: “Aqui todos ouvem a Rádio Difusora Mato-grossense”...

 

Dentro dos estúdios

            Esta aconteceu em Campo Grande, lá pelos idos de 1966, durante um programa esportivo na Rádio Difusora PRI-7, que tinha como um dos patrocinadores a revendedora de veículos Willys como jeep, rural, pick-up e outros.

 

            Sempre eram dois apresentadores que falavam sobre os acontecimentos esportivos no horário, quando o famoso locutor esportivo Pereira Guedes em início de carreira, começou a ler o texto publicitário dizendo: “Lá você encontra aero-willys, rural e “piqueup”, quando o seu colega lhe corrigiu no ar: “Não é “piqueup” que fala é “picap”, mas o Guedes acreditando que estava certo contestou: “É “piqueup” sim, a “picap” é aquela maiorzinha”... Realmente, a emenda saiu pior que o soneto.

 

            Depois disso Gilberto Pereira Guedes se evoluiu, se aperfeiçoou e transmitiu grandes clássicos no Maracanã, Morumbi, diversas copas do mundo de futebol, inclusive se tornando empresário, proprietário de emissora de rádio no interior do nosso Estado.

 

Brahma x Antarctica

            As rádios Difusora e Clube de Corumbá tinham duas excelentes equipes esportivas e dividiam o mercado publicitário local.

            A Rádio Clube fazia publicidade da cerveja Antarctica e a Rádio Difusora da Brahma. Um certo dia o repórter esportivo Keitel Moreira, da pioneira Difusora fora contratado pela Clube. Foi uma festa, motivo para comemoração. Tudo era alegria e improviso. Acostumado com a publicidade da Brahma que, aliás, naquela época era a preferida na região de Corumbá e Ladário, já que quando alguém entrava em um bar, não pedia uma cerveja, mas sim, uma Brahma, na sua estréia na Rádio Clube e na primeira intervenção, chamado pelo locutor, o repórter Keitel descreveu a jogada e encerrou: “Informou Antarctica, a melhor Brahma do Brasil”...


Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
edson moraes, em 26/06/2011 - 09h11

Caro Armandinho, deliciosas lembranças que vc nos proporciona. tenho algumas também e vou enviar a vc. Aliás, podemos fazer uma parceria, se vcme autorizar a incluir suas estórias e histórias no meu blog, aliás à sua disposição: edsonmoraes.jor.br/blog No mais, um forte abraço e vamos manter contato frequente. Se quiser, posso enviar a vc alguns artigos para publicar no site...já enviei alguns, acho que vc não recebeu. Fique com Deus e obrigado. C. Grande-MS, 26.06.11 Do amigo Edson Moraes

Viviane Gomes Suthor, em 09/09/2009 - 23h18

Boa noite, meu nome é Viviane e gostaria de pedi ajuda para encontrar minha prima Silvia Gomes Lima que mora na cidade de Corumba e tem 2 filhos Ariel Gomes Da Silva e Alisson Gomes Da Silva, e sua sogra se chama Dirce infermeira de uma santa casa. Pesso essa ajuda por que minha tia Edna não se encontra muito bem e a Silvia não sabe que seu pai e dois irmãos faleceram, o sonho da minha tia antes de morrer é encontrar com a Silvia por que já se faz 12 anos que elas não se encontram, ela nasceu no dia 19/07/79 em São Paulo, e isso é tudo oque eu sei e gotaria que vocês me ajudassem a encontrar minha prima para realizar o sonho da minha tia. Para entrar em contato comigo é so ligar no n° 011-34857558.

 
Últimas notícias do canal
06/08/2012 - 10h37
Exposição na TV Brasil Pantanal homenageia principais colônias de Campo Grande
22/10/2009 - 14h29
Projeto "Conexão Rua em Dança" visita Nova Andradina
21/09/2009 - 14h00
Marco recebe a visita de estudantes para a 3ª Primavera de Museus
17/06/2009 - 08h15
Nosso destaque especial
17/06/2009 - 08h09
Corumbá de boas lembranças
 
Últimas notícias do site
20/11/2017 - 10h35
Militares de Campo Grande ajudam em buscas a submarino na Argentina
20/11/2017 - 09h13
Sem-terras são autuados em R$ 11 mil por exploração ilegal de madeira
20/11/2017 - 08h50
Terreiros saem pelas ruas com oferendas para lembrar Oxum e pedir respeito
20/11/2017 - 08h43
Governador entrega e lança novas obras em Caarapó e Amambai
20/11/2017 - 08h40
PMA resgata turistas e piloteiros que naufragaram durante temporal
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.